NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA UNIFIPA PROMOVE AÇÃO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA PELO SETEMBRO AMARELO

             Com início na última segunda-feira, 20 de setembro e término amanhã, dia 24, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa está realizando a campanha Ação de Valorização da Vida – Setembro Amarelo. A atividade se resume em decorar árvores nas entradas do centro universitário com bilhetes, notas e recados de apoio e valorização à vida.               Segundo a Profa. Ma. Adriana Tonon, “o objetivo da campanha é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa na comunidade acadêmica, além de incentivar os estudantes e funcionários sobre a importância da valorização da vida”. De acordo com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil indivíduos tiram a própria vida todos os anos. Neste sentido, cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole, bem como doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida.               “Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Existe um tabu muito grande acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram nesse movimento”, completa a professora.               Todos os alunos e colaboradores estão convidados a retirar um papelzinho – que pode ser encontrado nas entradas da Unifipa, ou na secretaria acadêmica –, escrever sua mensagem e amarrar nas árvores decoradas. No mês de prevenção ao suicídio, mensagens como “Você não está sozinho!”, “Sua dor pode ser superada!” e “Juntos somos mais fortes” podem servir como alento e esperança a quem mais precisa. 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 23/09/2021 por Felipe Vital

ENFERMAGEM UNIFIPA PARTICIPA DE ETAPA PREPARATÓRIA PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

            Com o objetivo de discutir propostas de melhorias no Plano Municipal de Saúde, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa participaram, no último dia 31 de agosto, da etapa preparatória para a Conferência Municipal de Saúde. Alunos do último ano da graduação percorreram bairros de Catanduva a fim de ouvir a população e acolher propostas de melhoria para a Saúde do município.                A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos, com espaços de escuta para a população levantar propostas de melhoria que devem ser contempladas no Plano Municipal de Saúde, espaço de participação social no SUS. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 03/09/2021 por Felipe Vital

ENFERMAGEM PROMOVE 3º CICLO DE DEBATES SOBRE O SETEMBRO AMARELO

           O curso de Enfermagem da UNIFIPA promove, ao longo deste mês, o 3º Ciclo de Debates Interdisciplinares sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, alusivo também ao Dia Internacional de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro.                O evento envolve docentes, alunos e egressos do curso e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Mahatma Gandhi e será transmitido via Google Meet. A programação é esta:    Dia 08/09/21 – 19h - “Apoio emocional e prevenção ao suicídio” - Palestrante: Ana Letícia Figueiredo Spada Riva, formada em Psicologia pelo IMES Catanduva, idealizadora dos projetos “Mães do Puro Amor” e “Por Elas” e vice-presidente do CVV (Centro de Valorização à Vida) de Catanduva).    Dia 16/09/2020 – 19h - “Pósvenção e apoio ao familiar” - Palestrante: Dra. Débora Araújo Motta Ramos, formada em Psiquiatria pela Famerp, titulada em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mestranda em Gerontologia pela Universidad Europea del Atlántico, na Espanha.     Dia 21/09/2021 – 19h - “Saúde Mental do profissional de saúde em tempos de pandemia” - Palestrante: psicóloga Luciana Cristina Calza de Carvalho, mestre em Educação e Saúde pela Unaerp, especialista em Gestão Estratégias de Pessoas e Gestão Empresarial pela FGV, com aprimoramento em Psicologia da Saúde, qualificação no instrumento de diagnóstico empresarial MBTI pela Fellipelli e capacitação internacional em coaching pelo instituto Holos, psicóloga na Fundação Padre Albino e no Seduc. Após a palestra haverá Roda de Conversa com alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 03/09/2021 por Felipe Vital

UNIDADES DA FPA REALIZAM SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

           Através de parceria entre o curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, coordenação da Maternidade e Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino (HPA), será realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento começa nesta quinta-feira (12 de agosto), às 19h30, com o V Simpósio de Amamentação, contando com a participação das palestrantes graduandas de Enfermagem e integrantes da Liga Materno Infantil Maria Laura Macedo Leal e Ingrid Alves Jardim, que falarão sobre o tema “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos”.                Na sequência, dos dias 16 a 20, serão dadas orientações sobre o aleitamento materno para colaboradores da área Materno Infantil por alunas da Liga de Enfermagem, em parceria com a coordenação da Maternidade do Hospital Padre Albino, Flávia Herédia e coordenadora do Banco de Leite, Camila Redígulo.               Para finalizar, no dia 19, haverá mesa redonda com o tema “Amamentação, Covid-19 e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”, com as palestrantes, alunas e integrantes da Liga Materno Infantil Eduarda da Silva, Caroline Souza Ranzani, Mayara Cristina Artiolli Lopes, Sanieli Santos e Daniele Costa, moderado pela Profª Luciana Braz de Oliveira Paes.                De forma on-line, o simpósio pode ser conferido através do link https://youtube.com/channel/UCnUKrBJ3-B8mrS_RLB4uBUw. 
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/08/2021 por Felipe Vital

COMUNICADO REMATRÍCULAS - 09/08/2021

COMUNICADO REMATRÍCULAS   Vimos, por meio deste, comunicar aos alunos que não realizaram a rematrícula e/ou realizaram, porém se encontram com o pagamento pendente e que eventualmente estão assistindo as aulas em desacordo com as normas institucionais, através de links compartilhados, que não terão garantidos os benefícios educacionais até a regularização da pendência, não ficando assegurada a presença e proibidos de realizar avaliações educacionais.   Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com Márcia, através do número (17) 99789-9449 (WhatsApp).   Cientes de vossa compreensão.   CRA – Central de Relacionamento ao Aluno   Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/08/2021 por Felipe Vital

COM CAPACIDADE REDUZIDA, AULAS PRÁTICAS DA UNIFIPA VOLTAM A SER PRESENCIAIS

Atividades acadêmicas dos cursos, contudo, continuam no âmbito virtual.                A partir desta segunda-feira, 02 de agosto, as aulas práticas do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) voltaram a ser presenciais. Com capacidade reduzida a 60%, obrigatoriedade de máscara e disponibilização de álcool em gel, os protocolos de segurança estão sendo fielmente cumpridos.               De acordo com o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, docente de Patologia Clínica do curso de Medicina, “a retomada das aulas está sendo bem tranquila; os alunos já estão bem conscientes e mais resilientes em relação às normas. Estamos mantendo a distância de um metro a cada aluno, com professores e todos os alunos utilizando máscara, e claro, o álcool em gel”.            Seguindo as recomendações sanitárias e de combate à Covid-19, as atividades acadêmicas continuam remotas, utilizando o software Google Meet. 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/08/2021 por Felipe Vital

COM AULAS REMOTAS E PRÁTICAS PRESENCIAIS, AULAS DA UNIFIPA RETORNAM DIA 02/08

Utilização do Google Meet, agora necessária, garantirá melhor conexão e segurança das informações.                A partir do dia 2 de agosto, segunda-feira, serão retomadas as práticas presenciais dos cursos de graduação do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa). Contudo, seguindo as recomendações de prevenção e combate à COVID-19, as atividades acadêmicas continuarão remotas.             O comunicado oficial foi emitido nesta sexta-feira, dia 30 de julho, contando com especificações de quais atividades poderão ser realizadas de forma presencial. Segundo a nota, “Caso ocorra algo que impeça o comparecimento presencial do aluno nas atividades obrigatórias, o Coordenador do Curso deverá ser imediatamente comunicado para que sejam realizadas as respectivas reposições”.             É válido destacar, ainda, que visando trazer melhorias de recursos tecnológicos e auxílio aos docentes e discentes, as atividades remotas a partir de 2 de agosto de 2021 serão realizadas pelo software Google Meet. A intenção é proporcionar os benefícios que a conexão oferece, bem como a garantia de segurança das informações, alinhado às boas práticas acadêmicas.            Por fim, é necessário reforçar que o Comitê de Acompanhamento da COVID -19 atualizará, de forma dinâmica, as orientações para toda comunidade acadêmica do Centro Universitário Padre Albino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 02/08/2021 por Felipe Vital

COMUNICADO UNIFIPA DE RETORNO ÀS AULAS

O Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) comunica que a partir de 02 de agosto de 2021, permanecendo com o objetivo de conter a transmissão e disseminação da COVID-19, retornará às aulas conforme calendário acadêmico. Link do comunicado completo: http://unifipa.com.br/documentos/COMUNICADO_RETOMADA_02_08.pdf Link do vídeo de Retomada às Aulas: https://www.youtube.com/watch?v=gedtr1zfGHo Link do tutorial do Google Meet para alunos: http://unifipa.com.br/documentos/Tutorial_Alunos_Google_Meet_Aluno.pdf Guia da retomada segura às aulas: http://unifipa.com.br/documentos/Unifipa_2729.2_V_GuiaVirtual.pdf
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 30/07/2021 por Felipe Vital

NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

      A Fundação Padre Albino, diante do pronunciamento do vereador Maurício Gouvea na sessão desta terça-feira (29/6) da Câmara Municipal de Catanduva, repudia as insinuações feitas por ele e esclarece à população o que segue:  1 - Inicialmente se faz necessário pontuar a total e inquestionável falta de conhecimento do vereador, pois se o contrário fosse saberia muito bem que o sistema CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde é controlado pela Secretaria de Estado da Saúde, sendo os hospitais da Fundação referência para a rede de saúde; portanto, não existe qualquer ingerência da Fundação Padre Albino nessa Central, fato este que deveria ser de conhecimento daquele que se diz representante do povo.  2 – Os valores recebidos do Estado, bem como de qualquer outro ente federativo, são devidamente informados no Portal da Transparência da Fundação Padre Albino e certamente também o são no dos respectivos órgãos. Portanto, qualquer cidadão, com acesso à rede mundial de computadores, pode obter as informações questionadas pelo vereador. Além disso, anualmente, a Fundação publica em jornal diário local seu Balanço Patrimonial, devidamente validado por empresa de auditoria independente.  3 – Quanto à afirmação de que na Fundação Padre Albino existe uma suposta gangue, tem a esclarecer que, além de leviana e inverídica, tal fala tem cunho unicamente midiático. Gangue, de acordo com o dicionário, significa “associação de malfeitores”, o que efetivamente não acontece. Na Fundação há realmente uma associação de pessoas, que de forma alguma tem como finalidade a prática de qualquer ato ilícito, mas ao menos que se entenda que seja um ato criminoso a associação de pessoas imbuídas de boa vontade e com espírito colaborativo, que une suas forças para oferecer saúde, educação e assistência social de qualidade para Catanduva e região.  4- Ademais, com relação à prestação de contas à Câmara Municipal, a fala do edil igualmente demonstra desconhecimento do ordenamento jurídico vigente, pois as prestações de contas são realizadas diretamente aos órgãos que repassaram as verbas para a Fundação, sejam elas da União, Estado de São Paulo e/ou Município de Catanduva, sendo ainda submetidas ao crivo do Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado de São Paulo. Desta forma não se mostra necessária qualquer prestação de contas à Câmara Municipal no que tange a valores, muito embora, anualmente, encaminha ao ilustre presidente daquela casa de leis o Relatório Anual de Atividades, o Balanço Social e o Balanço Patrimonial onde, neste último, dentre outras informações, traz a indicação das verbas recebidas e dos gastos efetuados. Nesse aspecto, vale ressaltar que até a presente data não existe nenhuma conta reprovada por parte dos órgãos fiscalizadores, o que comprova a seriedade, lisura e responsabilidade da Fundação Padre Albino no trato com o dinheiro público.  5 – Cabe esclarecer à população, ainda, que por critérios técnicos a Fundação Padre Albino ao elaborar seu Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19 estabeleceu que todo atendimento seria direcionado à Unidade para Respiratórios Agudos (URA) do Hospital Emílio Carlos, ficando restrito ao Hospital Padre Albino atendimento Covid para gestantes, puérperas e pediatria, pois o volume desses pacientes é bem menor e a estrutura (Maternidade e Pediatria) está lá instalada. Somente estão sendo realizadas cirurgias de urgência e emergência e prioridades, de acordo com critérios e conduta médica, sendo as cirurgias eletivas (não urgentes) suspensas em decorrência da crise de abastecimento de medicamentos e orientação do Comitê Regional do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto/Secretaria de Estado da Saúde.  6 – Cumpre informar, ainda, que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 é órgão consultivo do Poder Público Municipal e composto por representantes dos hospitais da cidade, do Município de Catanduva, bem como profissionais que atuam diretamente no combate à Covid-19. Compete ao Senhor Prefeito acatar ou não as recomendações/orientações oriundas do mesmo. Os representantes indicados pela Fundação neste Comitê são os médicos Luís Fernando Colla da Silva e Jussemar Roces Rios.  7- Finalmente, a Fundação Padre Albino justifica este esclarecimento no sentido de afastar qualquer tentativa de macular sua imagem de instituição séria, que em seus 95 anos de existência jamais foi envolvida ou teve seu nome relacionado à prática de atos ilícitos.                                                                           FUNDAÇÃO PADRE ALBINO  
Fundação Padre Albino
Publicado em 30/06/2021 por Mauro Assi

COMUNICADO SOBRE AULAS DURANTE A FASE VERMELHA

COMUNICADO O Centro Universitário Padre Albino, em razão do Decreto nº 8.055, de 26 de junho de 2021, do Governo Municipal de Catanduva, que insere a cidade na fase vermelha do Plano São Paulo, a partir de 30 de junho de 2021, com objetivo imediato de conter a transmissão e disseminação da COVID-19, informa:   – As atividades acadêmicas, atualmente desenvolvidas de forma remota, assim prosseguirão; – Todas as atividades acadêmicas práticas presenciais desenvolvidas nos Campi Sede e São Francisco serão retomadas no dia 30 de junho de 2021, para todos os cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica), sendo:    Administração: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas teóricas remotas    Biomedicina: 1º, 2º e 3º anos – Aulas remotas 4º ano – Estágios em unidades diagnósticas serão presenciais   Direito: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos – Aulas teóricas remotas   Educação Física: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas teóricas remotas e aulas práticas presenciais   Engenharia Agronômica: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas teóricas remotas   Enfermagem: 1º ano – Aulas remotas 2º, 3º e 4º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Farmácia: 1º ano – Aulas remotas 2º e 3º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Medicina: 1º e 2º anos – Aulas teóricas remotas e aulas práticas presenciais 3º e 4º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais 5º e 6º anos – Internato – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Pedagogia: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas teóricas remotas    Esclarecimentos Caso ocorra algo que impeça o comparecimento presencial do aluno nas atividades obrigatórias de estágio este deverá informar imediatamente ao coordenador do curso, que providenciará as reposições.   Atendimentos Central de Relacionamento ao Aluno (CRA): e-mail: marcia.mota@unifipa.com.br ou através do celular/WhatsApp (17) 99789-9449   Departamento Financeiro (DF): e-mail: beth.vaqueiro@unifipa.com.br   Secretaria Acadêmica: (17) 3311-3222   O Comitê de Acompanhamento da COVID-19 atualizará, de forma dinâmica, as orientações para toda comunidade acadêmica do Centro Universitário Padre Albino.   CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/06/2021 por Felipe Vital

ALUNOS DA ENFERMAGEM UNIFIPA AUXILIAM NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM CATANDUVA

Acompanhados de docentes, os graduandos de Enfermagem aplicam doses nos postos de vacinação do recinto de exposições e aeroporto.                Alunos do 2º e 4º anos do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva (Centro Universitário Padre Albino) estão empenhados na missão de imunizar, o mais rapidamente possível, a população catanduvense contra a COVID-19.                Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e em colaboração com as equipes da área do município, os graduandos aplicam as doses nos postos de vacinação do recinto de exposições e aeroporto, onde vacinam, em média, 350 pessoas por dia. As atividades, que ocorrem sob supervisão dos docentes, foram iniciadas no último dia 17 e irão até o próximo dia 28.                Segundo a Profª Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso, “a experiência, além de beneficiar a população, oferece ao aluno a importância do compromisso social que temos enquanto profissional de saúde em momento histórico da pandemia. O estudante tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências, além do compromisso social”. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 22/06/2021 por Felipe Vital

LIGA DE ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZA SIMPÓSIO DE SAÚDE COLETIVA

Evento tratou do tema “O SUS em tempos de pandemia” e contou com a participação do Prof. Dr. Emerson Elias Merhy, da UFRJ.                 A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva (Centro Universitário Padre Albino) realizou, no último dia 10 de junho, às 19h, o 1º Simpósio de Saúde Coletiva com o tema “O SUS em tempos de pandemia” e palestra do Prof. Dr. Emerson Elias Merhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento aconteceu de forma remota, através da plataforma Zoom e transmitido pelo YouTube.                ”A importância do simpósio foi contextualizar a importância do SUS, principalmente na pandemia, que evidenciou a necessidade de um sistema único de saúde para todos os brasileiros, visto que maioria dos casos de Covid está sendo atendido e diagnosticado pelo SUS”, disse a Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin.                Ainda segundo a professora, a atividade é fundamental para os estudantes da Unifipa. “É muito importante para os alunos entrarem em contato com essa temática. Primeiro para entender melhor qual é o funcionamento do Sistema Único de Saúde e para entender que, direta ou indiretamente, todos nós somos usuários do SUS. É importante que os estudantes aprendam sobre a valorização desse sistema e que o defendam, para que não haja perda ou redução de recurso”, finalizou. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 21/06/2021 por Felipe Vital

ALUNOS DE ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZAM AÇÃO SOBRE SEXUALIDADE, ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO COM ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO

Atividade busca a promoção da saúde da população trans, tendo em vista que a expectativa de vida desse público, no Brasil, é de aproximadamente 35 anos                Membros da Liga Materno-Infantil do curso de Enfermagem da UNIFIPA (Centro Universitário Padre Albino) desenvolveram ação de atualização para enfermeiros do município de Catanduva sobre sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero. A capacitação aconteceu de forma remota, através do Zoom, no dia 9 de junho, às 15h00.               Essa abordagem, por sua vez, mostra-se extremamente importante para que profissionais de saúde promovam cuidado mais respeitoso e acolhedor na promoção, prevenção e recuperação da saúde de pessoas trans, já constantemente sofredoras de violência em diversos contextos sociais, familiares e religiosos.               “São necessárias ações de promoção de saúde devido à vulnerabilidade das pessoas trans, visto que, no Brasil, a expectativa de vida é de 35 anos e a taxa de suicídio é considerada alta. Pessoas lésbicas e bissexuais sofrem nove vezes mais abuso sexual quando comparado a pessoas heterossexuais. Assim, vemos o quanto é necessária a capacitação do profissional para ações específicas de promoção, prevenção e recuperação da saúde”, reforça a Profª. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, que supervisionou o projeto junto a seus alunos.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 17/06/2021 por Felipe Vital

ALUNAS DE ENFERMAGEM UNIFIPA DESENVOLVEM PROJETO DE PESQUISA SOBRE ENSINO EAD EM TEMPOS DE PANDEMIA

Atividade coleta informações a respeito da adaptação dos professores ao ambiente da educação remota                Alunas do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva (Centro Universitário Padre Albino) estão desenvolvendo projeto para identificar a visão da comunidade docente a respeito das práticas do ensino à distância. Trata-se da pesquisa “O ensino à distância em tempos de pandemia: desafio e prática”.               Para a pesquisa será aplicado questionário, via formulário do Google, com questões elaboradas pelas autoras usando a escala de Likert em três dimensões no contexto da pandemia, bem como perguntas abertas, que serão analisadas por conteúdo temático. O questionário será aplicado aos docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Biomedicina, Direito, Pedagogia, Agronomia e Administração. Com a aplicação do questionário será avaliada a adaptação dos professores ao ensino remoto.                Elaborada pelas graduandas Letícia Fernandes Cavalcanti, Maria Eduarda Garcia Avanso Silva e Laura Esteves Netto, sob supervisão da pesquisadora responsável Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, a pesquisa será enviada individualmente aos docentes.                “Vendo toda a mobilização que tivemos por conta das questões da pandemia e do distanciamento social, algumas alunas do curso de Enfermagem pensaram em como estava sendo esse cenário para os professores, visto que para elas, enquanto alunas, já era desafiador. Assim, elaboramos o projeto e, inicialmente, iríamos fazer apenas com os professores de Enfermagem, mas discutimos e achamos interessante conversar com todos os docentes da instituição porque o cenário da pandemia serviu para que tivéssemos uma resposta muito rápida para a situação de não mais poder estar no ensino presencial, trazendo uma ressignificação das práticas pedagógicas”, ressaltou a Profa. Dra. Aline.                Vale ressaltar, por fim, que o referido trabalho será realizado em consonância com as resoluções nº 466/2012 e nº 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde, que tratam dos aspectos éticos em pesquisas. 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 14/06/2021 por Felipe Vital

COMUNICADO SOBRE AULAS DURANTE PERÍODO DE LOCKDOWN

COMUNICADO O Centro Universitário Padre Albino, em razão do Decreto nº 8.040, de 11 de junho de 2021, do Governo Municipal de Catanduva, que insere a cidade em lockdown no período de 15 a 29 de junho de 2021, com objetivo imediato de conter a transmissão e disseminação da COVID-19, informa:   – As atividades acadêmicas, atualmente desenvolvidas de forma remota, assim prosseguirão; – Todas as atividades acadêmicas presenciais desenvolvidas nos Campis Sede e São Francisco estão suspensas, temporariamente, até 29 de junho de 2021, para todos os cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica), sendo:    Administração: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas remotas    Biomedicina: 1º, 2º e 3º anos – Aulas remotas 4º ano – Estágios em unidades diagnósticas serão presenciais   Direito: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos – Aulas remotas   Educação Física: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas remotas   Engenharia Agronômica: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas remotas   Enfermagem: 1º ano – Aulas remotas 2º, 3º e 4º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Farmácia: 1º ano – Aulas remotas 2º e 3º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Medicina: 1º e 2º anos – Aulas remotas 3º e 4º anos – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais 5º e 6º anos – Internato – Estágios em unidades de saúde do município e hospitais de ensino serão presenciais   Pedagogia: 1º, 2º, 3º e 4º anos – Aulas remotas    Esclarecimentos Caso ocorra algo que impeça o comparecimento presencial do aluno nas atividades obrigatórias de estágio este deverá informar imediatamente ao coordenador do curso, que providenciará as reposições.   Atendimentos Central de Relacionamento ao Aluno (CRA): e-mail: marcia.mota@unifipa.com.br ou através do celular/WhatsApp (17) 99789-9449   Departamento Financeiro (DF): e-mail: beth.vaqueiro@unifipa.com.br   Secretaria Acadêmica: (17) 3311-3222   O Comitê de Acompanhamento da COVID-19 atualizará, de forma dinâmica, as orientações para toda comunidade acadêmica do Centro Universitário Padre Albino.   CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/06/2021 por Felipe Vital

ALUNOS DE ENFERMAGEM ORIENTAM SOBRE QUEDAS

             Em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, 24 de junho, acadêmicos da Liga de Segurança do Paciente do curso de graduação em Enfermagem da UNIFIPA participaram de extensão, sob orientação da Profa. Dra. Maristela Ap. Magri.             Os alunos confeccionaram posts e criaram vídeo para divulgação nas redes sociais do curso sobre prevenção de quedas nas residências. “As quedas podem ocorrer nos ambientes de cuidado da saúde e no domicilio dos indivíduos”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes.             O trabalho dos alunos pode ser visto no Facebook e Instagram do curso @enfunifipa.      
Enfermagem
Publicado em 27/05/2021 por Mauro Assi

ABERTO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDOS PARCIAIS EM NOVA YORK

A International Business America (IBS) em parceria com a NY University oferece a UNIFIPA abertura de processo seletivo para o Programa de Bolsas de Estudos Parciais em Nova York para janeiro e julho de 2022 e 2023, destinado aos alunos da graduação. As bolsas são para a State University of New York nas áreas de Strategic Thinking, Marketing & Value Management, Corporate Financial Management e Competitive Project Management.   Inscrições até 30 de maio no link: https://international.ibs-americas.com/ub-new-york-b1-11-05    Informações: 0800 772 5393 17 99789-9449   #Unifipa #UnifipaCatanduva #BolsasdeEstudo #NewYork
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/05/2021 por Marcella Milani

ATENÇÃO PAIS, ALUNOS E COLABORADORES!

 A Unifipa, através dos Campi Sede e São Francisco, estão participando da campanha #catanduvasemdengue e convoca a todos para ajudarem a Prefeitura de Catanduva nesta batalha.    Lembre-se: Dengue também mata e os Agentes Visitadores continuam fazendo as inspeções e utilizando veneno em locais onde existem casos positivos da doença.    Ajude também, seguindo as orientações dos slides, curta, compartilhe e envie a seus conhecidos.    Juntos podemos manter o mosquito longe de nossas casas!  Colabore!       
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/05/2021 por Marcella Milani

UNIFIPA E COLÉGIO CATANDUVA LANÇAM APP DE COMUNICAÇÃO COM O ALUNO ‘MEU EDUCONNECT’

Plataforma vai facilitar o acompanhamento da vida acadêmica do aluno de forma mais ágil. A UNIFIPA e o Colégio Catanduva lançaram o novo aplicativo Meu EduConnect, que facilitará o acompanhamento do aluno e pela família da vida acadêmica e das questões relacionadas ao contrato de prestação de serviços. De acordo com o profissional de Tecnologia da Informação da Fundação Padre Albino, Alessandro Pirota, “a principal função do aplicativo é conectar a comunidade acadêmica como um todo, desde direção escolar, professores, alunos, pais e responsáveis, para agilizar serviços e processos de consulta de notas, boletos e chamadas, tudo de forma segura, simples, online e mobile”.  Para ter o app, o responsável ou aluno deve baixar e instalar o aplicativo ‘TOTVS EduConnect’ nas lojas virtuais para aparelhos de celular com sistema Android ou IOS. Após a instalação deve fazer a configuração do por meio do QRCode indicado nos cartazes impressos fixados na unidades ou pela imagem anexa (UNIFIPA e Colégio). Para entrar basta inserir o mesmo login e senha de acesso utilizados no Portal do Aluno e consultar todas as funcionalidades da plataforma. Em caso de dúvida, o responsável pode consultar o tutorial disponível no menu ‘Manuais de Acesso do Aluno’ do site.   O 'EduConnect' também facilitará o trabalho dos professores. Segundo explicou Pirota, “os docentes ganharão em agilidade para fazer lançamentos referentes ao desempenho dos estudantes, pois poderão acessar o sistema de qualquer lugar pelo smartphone”.  Quer conhecer mais? Acesse o vídeo tutorial:https://www.youtube.com/watch?v=ipOwQsmzjcI
Colégio CatanduvaCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/05/2021 por Alan Gazola

FAMECA/UNIFIPA DIVULGA XXX CONGRESSO MÉDICO ACADÊMICO E EDIÇÃO DO PRÊMIO ‘JESUS CARLOS MACHADO’

Dr. Jesus Carlos Machado (1929–1996), médico nascido em Catanduva,fundador da Sociedade Brasileira de Patologia que, além de outras titularidades.   Em formato online, o evento tem inscrições até 31 de maio, aberto para estudantes da área da saúde da UNIFIPA e outras IES. O Centro Acadêmico ‘Emílio Ribas’, do curso de Medicina da Unifipa Catanduva, divulga edital de abertura para as inscrições do XXX COMA – Congresso Médico Acadêmico. Na oportunidade será realizada a 24ª edição do ‘Prêmio Jesus Carlos Machado’, concedido ao melhor trabalho científico apresentado. Realizado pelo Departamento Científico e Diretoria de Pesquisa do CAER, este ano o formato do evento será online, com publicação dos resumos dos trabalhos aprovados em edição especial da revista do curso “Ciência, Pesquisa e Consciência”. Segundo a organização, 12 trabalhos serão selecionados para apresentações orais online. Os demais inscritos e aprovados serão apresentados em formato de pôster digital. Aos trabalhos selecionados para apresentação oral será requisitada versão de resumo expandido para publicação na revista da Medicina UNIFIPA, explica o edital. As inscrições e submissões dos resumos vão até 31 de maio, sendo válida a data de postagem, abertas para estudantes da área de saúde da UNIFIPA e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A divulgação da lista de trabalhos aceitos para apresentação será em 11 de junho. XXIV Prêmio Jesus Carlos MachadoDentro do evento acontece a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados, o Prêmio Jesus Carlos Machado (1929–1996), médico nascido em Catanduva, fundador da Sociedade Brasileira de Patologia que, além de outras titularidades, foi professor de Anatomia Patológica e Patologia Geral da Faculdade de Medicina de Catanduva e vice-presidente do International College of Science and Technology, com sede em Paris.“O primeiro colocado da apresentação de trabalhos ganhará um otoscópio Omni Spirit e o segundo colocado um oxímetro profissional. Haverá, ainda, o sorteio de um estetoscópio Spirit entre os 12 trabalhos finalistas de apresentação oral”, avisa o CAER. Maiores detalhes sobre formato de resumos e apresentações, bem como formulário de inscrições disponíveis no link: https://forms.gle/kWqz9wz336rJeUrN6
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 20/05/2021 por Alan Gazola

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO ALERTA A POPULAÇÃO: TRANSMISSÃO DA COVID ELEVOU-SE NOVAMENTE

Medidas de prevenção são extremamente necessárias  A Fundação Padre Albino (FPA), cumprindo sua missão de prestar assistência com excelência, elaborou, no início da pandemia de COVID-19, seu Plano de Enfrentamento que, através de várias ações e negociações, garantiu até o momento leitos para tratamento dos pacientes acometidos por essa doença. Com a evolução do contágio, quando o número de pacientes infectados que necessitavam de internação crescia em proporção maior que a capacidade do sistema de saúde tinha de absorvê-los, a FPA acionou a Fase 5 do Plano de Enfrentamento, disponibilizando mais 15 leitos de UTI exclusivos para COVID-19, que se juntaram aos 20 outros já existentes.    Esse escalonamento foi possível após autorização do Departamento Regional de Saúde (DRS-XV) para desmobilização de 87 leitos de Enfermaria Geral do Hospital Emílio Carlos e aos mais de R$ 2,5 milhões alcançados através da campanha "Empresas que Salvam", iniciativa da FPA, AEC (Associação de Assistência ao Hospital Emílio Carlos) e Família Sanches Fernandes.             Importante salientar que a criação de leitos não depende somente de equipamentos ou investimentos financeiros, mas de reorganização da rede de saúde e realocação de profissionais que hoje estão em escassez, pois há dificuldade de contratação (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas com propriedade técnica para atendimento à COVID). A desmobilização autorizada pelo DRS garantiu  a transferência dos colaboradores que atuavam naqueles leitos para assistência na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém insuficientes. Na ocasião, os pacientes anteriormente atendidos no Hospital Emílio Carlos foram transferidos para hospitais de retaguarda da microrregião de Catanduva ou da Regional de Saúde de São José do Rio Preto. Todas as ações garantiram a continuidade da assistência aos pacientes e proporcionaram a expansão de leitos críticos de alta complexidade, vocação da Fundação Padre Albino. Como suporte à assistência, equipe de apoio, organizada em Gabinete de Crise, criado com orientação/consultoria do Projeto PROADI/SUS “Lean nas Emergências”, através do Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês, faz a gestão dos insumos, garantindo que os recursos necessários para a equipe de assistência não faltem. Ações para aquisição de medicamentos e insumos junto a fornecedores e a participação em grupos de importação junto à Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), além da elaboração e adequação de protocolos clínicos à situação de abastecimento são algumas das ações realizadas e acompanhadas. O monitoramento das equipes, equipamentos e oxigênio também são realizados, sendo a escassez de mão-de-obra o grande desafio a ser superado, em conjunto com o desabastecimento do “kit de intubação” e ao elevado custo operacional pelo reajuste de preços de insumos. Associado às medidas citadas, um programa de ajuda, com orientação, discussão de casos clínicos com equipes das unidades de saúde da região que atendem COVID-19, a ser realizado por profissionais da FPA, foi proposto, visando garantir que aqueles que necessitem de cuidados os recebam desde o primeiro momento. A Fundação Padre Albino não mediu esforços para garantir a assistência para a população dos municípios da microrregião de Catanduva. Acreditamos na nossa missão de atender e temos certeza de que nossa equipe vem fazendo o seu melhor. Sabemos que chegamos no limite. Gostaríamos de poder expandir mais leitos, o quanto forem necessários, mas diante da situação de exaustão das equipes de atendimento e das dificuldades apresentadas consideramos inviável nova expansão.             A FPA, com estrutura robusta e diferenciada para atendimento à COVID, articula diariamente com órgãos governamentais para habilitação dos leitos COVID e recebimento de parte do realizado em 2020/2021, que ainda não recebeu, e em decorrência deste e de todos os motivos acima citados teme  a possibilidade de ter que fechar leitos existentes de COVID. Estudo realizado pela Planisa, líder em soluções de gestão de saúde, realizado em sete hospitais brasileiros de referência para atendimento à COVID-19, apontou o custo unitário de R$ 2.234 para um dia de internação para paciente de cuidados intensivos, sendo que o Ministério da Saúde paga diária de R$ 1.600,00. Os dados completos do estudo estão em  https://planisa.com.br/site/covid-19-custo-mediano-de-diaria-em-uti-e-de-r-2-234/ Baseados em estatísticas e nos dados de infectividade das últimas semanas percebemos que a transmissão se elevou novamente. Essa mudança de tendência nos coloca em alerta e por isso convocamos todos a revisitar as medidas de controle sanitário recomendadas: usar máscara, lavar as mãos frequentemente com sabão ou utilizar álcool gel e respeitar o distanciamento social. Importante relembrar que indivíduos vacinados podem disseminar a doença para aqueles não vacinados e, portanto, devem, como todos, seguir os protocolos sanitários.             Orientamos a população com sintomas de gripe, febre, dores no corpo, dentre outros que possam indicar infecção por COVID, para que não faça visitas ou seja acompanhante de pacientes nos hospitais, pois isso pode, em caso positivo, contaminar o ente querido que está internado, bem como a equipe, agravando ainda mais a assistência quando os colaboradores de saúde precisam ser afastados. Precisamos cuidar de quem cuida!             Aguardando que a vacinação da população continue e atinja níveis de bloqueio de transmissão, precisamos relembrar a todo o momento sobre as medidas de segurança sanitária para não perder as conquistas na liberdade realizadas até o momento. A Fundação Padre Albino continuará a cumprir sua missão no enfrentamento à COVID-19, mas a união de todos em torno de objetivo único é imprescindível. Juntos venceremos!
Fundação Padre Albino
Publicado em 20/05/2021 por Mauro Assi

UNIFIPA INTEGRA PESQUISA SOBRE REGENERAÇÃO ÓSSEA

Na fase de implantação dos protocolos experimentais, a parceria é com a equipe de Crioegenia R-Crio, Campinas/SP.   No último dia 4 de maio, a equipe de Crioegenia R-Crio de Campinas/SP esteve na UNIFIPA para acompanhar as primeiras cirurgias de colocação de próteses para avaliar estratégias que utilizam biomateriais tecnológicos no auxílio da osteointegração. Realizada na Unidade Didática e de Pesquisa Experimental da UNIFIPA, a cirurgia foi feita em animal de experimentação com a participação do idealizador da pesquisa, Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, presidente da empresa R-Crio, e dos pesquisadores Dra. Ana Carolina Muniz, Dr. Daniel Navarro e Dr. João Guilherme. Pela UNIFIPA estão envolvidos Dr. Rodrigo Berguio Vidotti, médico veterinário da instituição, e Melina Yomasa Pilon, técnica de laboratório, sob a coordenação das profas. Dras. Giovana Gonçalves Vidotti e Ana Paula Girol. Na fase de implantação dos protocolos experimentais, a parceria permitirá otimizar os processos de estudos. “O mais comum hoje é a utilização de próteses sintéticas ou enxertos ósseos para correção de alguma doença ou lesão, porém, as próteses têm tempo determinado e nem sempre há possibilidade do enxerto. A UNIFIPA, em parceria com a R-Crio, está investigando nova possibilidade com material biotecnológico para promover rápida recuperação”, explica a Profa. Dra. Ana Paula. (Fotos Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 17/05/2021 por Alan Gazola

NO DIA DO ENFERMEIRO(A) E DA ENFERMAGEM

+ João Bosco Óliver de Faria Arcebispo Emérito de Diamantina               O rosto do(a) enfermeiro(a) esconde um universo de sentimentos, como em poucas profissões pode acontecer. Hoje, 12 de maio, seu Dia, é uma bela oportunidade para se passear, discretamente, por este jardim maravilhoso plantado por Deus no coração humano, o coração do(a) enfermeiro(a).             Nenhum ser humano tem um coração de pedra. Em cada coração, há escaninhos diversos, onde está guardada, a sete chaves, a história da própria vida, tecida tanto por fatos memoráveis quanto por outros que, se encobertos pela poeira do tempo, não fariam falta; fatos do presente que se alinhavam à perspectiva dos que estão por vir; histórias de alegria permeadas por histórias de dor. O(A) enfermeiro(a) não é uma exceção. Ao chegar em seu trabalho, ele(a) traz no coração a enciclopédia de sua vida, que será uma das grandes e principais referências em seu trabalho de desvelo e de amor pelo próximo.             Como em poucas profissões, lida-se com a delicadeza de vidas humanas, algumas nos seus limites vitais. Nesse contexto, o(a) enfermeiro(a) tem que se orientar pelas normas gerais de cuidados específicos e por aqueloutras da entidade a que serve, entre as quais, horários, regulamentos... Além disso, sabe que não pode errar, sabe que não pode falhar! As placas de sinalização dos canteiros desse jardim indicam opções bem diferenciadas e, às vezes, contrastantes. Vou começar pelos cactos, que, embora produzam flores, carregam, em geral, para si a proteção dos espinhos. Com exceção da maternidade, onde a nota dominante é certa ansiedade na expectativa, superada pela alegria da chegada do(a) filho(a) tão sonhado(a), o clima numa casa de saúde traz sempre a marca da tensão direcionada ao bem-estar dos pacientes, com sua tipologia bem diversificada. Há os pacientes “impacientes”, que imaginam que o mundo gira ao seu redor. Eles têm, sempre, algo a reclamar. Há os aflitos, que se “afligem” pela mínima demora, quando chamam o posto de enfermagem. Há os que têm alergia ao ambiente hospitalar e clamam, sem cessar, pela alta médica para voltarem às suas casas, embora ainda sem condições para tal. Não faltam também aqueles que são avessos aos medicamentos e que os escondem na boca sem os engolir, para cuspi-los, disfarçadamente, depois. Não posso esquecer os que se irritam pelas limitações da idade ou da doença, ou os desconfiados, que querem conferir, pessoalmente, todo medicamento que recebem. Acompanhando um amigo em um grande hospital, recordo-me do momento em que uma enfermeira, de compleição forte, deu-lhe uma cápsula para tomar, com um pouco de água. Ele, antes de tomá-la, com voz autoritária, perguntou à enfermeira: - “o que é isto?” E ela, no mesmo tom: - “remédio”! E ele tomou sem mais questionamentos. Surgem, ainda, os acompanhantes que tentam burlar as normas de permanência no quarto. Quando o quadro vai se tornando mais grave, eles vêm com perguntas pouco discretas, inquerindo “se em uma cidade maior, ou em um outro hospital, haveria mais e melhores recursos para tratar aquele doente”, ou ainda, “se poderiam trazer um médico amigo para fazer uma visita”... Recordo, também, os acompanhantes que se imaginam entendidos no tema e que insistem em falar de parentes ou de amigos que tiveram a mesma doença e como foram tratados. Se esses fatos são a moldura, a tela é a convivência diária do(a) enfermeiro(a) com a angústia, com o sofrimento e com a dor de seus pacientes.  Dói seu coração, quando a pessoa busca o hospital em situação limite, quando as possibilidades de recuperação são mínimas e testemunham o apagar de uma existência, codividindo o sofrimento de todas as famílias. É esse o momento de maior desgaste para os que trabalham na área da saúde e, sobretudo, para o(a) enfermeiro(a), que viveu uma maior proximidade com aquele que perdeu a luta para a morte.               Outro tipo de cactos, neste jardim, é a forma anônima com que o pessoal da enfermagem é, por vezes, tratado por aqueles que recebem seus cuidados. Dói também – mas felizmente há exceções – no coração do(a) enfermeiro(a) a ingratidão muda daqueles que receberam tantas atenções e benefícios.  Silencio outras desatenções mais pesadas que não convêm ser lembradas. Não se pode esquecer os mais de 700 enfermeiro(a)s no Brasil (114 no mês de março/21 – dados do COFEN) que perderam suas vidas, arriscando-se, consciente e corajosamente, para tratar as vítimas da Covid 19! São heróis (heroínas) sem monumento a lhes marcar a honrosa presença na história!             Todo(a) enfermeiro(a) leva aos seus pacientes o alívio da angústia, da dor, da solidão, da incompreensão, mas, sobretudo, leva a esperança da saúde e da alegria de viver. Sua entrada no quarto de um enfermo já significa, para aquele que ali padece, que há alguém que se importa com sua dor, com seu sofrimento, e que lhe traz a esperança da saúde e da vida. Assim, felizmente, o jardim de um(a) enfermeiro(a) não tem apenas cactos, mas também outros canteiros, mais bonitos e bem maiores, repletos de cravos, de hortênsias, de açucenas, de jasmins, de lírios, de orquídeas e de rosas sem espinhos.             Como é belo saber da festa que o corpo clínico de um hospital faz para aquele(a)s que venceram a Covid 19 e que saem alegres e felizes, com os olhos em lágrimas, agradecendo aos que lhes devolveram a saúde e a vida. Essa mesma alegria é experimentada pelo corpo clínico a cada vez que um enfermo se recupera e volta feliz para junto dos seus. Embora nem sempre haja oportunidade para externá-la, é a alegria pela vitória, pelo sucesso dos cuidados dispensados em prol da vida. É importante lembrar que o(a) enfermeiro(a) não trata um indivíduo, mas uma pessoa, que é pai ou mãe, esposo ou esposa, filho ou filha, irmão ou irmã, e que tem, portanto, um universo de relacionamentos humanos e de presença na sociedade da qual faz parte. Sua ausência, quando acontece, traz um vazio insubstituível na sua comunidade de pertença. Logo, o cuidado dispendido a essa pessoa é um cuidado coletivo, que se replica e que se expande para todos aqueles de seu convívio. Assim, para esse confronto diário e permanente, o(a) enfermeiro(a) precisa se fortalecer no cultivo de algumas virtudes bem específicas para sua missão. São muitas. Lembro algumas, em especial: 1.      A Fé! Seja qual for sua religião, o(a) enfermeiro(a) que reza antes de seu trabalho e por seus doentes tem um poder de cura muito maior que aquele(a) que não reza. Mesmo o paciente não sabendo da oração do(a) enfermeiro(a), o resultado da oração surge sempre. Deus é o grande médico, mas Ele precisa do(a) enfermeiro(a)! É, sem dúvida, uma preciosa profissão o ser ajudante de Deus na cura das doenças das pessoas! 2.      A alegria. Que ela seja visível em seu rosto e na bondade de suas palavras! A alegria conduz ao otimismo, que é uma alavanca poderosa no combate a toda e a qualquer doença. A psicossomática vem crescendo na medicina clínica. Quando o paciente adquire confiança no tratamento que recebe, acelera-se o quadro de sua recuperação. Quando, porém, ele se entrega à doença, desanima de lutar pela saúde e pela vida, torna-se muito difícil devolver-lhe a saúde. 3.      A gentileza. É um encanto observar nos hospitais, quando o(a) enfermeiro(a), apesar do desafio do confronto permanente com o sofrimento e com a dor, a despeito do cansaço natural de seu trabalho, adorna sua presença com uma tonalidade de doçura, de carinho e de atenção para com seus pacientes. Como tal atitude é salutar, no sentido pleno desta palavra: traz saúde aos que a presenciam. 4.      A perseverança. A persistência tenaz em cuidar de pessoas cuja situação clínica promete poucas esperanças, pelo comum do acontecer. Conheço casos em que as perspectivas se viraram em cento e oitenta graus, contra toda esperança na praxe clínica, graças àqueles que lutaram contra toda desesperança. Outras virtudes ornam a pessoa do(a) enfermeiro(a), como o silêncio, a capacidade de escuta, a sensibilidade, a disponibilidade, a paciência e a resiliência. Qualidade também muito importante para a pessoa do(a) enfermeiro(a) é a difícil arte de saber desligar os seus registros mentais, ao sair de casa e caminhar para o hospital e, igualmente, ao deixar o hospital, para voltar ao aconchego de seu lar. São dois mundos carregados de sentimentos, de preocupações, de alegrias e de desafios: um estritamente de ordem pessoal – o seu lar, a sua família, o seu sangue –; o outro, voltado para o serviço aos irmãos, onde toda saúde recuperada, toda vida regatada torna-se uma vitória que aquece o coração e que enche sua mente de alegria na plena realização profissional. Como seria o mundo se não existissem o(a)s enfermeiro(a)s? A você enfermeiro, enfermeira, a minha homenagem e a minha grata admiração! Deus o(a) abençoe e o(a) fortaleça em sua tão nobre e bela missão: suavizar a dor de alguém, devolver aos irmãos a saúde e a alegria de viver! Parabéns pelo seu Dia!  
Fundação Padre Albino
Publicado em 12/05/2021 por Mauro Assi

UNIFIPA CATANDUVA OFERECE PROGRAMA DE BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS EM NOVA YORK/EUA

State University of New York at New Paltz/Albany   São elegíveis ao programa de bolsas os alunos regularmente matriculados na instituição. A UNIFIPA Catanduva, por meio do Núcleo de Internacionalização, em parceria com a IBS Americas – Escola Internacional de Negócios, divulga inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos em Nova Iorque, ofertado pela State University of New York para alunos regularmente matriculados na Instituição. “Bem oportuno no momento atual, o objetivo desses programas é oferecer ao aluno a oportunidade de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração e Marketing, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês, em ambiente internacional”, explica Profa. Giovana Gonçalves Vidotti, do Núcleo de Internacionalização.  Programado para início em janeiro/julho de 2022 e 2023 (períodos de férias), o programa ainda oferece dupla certificação, dois contatos com executivos locais e visita opcional à ONU em New York.   As inscrições vão até 30 de maio e os interessados poderão obter informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas através do e-mail do Núcleo de Internacionalização international@unifipa.com.br ou preencher as informações no link https://international.ibs-americas.com/ub-new-york-b1-11-05.   Os alunos selecionados terão acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Nova Iorque. Há 30 bolsas disponíveis para a UNIFIPA.  (Foto Reprodução)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/05/2021 por Alan Gazola

GRADUANDOS DE BIOMEDICINA E ENFERMAGEM CAPACITAM-SE EM LASERTERAPIA PARA TRATAMENTO DE FERIDAS

  Os alunos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina da UNIFIPA Catanduva estão participando de curso de Laserterapia para o tratamento de feridas, por meio das Ligas de Curativo (Enfermagem) e de Estética Clínica (Biomedicina). Ministrado pelo Prof. Me. Daniel Gonçalves, coordenador do curso de Biomedicina, o curso aborda aspectos biofísicos da laserterapia no tratamento de feridas e conta com a participação do Prof. Me. João Cesar Jacon, do curso de Enfermagem, “O curso tem como objetivo instrumentalizar os graduandos de Enfermagem e Biomedicina para aplicação prática do laser nos tratamentos ambulatoriais e em pacientes hospitalizados, com feridas de diferentes etiologias, abrangendo a evolução do processo cicatrical”, explica Prof. Daniel. Os encontros acontecem semanalmente, todas às quartas-feiras, de forma online, via ZOOM. (Foto Reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicinaEnfermagem
Publicado em 11/05/2021 por Alan Gazola

EVENTO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA IMUNOLOGIA TEVE PARTICIPAÇÃO DA UNIFIPA CATANDUVA

  A mesa redonda ‘Pandemia de COVID-19 e vacinas: oportunidades e desafios’ foi o tema de evento internacional online no dia 29 de abril, Dia Internacional da Imunologia, realizado pela Universidade de Aveiro, Portugal, com a participação da UNIFIPA e Fiocruz, do Brasil.   Representando a UNIFIPA, o médico infectologista Dr. Ricardo Santaella Rosa falou sobre ‘O plano de distribuição das vacinas no Brasil’, respondendo a perguntas feitas pelos ouvintes, em sua maioria composta por alunos e docentes de cursos da área da saúde, que receberam certificados de participação.   Além de outros profissionais ligados à área da Medicina de Portugal e da FIOCRUZ Brasil, a Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, foi uma das organizadoras do evento sob responsabilidade da Profa. Dra. Maria de Lourdes Gomes Pereira (Universidade de Aveiro/Portugal). “Ter a UNIFIPA como parceira em eventos internacionais de relevância como esse prova a nossa qualidade em oferecer aos alunos um ensino completo e inovador”, disse a Profa. Ana Paula.   (Fotos Reprodução)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/05/2021 por Alan Gazola

SEBRAE E UNIFIPA INICIAM HOJE JORNADA EMPREENDEDORA COM MAIS DE 1.200 INSCRITOS

O “Descomplica’ visa a capacitação, direcionamento e facilidade de créditos para alunos, egressos e pós-graduados que queiram empreender.   A UNIFIPA Catanduva, em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, inicia hoje (10) e até 14 de maio, o curso online gratuito ‘DESCOMPLIQUE - primeiros passos para o empreendedorismo’, uma trilha de capacitação em planejamento, gestão empresarial, marketing e finanças. As aulas serão compostas por cinco encontros, com duração de duas horas, ministrados por facilitador do SEBRAE/Rio Preto.  Encerradas as inscrições em 30 de abril, a Jornada terá mais de 1.200 participantes entre alunos, egressos e pós-graduados da UNIFIPA. “Este curso é direcionado especialmente para quem quer empreender ou melhorar seu negócio, mas não sabe como e nem por onde começar. Para isso, o SEBRAE e a UNIFIPA ajudarão a descomplicar essa jornada empreendedora”, explica a vice-reitora e diretora de Educação Cristiane Procópio de Oliveira.   Haverá turmas e horários especiais para curso de Medicina. Informações pelo 0800 772 5393.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/05/2021 por Alan Gazola

SEMANA DA ENFERMAGEM 2021 UNIFIPA FOCA NA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL

Com postagens nas redes sociais, alunos do curso de Enfermagem mostram que a profissão vai muito além dos cuidados com o paciente.  Neste mês de maio, de 10 a 14, acontece a Semana da Enfermagem em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem (12). O curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva está preparando diversas atividades online e muitas discussões sobre a importância da categoria para a sociedade.  Como parte das atividades, foram elaborados diversos posts que serão inseridos nas redes sociais da instituição e perfil oficial do curso, mostrando ao público as várias áreas da saúde que o profissional da Enfermagem pode atuar. “O objetivo dessa campanha é valorizar a profissão, com seus diversos campos de atuação dentro da medicina, que vai muito além da simples profissão de cuidar somente do paciente dentro do quarto, consequentemente atraindo o jovem para o curso de Enfermagem”, explica a Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso.   Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe!
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/05/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA OFERECE SERVIÇOS DE APOIO PSICOLÓGICO DE FORMA REMOTA A ESTUDANTES

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP continua com os atendimentos de apoio e suporte psicológico aos alunos da UNIFIPA, com foco no enfrentamento das dificuldades acadêmicas.  Desde o início da suspensão das atividades presenciais todos os serviços foram adaptados para continuar de forma online, com chamadas de vídeo. Para ser atendido desta forma, o estudante precisa solicitar agendamento através do e-mail nap.psicopedagogico@unifipa.com.br. “O atendimento psicológico é breve e focal, voltado a acolher e orientar questões emocionais no momento em que há necessidade de auxílio, através de espaço de expressão e de escuta. Esse atendimento é individual e de procura espontânea pelo aluno e tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma dificuldade circunstancial se transforme em algo crônico, através da escuta, de esclarecimentos e de orientações”, explica a psicóloga e Profa. Ma. Adriana Tonon, responsável pelo NAP.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 07/05/2021 por Alan Gazola

ALUNOS DE ENFERMAGEM REALIZAM ATIVIDADE PELO DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

No dia 5 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Higienização das Mãos, no contexto da campanha global ‘SAVE LIVES: Clean Your Hands’ (SALVE VIDAS: Higienize suas mãos). Como atividade de extensão, os acadêmicos da Liga de Segurança do Paciente do primeiro ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA, sob orientação da Profa. Dra. Maristela Magri, foram divididos em grupos onde cada qual desenvolveu um post alertando sobre a importância da higiene das mãos. Estes posts serão publicados nas redes sociais do curso @enfunifipa e dos seus envolvidos. “Este ano a data se concentra em alcançar uma ação eficaz de higiene das mãos nos locais de cuidado com o paciente. Esta ação, que leva apenas alguns segundos, salva vidas”, alertou Maristela. (Fotos Reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 03/05/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA INTEGRA PESQUISA SOBRE DOENÇA NEUROLÓGICA EM BEBÊS PREMATUROS

  Grupo de pesquisadores de diferentes instituições, entre elas a UNIFIPA Catanduva, investigará alternativas terapêuticas baseadas no uso de células-tronco e ozonioterapia para tratar os danos decorrentes da leucomalácia periventricular, que atinge os bebês prematuros. A princípio, os ensaios serão tratados em modelos pré-clínicos, com animais de experimentação. Entre os participantes dessa equipe estão o Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, presidente da empresa R-Crio, de Campinas, idealizador da pesquisa; Dr. Robson Campos Gutierrez, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP; Ana Paula Anzolin (SOBOM/Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica), Bruna Ferrary; Dra. Nise Yamaguchi, do Hospital Israelita Albert Einstein. Pela UNIFIPA estão envolvidos os docentes Dr. Alexandre Haddad de Souza, Dr. Rodrigo Berguio Vidotti e doutoranda Helena Ribeiro Souza, sob a coordenação das Profas. Dras. Giovana Gonçalves Vidotti e Ana Paula Girol. “A leucomalácia periventricular é uma lesão cerebral que ocorre no bebê prematuro, ocasionando sequelas ao seu neurodesenvolvimento, como a paralisia cerebral e deficiência mental; portanto, pesquisas que busquem reverter esse quadro são necessárias”, explica Profa. Giovana Vidotti. Sobre os resultados esperados, a Profa. Dra. Ana Paula Girol está otimista. “A pesquisa ainda está na fase de discussões e organização dos grupos para posterior redação dos projetos e início dos protocolos de experimentação. Após essa parte de estudo com animais, se tivermos êxito, partiremos para os estudos clínicos. O caminho é longo, mas promissor”, diz ela. (Fotos Reprodução)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/04/2021 por Alan Gazola

GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA UNIFIPA ATUAM NA IMUNIZAÇÃO DOS COLABORADORES DA FPA CONTRA A H1N1

Ação aconteceu sob supervisão dos docentes do curso, em colaboração com o setor de Medicina do Trabalho da FPA.     Durante o mês de abril, os graduandos do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva atuaram na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, imunizando os colaboradores dos hospitais da Fundação Padre Albino (FPA). Sob supervisão dos docentes do curso, em colaboração com o setor de Medicina do Trabalho da FPA, a campanha de imunização aconteceu das 7h às 16h nos dias 13 e 14 de abril no Hospital Padre Albino e nos dias 15 e 16 no Hospital Emilio Carlos. “Nós, do curso de Enfermagem da UNIFIPA, colaboramos com esta campanha para garantir a prevenção da doença H1N1, além da satisfação por fazer parte deste momento. Os graduandos trabalham técnicas relacionadas aos cuidados com transporte e acomodação das vacinas, bem como aspiração e aplicação das doses, o que contará como vantagem em seus currículos”, salientou a coordenadora do curso, Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/04/2021 por Alan Gazola

ALUNOS DE ENFERMAGEM UNIFIPA FAZEM AÇÃO DIGITAL SOBRE O ‘ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE’

Objetivo de conscientizar os demais alunos e a população sobre a importância da valorização dos profissionais da saúde em época da pandemia. A campanha “Abril pela Segurança do Paciente” já acontece há sete anos no Brasil. Iniciativa do Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre o tema, a campanha visa a redução do risco de danos no cuidado de saúde, como infecções associadas à assistência à saúde, TEV (tromboembolismo venoso), queda, lesão por pressão, erro de medicação, complicações cirúrgicas e muitos outros riscos ao paciente. Pensando nisso, os acadêmicos da Liga de Segurança do Paciente do curso de Enfermagem da UNIFIPA estão desenvolvendo ação de conscientização, por meio de postagens nas redes sociais, com frases alusivas ao tema deste ano: “Valorização, Investimento e Segurança dos profissionais de saúde: um compromisso da Rede, um compromisso de todos”. A ação é atividade de extensão de Liga, sob a orientação da Profa. Dra. Maristela Magri. “Os alunos estão divulgando os posts que eles fizeram nas redes sociais particulares e no perfil do curso @enfunifipa com objetivo de conscientizar os demais alunos e a população sobre a importância da valorização dos profissionais da saúde em época da pandemia”, explica a Profa. Maristela. A campanha também faz parte das atividades da Semana da Enfermagem, de 10 a 14 de maio deste ano, que abordará a valorização do profissional como protagonista do cuidado ao paciente. (Fotos Reprodução dos Posts)  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/04/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA CATANDUVA E FIOCRUZ INTEGRAM EVENTO INTERNACIONAL DE IMUNOLOGIA

  Mesa redonda virtual é parceria entre Portugal e Brasil. ‘Pandemia de COVID-19 e vacinas: oportunidades e desafios’. Esse será o tema da Mesa redonda virtual, evento internacional online que acontece neste dia 29 de abril, dia Internacional da Imunologia, das 11h às 12h30. O evento é realização da Universidade de Aveiro, Portugal, com a participação da UNIFIPA e Fiocruz, do Brasil. Representando a UNIFIPA, o médico infectologista Dr. Ricardo Santaella Rosa falará sobre ‘O plano de distribuição das vacinas no Brasil’, que ainda tem a Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, como uma das organizadoras do evento. Na programação também farão parte Dra. Luciana Mirotti (ICTB/Fiocruz), Rio de Janeiro, com o tema ‘Fase pré-clínica no desenvolvimento de vacinas’, Dra. Ana Félix (médica de Saúde Pública e Infectocontagiosas, Direção-Geral da Saúde (Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional e à Gestão de Emergências em Saúde Pública e PPCIRA) falando sobre os ‘Dados epidemiológicos com a aplicação das vacinas’, e da Profa. Fátima Macedo, Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, Portugal, com o tema ‘Princípios básicos de memória imunológica e vacinação’. O moderador da mesa redonda será Carlos Eduardo Rocha (IOC, Fiocruz). Para participar como ouvinte basta se inscrever pelo link http://bit.ly/mesaredonda29abril (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/04/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA CATANDUVA RECEBE NOTA 4 DO MEC E SE DESTACA NA REGIÃO ENTRE AS MELHORES IES PRIVADAS

A UNIFIPA possui nove cursos de graduação que figuram entre os mais procurados pelas empresas na região,quando o assunto é qualificação profissional.     O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA Catanduva obteve nota 4 (índice de 1 a 5) no conceito geral, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada no último dia 23 de abril, através do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior brasileiro. Os dados referem-se ao ano de 2019 e foram avaliadas 2.070 instituições. Na região, a UNIFIPA manteve a nota do ano anterior (2018), ficando atrás apenas da UNESP e FAMERP, ambas de São José do Rio Preto, com conceito máximo. Só no Estado de São Paulo foram avaliadas 509 Instituições de Ensino Superior; destas, 16 instituições ficaram com conceito 5, a grande maioria universidades públicas. Outras 84 faculdades receberam nota 4. O reitor Dr. Nelson Jimenes comemora a posição alcançada. “Mais uma vez a UNIFIPA desponta como uma das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O Índice Geral de Cursos divulgado pelo MEC, considerado o mais importante e completo indicador, confirma o que vimos nos anos anteriores: a UNIFIPA no topo da lista brasileira das IES”, disse ele. Dr. Jimenes ressalta que “o IGC avalia a qualidade institucional e este é o bem maior e mais precioso das faculdades mantidas pela Fundação Padre Albino; por isso os cursos da UNIFIPA são procurados e escolhidos por toda a nossa região”. Por fim, ele agradece. “Podemos dizer, com muito orgulho, que a nota 4 representa o esforço de toda uma comunidade; temos que comemorar bastante apesar de tudo o que nos foi exigido pela pandemia. Trata-se da coroação do trabalho árduo de todos, desde a Mantenedora, passando pela diretoria, coordenação, docentes, discentes, auxiliares de ensino. No Brasil, 21,64% das instituições tiveram conceito 4, 63,77% ficaram com conceito 3, 12,08% obtiveram conceito 2 e 0,29% conceito 1. Para o IGC, as notas são distribuídas em conceitos de 0 a 5, sendo que quão mais próximo de 5 maior a nota da faculdade. Esse é considerado o indicador mais completo para avaliar a qualidade das instituições de ensino. Também conhecido como "Nota MEC", esse índice leva em consideração três fatores distintos; são eles: média dos três últimos Conceitos Preliminares de Curso (nota que avalia a qualidade dos cursos); média das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e distribuição dos alunos entre graduação ou pós-graduação. A UNIFIPA possui nove cursos de graduação que figuram entre os mais procurados pelas empresas na região, quando o assunto é qualificação profissional. Atualmente está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Saúde, Educação e Administração, com aulas presenciais e EaD. Informações podem ser obtidas pelo 0800 772 5393 ou unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/04/2021 por Alan Gazola

‘INNOVATION DAY’ UNIFIPA CATANDUVA REÚNE GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO

Integrante do Planejamento Estratégico da instituição, evento teve como foco a motivação dos coordenadores dos cursos de graduação.  Transformar o estudante de mero expectador do aprendizado para construtor do conhecimento e entender como ele pode aprender melhor e aplicar esses conhecimentos é ótima forma de inovar na educação. Com esse pensamento, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou a primeira edição do Innovation Day, com a participação de grandes empreendedores da Educação no Brasil, para tratar sobre os desafios e as oportunidades de transformar o aprendizado num ambiente em que o aluno seja o protagonista da própria evolução. O evento aconteceu no último dia 19 de abril, online, voltado para os coordenadores dos cursos de graduação, além de colaboradores ligados à área acadêmica.  O Innovation Day teve início às 19h, com apresentação do consultor e escritor Marcos Scaldelai, e participação dos convidados Chaim Zaher, CEO do Grupo SEB/Sistema Educacional Brasileiro e principal acionista da Estácio; Antonio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional e presidente da Must University; Prof. Dr. César Akira Yokomizo, da FIA/Fundação Instituto de Administração, e de Ricardo Welikson, sócio da EXEC, uma das principais empresas de hunters do país. O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, agradeceu a presença de exponenciais nomes e disse “estar aberto para conhecer e aprender com essa oportunidade ímpar em trazer ótimas possibilidades de renovação”.  Iniciando o ciclo de debates, com o tema “Os desafios da Educação”, Chaim Zaher defendeu escolas e instituições que aplicam as Metodologias Ativas, ou seja, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a ser facilitador, um tipo de guia. “O professor precisa querer mudar para receber o aluno contemporâneo; ele quer participar”, disse. Na visão de Carbonari, o profissional da educação precisa se destacar naquilo que faz e ser o mentor, aquele que cuida. “Ele tem que ter ‘ibope’ perante os demais para conseguir chamar a atenção e umas das maneiras é a habilidade em fazer uso das novas tecnologias e a atitude de provocar o aluno a fazer sozinho aquilo que ele julga não conseguir”.  Com o tema ‘Atitudes Empreendedoras’, o Prof. Dr. César Akira explicou que toda mudança, ainda mais nesses tempos, gera sacrifícios. O professor tem que acompanhar as mudanças, gerar propostas para detectar o protagonismo do aluno. Brincando com o trocadilho, ele explica que “o profissional tem que tomar o CHA da mudança, que é Conhecimento, Habilidade e Atitude para poder estimular o aluno a fazer e não replicar coisas; ele tem de ser o protagonista”.  Fechando o ciclo, falando sobre as “Profissões do futuro”, o empreendedor Ricardo Welikson apontou que um bom educador ou gestor precisa estar atento às últimas novidades na área da educação, aos novos estudos científicos sobre o assunto e assim por diante. “É parte do professor fazer que o aluno se destaque na profissão que escolheu. Para isso, deve propor e investir em novas tecnologias para a grade curricular. Não existe uma receita para o profissional do futuro; existe competência”.  Participante do evento, a coordenadora de marketing da Fundação Padre Albino, Maria Cândida Vitral, aponta que a criação de soluções inusitadas e revolucionárias na estratégia de comunicação, o chamado ‘design thinking’, poderá trazer benefícios tanto para a instituição quanto para o aluno dentro da sala de aula; assim, o aluno pode desenvolver habilidades, como proatividade, essencial para todos os campos da vida, principalmente para o mercado de trabalho.  Encerrando a noite histórica para a UNIFIPA, a diretora de Educação e vice-reitora, Cristiane Procópio de Oliveira, dirigindo-se aos coordenadores e docentes, disse que “o momento é de quebrar paradigmas e ir além do seu tempo, pois o ideal não é pensar apenas fora da caixa, mas jogar a caixa fora”.  O Innovation Day faz parte de um ciclo de quatro encontros de imersão total de aprendizagem e aplicação do Plano Estratégico de aprendizagem e inovação. Agora, nos próximos encontros, mediados pelo consultor Marcos Scaldelai, os próprios coordenadores e todos os envolvidos terão a oportunidade de apresentarem propostas para inovar na educação e conquistar resultados melhores para os seus alunos e, consequentemente, para a UNIFIPA.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/04/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA E SEBRAE OFERECEM CURSOS DE EMPREENDEDORISMO EM PARCERIA REVOLUCIONÁRIA

Parceria visa a capacitação, direcionamento e facilidade de créditos para alunos,egressos e pós-graduados que queiram empreender.    A UNIFIPA, em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, está oferecendo o curso online gratuito ‘DESCOMPLIQUE - primeiros passos para o empreendedorismo’, uma trilha de capacitação em gestão empresarial para estudantes em planejamento, gestão empresarial, marketing e finanças.  As aulas serão compostas por cinco encontros, com duração de duas horas, ministrados por facilitador do SEBRAE/Rio Preto.  “Este curso é direcionado especialmente para aquele aluno que quer empreender ou melhorar seu negócio, mas não sabe como e nem por onde começar. Para isso o SEBRAE e a UNIFIPA ajudarão a DESCOMPLICAR a jornada empreendedora”, explica a vice-reitora e diretora de Educação Cristiane Procópio de Oliveira.  As inscrições já estão abertas pelo link http://bit.ly/descompliqueunifipa e vai até 30 de abril. Podem participar alunos de todos os cursos de graduação, ex-alunos e pós-graduados da UNIFIPA. As aulas têm início a partir do dia 10 de maio.   (Foto divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/04/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA ABRE INSCRIÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

  Com aulas presenciais e remotas, o curso de Pós-Graduação em ‘Microbiologia e Imunologia Clínicas’ oferta um módulo extra de "Vacinação". Nesta semana, a UNIFIPA lançou a campanha de Pós-Graduação Lato Sensu 2021, com oferta de sete cursos de especialização e qualificação profissional nas áreas de Saúde, Educação e Administração. As inscrições estão abertas em https://bit.ly/PosUnifipa2021 De acordo com a Profa. Dra. Ana Paula Girol, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, as ofertas impactam na formação do profissional e no mercado de trabalho. “Em um mercado cada vez mais competitivo são as escolhas que irão definir o sucesso da carreira profissional. Um currículo competitivo abre portas para as oportunidades e a UNIFIPA Catanduva oferece ao aluno excelente estrutura para qualificação profissional.”, comenta. Adaptando-se ao novo sistema de ensino, os módulos de aulas serão nas modalidades presenciais, remotas e a distância, conforme especificações de cada curso. Dentre as possibilidades de especialização, na área da saúde, o curso de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia Clínicas oferta módulo extra "Vacinação" (opcional). “Os biomédicos que cursarem esse módulo extra poderão obter junto ao Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) a habilitação em Imunologia com Ênfase em Clínica de Vacinação para atuar como responsável técnico (RT) no serviço de vacinação”, explica Ana Paula. Para facilitar o acesso desses profissionais aos cursos, a UNIFIPA dispõe de possibilidades de parcelamento e descontos para egressos. Informações podem ser obtidas através do 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Confira os cursos ofertados Área da SaúdeCitologia Esfoliativa e Onco-hematologiaGestão em Saúde Coletiva (ênfase em Atenção Básica)Microbiologia e Imunologia Clínica (módulo opcional em Vacinação) Área da EducaçãoMetodologias ativas de aprendizagem na Educação a DistânciaPsicopedagogia Clínica e Institucional Área da Administração (em breve)Gestão Empresarial (ênfase Controladoria e Gestão Financeira)Gestão Empresarial (ênfase em Gestão de Pessoas e Relações Trabalhistas)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/04/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO IMPORTANTE

O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA reafirma as recomendações sobre cuidados preventivos e de distanciamento social, neste momento de retorno às atividades presenciais:
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/04/2021 por Alan Gazola

DIRETORIA EXECUTIVA APRESENTA NOVA GESTORA DO CSC DA FUNDAÇÃO

O presidente da Diretoria Executiva da Fundação, Reginaldo Donizete Lopes, reuniu na manhã deste dia 15 de abril os gestores de áreas do Centro de Serviços Compartilhados/CSC para apresentar a nova responsável por aquela unidade, Maysa Magati Bull. Na ocasião foi apresentado o organograma atualizado do CSC.             Um Centro de Serviços Compartilhados, também referenciado como Shared Service Center, é estrutura da organização que atua como prestadora de serviços administrativos para várias empresas ou unidades de negócio. Conheça o novo organograma através do link http://fundacaopadrealbino.saude.ws/painel/uploads/noticia/noticia/OrganogramaCSCDetalhado-14-04-2021.pdf             Maysa Magati Bull, bacharel em Tecnologia pela FATEC/Taquaritinga em 1997 (Processamento de dados com ênfase em Análise de Sistemas), foi contratada pela Fundação Padre Albino em 2017 para gerenciar a área de Tecnologia da Informação (T.I.). Com 23 anos de experiência na área, gerenciando projetos de alta complexidade, bem como equipes de alta performance, Maysa assumiu posições como consultora, coordenadora e gerente de T.I. no Brasil e no exterior. Foi Head de T.I. em uma das principais empresas do Grupo Telefônica/Vivo no Brasil e desenvolveu competências multidisciplinares na análise, desenvolvimento e implantação de WMS/TMS em diversas empresas. “Minhas principais fortalezas são a experiência internacional, gestão eficiente do budget da área, reduzindo custos, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas por metas e objetivos”, disse ela.             Maysa residiu por seis meses em Montevidéu/Uruguai, onde participou ativamente do levantamento, desenvolvimento e implantação do sistema WMS-WIS na rede de supermercados Disco.             Participaram da reunião também o diretor Administrativo e Financeiro, Heliton Wagner Benetelli, e as diretoras de Educação, Cristiane Valéria de Oliveira, e de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti.
Fundação Padre Albino
Publicado em 15/04/2021 por Mauro Assi

DOCENTE DA UNIFIPA INTEGRA CORPO PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFESP

A Profa. Dra. Ana Paula Girol é, desde 2014, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UNESP de São José do Rio Preto, como orientadora de mestrado e doutorado. No início deste ano, Profa. Ana Paula foi aceita como docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP/SP, onde poderá orientar mestrado e doutorado e supervisionar pós-doutorado. “A ligação com esses programas é importante para o crescimento das pesquisas institucionais da UNIFIPA e possibilita a obtenção de títulos em pós-graduação strictu sensu de docentes, egressos e técnicos da nossa instituição”, comemorou a Profa. Ana Paula, que é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/04/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO IMPORTANTE

O Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA reafirma as recomendações sobre cuidados preventivos e de distanciamento social.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/04/2021 por Alan Gazola

ALUNOS DA ENFERMAGEM UNIFIPA TÊM ARTIGO SOBRE ‘MARÇO LILÁS’ PUBLICADO EM JORNAL DO RJ

  Artigo sobre prevenção do câncer de colo de útero foi desenvolvido pelos alunos da Liga de Oncologia do curso de Enfermagem.   Os alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA tiveram seu artigo ‘Março Lilás: mês de prevenção contra o câncer de colo de útero’ publicado como matéria de saúde no Jornal do Estado do Rio (RJ) e contou com orientação da docente de Enfermagem e Medicina Profa. Dra. Paola Alexandria de Magalhães. “O trabalho consistiu em atividade de extensão da Liga de Oncologia do curso com o objetivo de informar a população em geral sobre os fatores de risco e a prevenção deste tipo de câncer, além de incentivar a detecção precoce”, disse Paola.   A campanha Março Lilás nasceu para conscientizar as mulheres sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino, pois estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da saúde. “Os alunos da Liga de Oncologia do curso de Enfermagem têm procurado trazer informações importantes sobre os fatores de risco dos mais variados tipos de câncer, assim como a prevenção e à promoção à saúde”, completou a Profa. Dra. Paola.   Fizeram parte do trabalho a Profa. Paola Alexandria de Magalhães, sendo autores Luara Fernanda da Silva, Fabíola Augusta Borges Vinhando Giulia Silva de Carvalho, com colaboração de Tainá dos Anjos Iembo, Daniele Leandro da Costa, Maria Eduarda Garcia Avanso Silva, Maria Laura Macedo Leal, Thaíza da Silva Moura, Vanessa Mariano, Valdirene Perpétua Leão Freitas, Fernanda Piovesan Freitas, Letícia Costa Santos, Ariani Cristina Alves de Toledo. Vitória Alexia Barroso, Ivan Moreira da Silva, Lucas Gonçalves Marcello.   (Foto Ilustrativa)   Link da publicação: https://www.jornaldoestadodorio.com.br/marco-lilas-mes-de-prevencao-contra-o-cancer-de-colo-de-utero/  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 30/03/2021 por Alan Gazola

EGRESSAS DO CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA VALIDAM DIPLOMAS NOS EUA

  As profissionais de enfermagem, Irina Rubia Queiroz e Reani Tiessa Paola Aguiar Aranha, tiveram seus diplomas aceitos, que agora são equivalentes a diplomas expedidos pelas faculdades americanas.    As profissionais de enfermagem Irina Rubia Queiroz e Reani Tiessa Paola Aguiar Aranha, formadas pelo Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA celebraram uma nova conquista na carreira, com a validação dos diplomas de Bacharelado internacionalmente. Irina, que já vive na Flórida/EUA, e Reani, em Catanduva, relatam que o processo para ter o diploma aceito fora do Brasil foi longo. “Nós enviamos os formulários para o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo/COREN-SP e contamos com o auxílio do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA para a documentação, o que nos ajudou muito nessa conquista e estamos muito felizes e orgulhosas”, disseram. Com a validação dos diplomas, ambas podem atuar como profissionais nos Estados Unidos.    Enquanto esperavam pela transcrição, as ex-alunas passaram por teste de proficiência da língua inglesa para serem autorizadas a prestar a prova da licença de Enfermagem. “Em qualquer estado americano, para ser enfermeiro, o profissional tem que ser aprovado nessa prova”, esclarece a Profa. Dr. Giovana Vidotti, coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA.    “O curso de Enfermagem da UNIFIPA possui matriz curricular e plano de ensino aceitos internacionalmente, o que permite ao egresso atuar tanto no Brasil quanto em outro país”, ressalta a Profª. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem.    (Fotos Divulgação)  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 23/03/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO IMPORTANTE

REFORÇAR NUNCA É DEMAIS 19/03/2021
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/03/2021 por Alan Gazola

PESQUISA ESTUDA O NÍVEL DE FELICIDADE ENTRE UNIVERSITÁRIOS

Estudo teve como objetivo identificar e analisar o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB)entre alunos de cursos superiores.   Pesquisa desenvolvida pela Profa. Dra. Silene Fontana, coordenadora do curso de Pedagogia, buscou estudar o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), com objetivo de medir o progresso da sociedade a partir de dimensões, como bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, educação, vitalidade comunitária, cultura, meio ambiente, padrão de vida e governança. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março foram convidados a participar da pesquisa alunos do primeiro e último ano dos cursos de Administração, Direito, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia da UNIFIPA que responderam as questões que compõem o indicador FIB, com escala de “sempre” (muito feliz) e “nunca” (muito infeliz). De acordo com as respostas dadas, a maioria mostra-se “muito feliz”, seguido do “satisfatório” e “feliz”. Na categoria “muito feliz” o maior índice de respostas foi em relação à questão “Respeita às diferenças” (80%), seguido de “Costuma valorizar as coisas simples da vida?” (71%) e “Traça objetivos para o futuro?” (65%). Em relação à categoria “feliz”, os maiores índices de respostas foram em relação às questões “Tem boa saúde?” (52%); “Gosta do trabalho/faculdade?” (51%) e “Orgulha-se do caminho que traçou até agora?” (45%). “Com base nos resultados obtidos, o bem-estar psicológico foi visto com alto grau de satisfação e de otimismo por cada aluno em relação à sua vida acadêmica”, explica Dra. Silene. Por outro lado, na categoria de resposta “infeliz”, as questões que obtiveram maior índice foram “Pratica exercício físico?” (19%) e “Administra bem o tempo?” (13%). E na categoria “muito infeliz”, “Considera-se bem remunerado na profissão?” (21%); “Consegue poupar?” (8,9%) e “Está satisfeito com sua aparência?” (7,6%). Para Dra. Silene, em relação ao uso do tempo pelos graduandos, os resultados indicam a dificuldade envolvendo a administração do tempo, reportando se sentirem infelizes com esse item, e essa dimensão é um dos fatores mais significativos na qualidade de vida, especialmente para lazer e socialização com família e amigos. “A UNIFIPA, por meio de seus docentes, preocupa-se com a educação e bem-estar de seus alunos. Especificamente na área acadêmica é fundamental que os gestores e professores passem a entender que a temática da felicidade não se trata de algo supérfluo, mas sim como extremamente relevante para a conquista de resultados positivos no futuro profissional dos universitários brasileiros”, conclui.  
Centro Universitário Padre AlbinoPedagogia
Publicado em 18/03/2021 por Alan Gazola

MEC CREDENCIA UNIFIPA PARA CURSOS EAD

  As atividades dos cursos de graduação a distância que exigirem aulas presenciais poderãoser realizadas na sede da instituição e em Polos EaD.     O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA recebeu credenciamento para oferta de cursos superiores na modalidade a distância - EaD, através da Portaria 125, de 4 de março de 2021,  do Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial da União em 8 de março de 2021. Segundo a portaria, as atividades dos cursos de graduação a distância que exigirem aulas presenciais poderão ser realizadas na sede da instituição e em Polos EaD constantes do Cadastro e-MEC.   Com nota máxima (5) no credenciamento, a UNIFIPA passará a oferecer cursos na modalidade EaD para atender estudantes que buscam especialização em instituição com experiência e qualidade reconhecida, mas que precisam de horários flexíveis de estudo, pois o EaD permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos, podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO - REFORÇAR NUNCA É DEMAIS 12/03/2021

Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2021 por Alan Gazola

NAP UNIFIPA MINISTRA PALESTRAS ONLINE PARA NOVOS ALUNOS

Os calouros dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina participaram da palestra “Ensino a distância: dicas de como otimizar os estudos em casa”, ministrada online pela Profa. Ma. Adriana Pagan Tonon, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNIFIPA. As palestras aconteceram nos dias 03 e 05 de março, através da plataforma ZOOM, durante a semana de recepção dos novos alunos. Com o objetivo de divulgar as ações do Núcleo para a comunidade acadêmica, a palestra teve foco na orientação de como o aluno pode aproveitar melhor o tempo de estudo, em época de pandemia, da forma mais tranquila. “Procuramos acolher e orientar os novos alunos sobre como aproveitar melhor o tempo de estudo e atividades, seja no ambiente acadêmico ou nas aulas remotas”, explicou a Profa. Adriana. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/03/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA RECEPCIONA CALOUROS 2021 COM APRESENTAÇÃO E PALESTRA ONLINE

O profissional de comunicação Marcos Scaldelai proferiu palestra aos alunos e coordenadores dos cursos.    Com o objetivo de promover a integração e acolhida ao ambiente acadêmico aconteceu neste dia 4 de março (quinta-feira), às 20h, a recepção de boas-vindas aos novos alunos matriculados nos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia da UNIFIPA. O evento, totalmente online, foi transmitido, ao vivo, pela plataforma ZOOM e no canal oficial da instituição no Youtube e mediado pelo radialista Cristiano Geraldi. Fez parte da mesa virtual, a diretora de Educação da Fundação Padre Albino e vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira.  Seguindo o protocolo, após a fala de abertura do Magnífico Reitor Dr. Nelson Jimenes, a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pró-reitora Acadêmica e de Graduação, ressaltou as medidas de segurança e os protocolos sanitários que a instituição está tomando para que os alunos sintam-se seguros. “Não estamos medindo esforços para que tenhamos um acolhimento efetivo e a segurança de todos”, disse ela. Em seguida, os coordenadores dos cursos deram as boas-vindas aos alunos.  PalestraNa segunda parte da recepção, todos acompanharam a palestra virtual de Marcos Scaldelai, catanduvense, profissional de marketing, apresentador de tevê e autor do livro “Você pode mais. 99,9% não é 100%”, mesmo título da palestra. Bastante motivacional, Scaldelai disse que “não existe mágica para se destacar na vida, na carreira ou em qualquer área, pois, se quisermos ser o melhor, o caminho é estudar, estudar... estudar. Entramos na universidade para sermos o melhor e as oportunidades aparecem para quem sabe aproveitar”. Em torno de 290 pessoas acompanharam a transmissão pelo canal da UNIFIPA no Youtube, além dos coordenadores e convidados presentes pela plataforma ZOOM.  Apresentação dos coordenadores dos cursos, pela ordem:Prof. Mestre Antônio Agide Mota Junior – coordenador do curso de Administração; Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves - coordenador do curso de Biomedicina;  Prof. Dr. Luís Antonio Rossi - coordenador do curso de Direito; Prof. Mestre Igor Augusto Braz – coordenador do curso de Educação Física;  Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes – coordenadora do curso de Enfermagem; Prof. Dr. João Paulo Ferreira – coordenador do curso de Engenharia Agronômica; Profa. Dra. Andreia de Aro Moreno - coordenadora do curso de Farmácia Profa. Dra. Silene Fontana – coordenadora do curso de Pedagogia.(Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti - coordenador do curso de Medicina, não participou da transmissão por problemas técnicos)  (Fotos: Comunicação Fundação Padre Albino)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/03/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO - REFORÇAR NUNCA É DEMAIS

Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/03/2021 por Alan Gazola

ESCLARECIMENTO - PROUNI

ESCLARECIMENTO   O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO esclarece que, à instituição privada de Ensino Superior sem fins lucrativos, que aderiu ao ProUni – Programa Universidade para Todos, cumpre oferecer 1 (uma) bolsa integral para 9 (nove) estudantes, regularmente pagantes e devidamente matriculados ao final do correspondente período letivo anterior, conforme regulamento estabelecido pelo Ministério da Educação e Lei 11.096/05, sendo de responsabilidade do Ministério da Educação a oferta das vagas de bolsas do ProUni, conforme cálculo do mesmo (MEC). A cota de bolsas a serem concedidas é baseada em cálculos anuais para cumprir o disposto acima; dessa forma pode ter variação do número de bolsas ofertadas anualmente.   Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA Catanduva, 04 de Março de 2021.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/03/2021 por Alan Gazola

‘CURSINHO POPULAR SALA EXTRA’ DIVULGA LISTA DE APROVADOS PARA 2021

Vestibulinho aconteceu no último sábado (27 de fevereiro) na sede da UNIFIPA.  A diretoria do ‘Sala Extra’, cursinho de preparação pré-vestibular gratuito, divulgou na tarde desta segunda-feira (1º/março) a lista de convocação dos aprovados para o ano de 2021. A lista da primeira convocação está disponível nas redes sociais @Sala Extra – Cursinho Preparatório (Facebook) e @salaextracursinho (Instagram). Ao todo foram 97 inscrições para 30 vagas abertas.  As matrículas ocorrerão nos dias 2 e 3 de março, via WhatsApp do curso e as aulas, gratuitas, estão previstas para início no dia 8 de março. “A princípio, de acordo com as medidas de proteção contra a COVID-19, as aulas do cursinho ocorrerão de forma remota, através da Plataforma ZOOM”, disse Vítor Afonso Favaretto, coordenador geral do ‘Sala Extra’ e aluno do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA. Também fazem parte da diretoria os alunos de medicina Gabriel Spolon (coordenador pedagógico), Gabriela Bueno (diretora de secretariado), Aline Andrey (diretora de monitoria), Camila Ravazzi (tesouraria), Vitor Pio e Ana Beatriz Quinzani (diretoria de marketing).    (Fotos: Comunicação Fundação Padre Albino) 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/03/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO - INÍCIO DAS AULAS UNIFIPA 2021

Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/02/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA LANÇA CAMPANHA CONTRA TROTE

Objetivo é coibir práticas abusivas e adoção de qualquer forma de violência contra os calouros.   Com o início das aulas e retorno das atividades em março de 2021, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA lançou campanha institucional contra a prática de trotes. Com o mote “Veteranos e Calouros, humilhação não é recepção. Entrar na universidade deve ser motivo de alegria”, a campanha condena ações abusivas que violem a liberdade individual ou que submetam os estudantes a constrangimento. A ação dá continuidade às campanhas realizadas nos anos anteriores com o objetivo de coibir práticas e adoção de qualquer forma de violência contra o calouro. Caso ele se sinta vítima, existe canal de ouvidoria para acolhê-lo. “A intensão é conscientizar a comunidade acadêmica para uma recepção de forma alegre, divertida, reforçando a mensagem de que integração e recepção não têm nada a ver com humilhação”, alerta a Profa. Ma. Adriana Tonon, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNIFIPA. Manifestações de trotes são proibidas pela Resolução 18/2009, que prevê penas disciplinares, como advertência, repreensão, suspensão e até desligamento. Alunos que passarem por situações constrangedoras devem procurar a coordenação de seu curso ou o canal de Ouvidoria, disponível no site unifipa.com.br O anonimato e sigilo serão garantidos ao denunciante.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/02/2021 por Alan Gazola

EGRESSA DE ENFERMAGEM RECEBE MENÇÃO HONROSA POR TRABALHO EM SAÚDE COLETIVA

A enfermeira Victória Larissa dos Santos, formada pela UNIFIPA em 2019, apresentou no III Simpósio Interdisciplinar de Saúde, realizado online no dia 30 de janeiro, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Mahatma Gandhi, proposta para implantação da “Cartilha educativa sobre manobra de Heimlich na saúde coletiva”. Pelo reconhecimento, Victória recebeu menção honrosa da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Mahatma Gandhi por entender a importância da continuidade do projeto e sua implantação no município de Catanduva. Victória explica que o trabalho apresentado foi seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Enfermagem, orientado pela Profª Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes. “Isso mostra a qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos no curso de Enfermagem e a contribuição dos mesmos nas práticas de saúde pública”, ressalta a orientadora do trabalho e coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA. (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 17/02/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO IMPORTANTE

Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/02/2021 por Alan Gazola

COMO ACESSAR O PORTAL DO ALUNO

Seja bem-vindo aluno UNIFIPA! Aprenda como acessar o ‘portal do aluno’, um canal online exclusivo para você encontrar informações que são muito importantes para o andamento do seu curso, tais como documentos acadêmicos, financeiros, impressões de boletos e outras informações. Todos os alunos matriculados possuem o acesso para essa página exclusiva. Imagem 1Para ter acesso ao portal, basta entrar no site da UNIFIPA: unifipa.com.br. No topo da página, na guia de tarefas clique em “Acesso Online” – “Aluno”.   Imagem 2No ambiente Totvs, você encontrará a caixa para os campos:Usuário: (nº do RA)*Senha: (Data de seu nascimento)* *O RA encontra-se logo após o nome do aluno, no seu ‘Contrato de Prestação de Serviços Educacionais’; *ddmmaaaa.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/02/2021 por Alan Gazola

ALUNOS RETORNAM ÀS AULAS NA UNIFIPA

Cursos da área da saúde retornam com atividades práticas. Aulas teóricas permanecem remotas.  O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA iniciou, nesta quinta-feira (4), as aulas presenciais de 2021. A volta contempla alunos regularmente matriculados a partir do 2º ano de graduação, sendo de modo híbrido para as atividades teóricas, com revezamentos online e presencial.  Dentro dos parâmetros listados no Decreto 65.384, bem como na Deliberação CEE 195/2021, no que estabelece o Plano São Paulo de Flexibilização e combate à COVID-19, os cursos da área da saúde Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina retornam com aulas práticas e laboratoriais com 100% de ocupação. Já para as demais graduações, permanecem o modo híbrido de ensino remoto e presencial, com redução de 35% de ocupação.  "As disciplinas práticas, o estágio supervisionado e o Internato são fundamentais para a formação do acadêmico”, diz a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pró-reitora Acadêmica e de Graduação da UNIFIPA. Ela explica que “a possibilidade do retorno com 100% da ocupação para os cursos de saúde contribui para melhor aprendizado aos alunos, cuja profissão exigirá a aplicação dessas atividades”.  Os alunos do curso de medicina, ingressantes de 2020, que hoje estão no segundo ano, participaram de aula inaugural remota e após dirigiram-se para as atividades práticas. Os cursos de Administração, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Agronômica e Pedagogia permanecem com aulas teóricas remotas e as práticas presenciais, com 35% dos matriculados.  Para os alunos aprovados no vestibular 2021, matriculados no primeiro ano de todos os cursos, as aulas iniciam-se oficialmente em 1º de março. PROTOCOLODesde setembro de 2020 as instalações da UNIFIPA estão preparadas para o retorno gradual dos alunos. Entre as ações tomadas estão a disponibilização de dispenser de álcool gel por todo o campus, bebedouros foram readequados, equipamentos de proteção individual distribuídos aos professores e colaboradores, aferição de temperatura na entrada, entre outras medidas detalhadas no Protocolo de Sanitização da instituição, que pode ser acessado no site unifipa.com.br  (Fotos: Comunicação Fundação Padre Albino)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/02/2021 por Alan Gazola

COMUNICADO - RETORNO DAS AULAS UNIFIPA 2021

RETORNO DAS AULAS NA UNIFIPA A UNIFIPA – Centro Universitário Padre Albino, dentro dos parâmetros determinados pelo Governo do Estado no que estabelece o Plano São Paulo de Flexibilização e combate à COVID-19, comunica aos alunos regularmente matriculados a partir do 2º ano que as aulas do ano de 2021 retornarão no dia 4 de fevereiro (quinta-feira), nas seguintes especificações:   CAMPUS SEDE Cursos Modo híbrido Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina ·        Aulas teóricas remotas. ·        Práticas presenciais, com 100% dos matriculados.   Modo híbrido (com redução) Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Agronômica e Pedagogia ·        Aulas teóricas remotas. ·        Práticas presenciais, com 35% dos matriculados. CAMPUS SÃO FRANCISCO Cursos Modo híbrido (com redução) Administração e Direito ·        Aulas teóricas remotas. ·        Práticas presenciais, com 35% dos matriculados.   Desde setembro de 2020 as instalações da UNIFIPA estão preparadas para o retorno gradual dos alunos. Entre as ações tomadas estão a disponibilização de dispenser de álcool gel por todo o campus, bebedouros foram readequados, equipamentos de proteção individual distribuídos aos professores e colaboradores, aferição de temperatura na entrada, entre outras medidas detalhadas no Protocolo de Sanitização da UNIFIPA, que pode ser acessado e baixado através do endereço eletrônico https://bit.ly/GUIA_RETOMADA    --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Canais de Atendimento:DDG 0800 772 5393 |  Whatsapp (17)99789-9449
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/02/2021 por Alan Gazola

PRAZO PARA REMATRÍCULA DO 1º SEMESTRE É PRORROGADO ATÉ 29 DE JANEIRO

Fica prorrogado até 29/01/2021 o prazo para a realização das Rematrículas para o 1º semestre/2021 dos alunos dos cursos de graduação da UNIFIPA. O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA prorrogou mais uma vez para até 29 de janeiro o prazo para os alunos que ainda não efetuaram as rematrículas dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia para o primeiro semestre de 2021. Este ano o processo é todo digital e o aluno poderá efetuar seu pedido de rematrícula através do portal online da instituição unifipa.com.br/rematrículas. Informações e atendimento também poderão ser feitos por meio da Central de Relacionamento com o Aluno (CRA) número 0800 772 5393 ou WhatsApp (17)99789-9449.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/01/2021 por Alan Gazola

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2021 TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA (15)

   As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 se encerram às 23h59 desta sexta (15). Notas do Enem 2019 serão aceitas.   O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares, entre elas está o Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA, com ofertas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Eng. Agronômica, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Pedagogia. O critério de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do novo ProUni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, com pelo menos 450 pontos. Também não é permitido tirar zero na redação nem ter um diploma de curso superior.   Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).   Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/. É possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Todos os dias, ao longo do período de inscrição, o sistema atualiza as notas de corte. O candidato poderá alterar as opções de acordo com as chances de ser aprovado.   O candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou frequentado a rede particular na condição de bolsista integral. Além disso, é preciso provar uma renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa (para bolsas de 100%) ou de três salários mínimos por pessoa (bolsas de 50%). Estudantes com deficiência e professores da educação básica do ensino público também estão aptos a participar.   ProUni 2021:EDITAL• Inscrição: 12 a 15 de janeiro de 2021• Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 19 a 27 de janeiro de 2021• Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro de 2021• Comprovação de informações dos pré-selecionados: 1º a 9 de fevereiro de 2021• Inscrição na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021• Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021• Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: 22 a 25 de fevereiro de 2021.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/01/2021 por Alan Gazola

UNIFIPA E VOCÊ CONTRA A DENGUE

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) de Catanduva, está com você no combate ao mosquito transmissor da dengue. Neste mês de dezembro fizemos ações de combate nos campi Sede e São Francisco, sanitizando ralos, calhas e recolhendo materiais que possam acumular água.  Orientando nossos colaboradores com os materiais disponibilizados pela EMCAa tivemos retorno positivo. E para dar o exemplo, nosso colaborador Carlos deu o seu recado em um vídeo que está rolando nas redes sociais da UNIFIPA (Facebook e Instagram). Afinal, é preciso conhecer bem nosso inimigo.  Chegou a hora de agir, mudar hábitos e combater o mosquito em nossas casas, na universidade e em toda a cidade. Solicite palestra dos profissionais do município e utilize o material didático oferecido. Faça um checklist semanal e verifique os focos onde o Aedes aegypti costuma se reproduzir. Só assim ficaremos livres da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.  (Fotos: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA SEDIARÁ PROJETO DE PESQUISA SOBRE REGENERAÇÃO DA PELE E CÓRNEAS

Ação faz parte de projeto de pesquisa multicêntrico realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi aprovado pelo CNPq, fundação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, importante projeto de pesquisa multicêntrico envolvendo instituições de ensino superior do Brasil e do Canadá, do qual o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) é uma das instituições colaboradoras, pois será sede da realização de toda a parte de experimentação animal da investigação, que é a aplicação de produto inovador para processos regenerativos de pele e córnea. A ação será coordenada pelas Profas. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti, professora do Instituto da Saúde, que comandarão os Laboratórios Multidisciplinares de Pesquisa e Unidade Didática e de Pesquisa Experimental (UDPE). Pela importância da participação no projeto, a UNIFIPA receberá duas bolsas de estudos, sendo uma de mestrado e uma de doutorado, além de verba para aquisição de equipamentos e insumos destinados ao desenvolvimento do projeto. “Estamos muito felizes com a aprovação do projeto. Isto mostra o fortalecimento de parcerias que a instituição possui”, comemora a Profa. Giovana. Para a Profa. Ana Paula, “um projeto de tamanha grandeza como este permite o crescimento da pesquisa institucional”. O projeto chamado ‘Desenvolvimento de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe para a Engenharia de Tecidos oculares e da pele’ terá a duração de três anos, contando com docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Laval (Canadá) e Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Piemonte Orientale, em Novara (Itália). Junto da UNIFIPA, a R-Crio (Campinas/SP), laboratório de bioengenharia com células-tronco, e a EMBRAPA farão parte dos estudos. (Foto: Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISAS EM FITOTERÁPICOS DA UNIFIPA SÃO DESTAQUE NO CONIC-SEMESP 2020

Projeto foi classificado entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. No dia 10 de dezembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA participou de mais uma edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, com trabalhos em grupo de pesquisa em fitoterápicos, apresentados em modo online pelos alunos de iniciação científica, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Como resultado das apresentações, o projeto ‘Avaliação das propriedades cicatrizantes do extrato de Garcinia brasiliensis em modelo de lesão cutânea usando Gasdermina-D como marcador de morte celular necrótica’ ficou entre os 10 melhores na categoria Ciências Biológicas e Saúde. O projeto foi apresentado por Amarilys Zucoloto (graduação de Medicina), Natielly Tinti (graduação de Biomedicina), Roberto Guandalini (graduação de Medicina), Ariane Yoshikawa, Melina Iyomasa-Pilon e Jéssica Messias da Silva, técnicas da UNIFIPA, Prof. Me. Lucas Possebon e Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno. Realizado pelo Semesp desde 2001, o CONIC tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. “Anualmente, a UNIFIPA reforça e estimula a participação de alunos de iniciação científica no evento, para o qual disponibiliza apoio financeiro”, explica a Profa. Dra. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

PESQUISA COM FITOTERÁPICOS LEVA O NOME DA UNIFIPA PARA O EXTERIOR

Com parcerias internacionais no campo da pesquisa, a instituição participou da APCoRE 2020 através de conferência on-line. A linha de pesquisa com fitoterápicos, desenvolvida nos laboratórios multidisciplinares da UNIFIPA, permitiu, além da parceria com a Universidade de Aveiro, de Portugal, colaborações com instituições da Ásia, o que possibilitou a participação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, no comitê científico do evento ‘APCoRE (Asian Pacific Consortium of Researchers and Educators) Virtual Conference’, realizado de 2 a 4 de dezembro, como membro do comitê e na condução de apresentações de trabalhos científicos como moderadora da sessão ‘Natural & Applied Sciences’. A conferência tem como objetivo promover, fortalecer e mensurar resultados de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações na região da Ásia e do Pacífico, em vários campos de disciplinas, contanto com o apoio de instituições do mundo inteiro. No evento também foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na UNIFIPA, resultados parciais dos projetos de doutorado de Helena Ribeiro Souza e Lucas Possebon, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula, junto ao programa de pós-graduação em Biociências da Unesp (São José do Rio Preto), com a participação de alunos de graduação, técnicas e docentes do curso de Medicina da UNIFIPA. ApresentaçõesNo dia 2 de dezembro, o trabalho ‘Phytochemical, antioxidant and cytotoxic profile of Garcinia brasiliensis extract and its effects on cell adhesion’ (Perfil fitoquímico, antioxidante e citotóxico do extrato de Garcinia brasiliensis e seus efeitos na adesão celular) foi apresentado pela técnica do laboratório de imuno-histoquímica, Helena Ribeiro Souza, com as participações de Harissa Padovez Rays, Nicolas Joseph Della Matta, Isabela Teodoro Parra, Ariane Harumi Yoshikawa, Giovana Aparecida Gonçalves-Vidotti, Ana Paula Girol. Já no dia 3 de dezembro, a docente Profa. Sara de Souza Costa apresentou o trabalho ‘Ethanolic extract of Garcinia brasiliensis leaves: phytochemical and cytotoxic assays and effects of administration on endotoxin-induced peritonitis’ (Extrato etanólico de folhas de Garcinia brasiliensis: ensaios fitoquímicos e citotóxicos e efeitos da administração na peritonite induzida por endotoxinas), com as colaborações de Lucas Possebon, Jéssica Messias da Silva, Ariane Harume Yoshikawa, Sara de Souza Costa, Melina Mizusaki, Iyomasa Pilon, Helena Ribeiro Souza e Ana Paula Girol. UNIFIPA InternationalDando ênfase na participação do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA em pesquisas envolvendo compostos fitoterápicos, a Instituição foi aceita com publicação em revista de grande impacto internacional, a ‘Scientific Reports – Nature’, relacionado à colaboração da Profa. Dra. Ana Paula Girol em pesquisa realizada durante o pós-doutorado. O trabalho ‘Biological and physical approaches on the modulatory functions of potential piplartine (piperlongumine) and annexin A1 mimic peptide interactions’ (Abordagens biológicas e físicas sobre as funções modulatórias de potenciais piplartina (piperlongumina) e anexina A1 mimetizam interações de peptídeos) foi publicado na edição 2020 da revista. Para o desenvolvimento do trabalho participaram pesquisadores de diferentes instituições nacionais: FAMERP, UNESP de São José do Rio Preto, UNIFIPA, USP São Paulo, Federais de Alfenas, Ceará e Paraíba e Fiocruz/Bahia. “Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais as parcerias nacionais e divulga internacionalmente a participação da UNIFIPA em pesquisas científicas”, disse a Profa. Ana Paula. (Fotos Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

Candidatos deverão fazer a matrícula presencialmente até o dia 23 de dezembro.  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) publicou na manhã desta segunda-feira, 14, por meio do endereço eletrônico unifipa.com.br/vestibular as listas dos candidatos aprovados do Processo Seletivo Unificado 2021. Ao todo são ofertadas 1.010 vagas divididas em oito cursos de graduação. Para os aprovados fica destinado o período de 14 a 23 de dezembro de 2020 para a realização das matrículas, no horário das 8h às 21h, nas respectivas secretarias do curso escolhido, pessoalmente ou por procuração, efetuando o pagamento da matrícula, conforme estipula o edital de convocação, fornecendo os documentos exigidos.  Remanejamento – O candidato aprovado poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade vagas.  Este ano a instituição optou por realizar processo seletivo especial, devido à impossibilidade de promover provas 100% presenciais durante a pandemia de Covid-19. Para participar da seleção o candidato escolheu os seguintes critérios de ingresso:- Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS;- Processo Seletivo Remoto para realização da prova online, no local de referência- Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015;- E para os candidatos que já possuem algum diploma de graduação superior.  A UNIFIPA dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA PRORROGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2021

  Inscrições abrem nesta terça-feira (15) por prazo indeterminado. Provas terão quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA prorrogou o edital do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos em 2021, com possibilidade de optar entre quatro formas de ingresso: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015, e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior. O Edital do Continuado já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições têm início nesta terça-feira, devendo ser realizadas no mesmo endereço com escolha da data de realização da prova.   Quanto à divulgação do resultado, já no dia posterior à realização da prova, o candidato deve acessar o site do vestibular ou e-mail de cadastro. As matrículas acontecem logo após a divulgação do resultado, presencialmente, na secretaria acadêmica do curso pretendido, com apresentação dos documentos exigidos no edital.    Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece vagas para os oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é de R$ 20 e os candidatos serão submetidos a prova online, contendo redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.    Dos requisitos para inscrição a instituição requer que o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o Ensino Médio ou equivalente. A UNIFIPA participa do Programa Universidade para todos e dispõe de canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular.    (Foto Comunicação FPA)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZA COLAÇÃO DE GRAU ON-LINE DA 17ª TURMA

Com transmissão simultânea, 17 formandos da 17ª turma de Enfermagem receberam a outorga de grau.  Na última sexta-feira, 11 de dezembro, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos formandos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA). O evento iniciou-se às 19h30 por meio da plataforma on-line ZOOM e com transmissão simultânea pelo canal ‘Unifipa Catanduva’ no Youtube, com participações do Magnífico Reitor Dr. Nelson Jimenes, da coordenadora do curso, Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, da patronesse Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, além do paraninfo Prof. Me. João César Jacon e da diretora de Educação, Cristiane Procópio. Como mestre de cerimônia, Débora Barros, secretária do Campus São Francisco, conduziu a solenidade. Virtualmente todos os formandos fizeram o juramento comandado pela graduanda Kayalem Baroni, sendo dado pelo reitor Dr. Nelson Jimenes o título de Bacharel em Enfermagem aos formandos. Para realizar simbolicamente a passagem da lâmpada, símbolo da Enfermagem, fez-se presente a Enfermeira Liliane Cavalcante. O ponto alto da cerimônia ficou por conta do emocionado discurso de agradecimento da oradora da turma, Tatiane Veteri, relembrando os desafios e alegrias vividos pelos alunos, inclusive durante o ano de 2020. “Não podia de deixar de evidenciar todo nosso esforço e dedicação, de nossos familiares e da UNIFIPA”, disse Tatiane. Cerca de 80 pessoas acompanharam a transmissão pelo canal da instituição. Pandemia - Mais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA estão realizando colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorre de forma remota, por meio da plataforma de vídeo ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. Calendário de formaturasA colação de grau dos cursos ocorrerá nos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021.Dia 15/12, às 17h30 – Educação Física - Licenciatura e BachareladoDia 16/12, às 20h – PedagogiaDia 11/01/2021, às 19h30 – DireitoDia 12/01/2021, às 19h – BiomedicinaDia 13/01/2021, às 19h30 – Administração  (Fotos Comunicação FPA)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 14/12/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA EDITAL DAS REMATRÍCULAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

As rematrículas serão realizadas on-line e englobam os nove cursos de graduação da instituição.  A UNIFIPA, procurando facilitar a rotina de seus alunos, informa que as rematrículas para o 1º semestre de 2021 poderão ser feitas em modo on-line. O período será de 4 a 22 de janeiro de 2021, conforme consta no Edital já publicado no site da instituição unifipa.com.br.  As rematrículas são para os acadêmicos dos cursos de graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia, devendo ser realizadas através do portal do aluno unifipa.com.br/rematriculas. Acessando o sistema, deverá realizar o devido aceite, onde será confirmado automaticamente o seu Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da UNIFIPA e, na sequência, emitir o boleto para pagamento da primeira mensalidade de 2021 (janeiro/2021).  Importante salientar que, segundo o edital, somente estará disponível a rematrícula ao aluno que estiver devidamente adimplente com suas obrigações financeiras, sendo que o aluno que possuir débitos financeiros deverá entrar em contato e regularizar sua situação.  O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está disponível para qualquer dúvida através dos fones (17) 3311-3328 (Atendimento e/ou Setor Jurídico), (17) 3311-3223 ou 3311-3373 (Secretaria Acadêmica) e na Central de Relacionamento ao Aluno (CRA), através dos telefones (17) 3311-3938 ou 0800 772 5393. Consulte o edital na página unifipa.com.br.  (Foto: Comunicação & Marketing FPA)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/12/2020 por Alan Gazola

FORMANDOS 2020 DA UNIFIPA TERÃO COLAÇÃO DE GRAU ONLINE

Primeira cerimônia virtual será transmitida via ZOOM com a 46ª Turma de Medicina.  Mais de uma centena de alunos do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA realizarão sua colação de grau este ano via internet. A transmissão ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma de videochamada ZOOM, com cada um dos formandos de suas casas. O rito foi adequado para atender às normas de distanciamento e aglomeração recomendadas pela OMS, em virtude da pandemia da COVID-19, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau.  A secretária geral da UNIFIPA, Josiane Zambon, será uma das cerimonialistas durante a transmissão. "É muito difícil levar, da mesma forma, evento que ocorria presencialmente para o online. As adaptações são necessárias e é preciso relativizar, entender que as coisas mudam", observa ela. Para a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Maria Cláudia Parro, além de representar momento histórico, a solenidade faz parte do plano de contingência traçado pela instituição nos últimos meses. "A solenidade virtual é mais um desafio neste momento de pandemia que estamos vivendo. Acreditamos que, mesmo online, será momento muito importante na vida desses estudantes e futuros profissionais médicos, enfermeiros, educadores, biomédicos, engenheiros agronômicos, advogados, administradores, profissionais da educação física e farmacêuticos, que irão para o mercado de trabalho", ressaltou.  Calendário de formaturas A colação de grau dos cursos ocorrerá nos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021. As datas poderão sofrer alterações. São elas: Dia 04/12, às 16h – Medicina Dia 11/12, às 19h30 – Enfermagem Dia 15/12, às 19h – Educação Física - Licenciatura e Bacharelado Dia 16/12, às 20h – Pedagogia Dia 11/01/2021, às 19h30 – Direito Dia 13/01/2021, às 19h30 - Administração  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 02/12/2020 por Alan Gazola

TERMINA A VESTUNIFIPA 2020

             O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA encerrou no último dia 25 a VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões com os cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica, apresentação do jornalista Cristiano Geraldi e transmissão pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva. Nas lives os coordenadores falaram sobre os cursos, a estrutura oferecida, as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e os projetos de extensão e pesquisa oferecidos, com participação de egresso ou aluno.             O Prof. Me. Antônio Ágide Mota Júnior, coordenador do curso de Administração, teve a companhia de Daniel Oliveira, ex-aluno e administrador proprietário de empresa de consultoria. Coordenador do curso de Direito, o Prof. Dr. Luís Antônio Rossi levou os convidados Dra. Leila Renata Ramires Masteguin e Dr. Jesus Nagib Beschizza Feres, ex-alunos e atuantes nas áreas Trabalhista e Previdenciária. O curso de Engenharia Agronômica foi representado pelo coordenador Prof. Dr. João Paulo Ferreira e por Leandro Henrique Teixeira Moreira, aluno do 3º ano, que trabalha em multinacional agrícola, na área de projeto de topografia e sensoriamento remoto.             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações e formas de ingresso podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/11/2020 por Mauro Assi

O SEGUNDO DIA DA VESTUNIFIPA

            O segundo dia da VESTUNIFIPA 2020 - feira digital de profissões do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA trouxe os cursos de Educação Física, Farmácia e Pedagogia.             Com apresentação do jornalista Cristiano Geraldi, a primeira live foi do curso de Educação Física.  O coordenador Prof. Me. Igor Augusto Braz falou sobre a estrutura oferecida em equipamentos, laboratórios e oportunidades de estágios. O convidado, o egresso e pós-graduado na UNIFIPA Welker Júnio Oliveira Silva Bitazzi, CEO da Equipe +Saúde, lembrou da importância da instituição oferecer projetos de extensão e pós-graduação, este último como forma continuada da carreira.             Em seguida, a coordenadora Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno informou que o curso de Farmácia, além de laboratórios para as aulas práticas, oferece estágio aos alunos desde o primeiro ano e que o farmacêutico tem mais de 100 áreas de atuação. Natália de Cássia Gonzales de Almeida Casanova, aluna do 2º ano, já trabalhando em farmácia de manipulação, frisou o quanto foi importante, não somente a estrutura que o curso oferece, mas também a oportunidade de estágios que garantiram a sua empregabilidade. Contou que o marido também optou por fazer o curso de Farmácia e está no 1º ano.             A última live do dia foi do curso de Pedagogia. A coordenadora Profa. Dra. Silene Fontana, além da estrutura oferecida e da qualidade do curso, comprovada pelas avaliações por que passou, citou as bolsas de estudo da CAPES – PIBID e Residência Pedagógica e os projetos de extensão. Júlia Alamino Ribeiro, ex-aluna e auxiliar administrativo do Colégio Objetivo, ressaltou a importância que os estágios remunerados tiveram em seu currículo.             As lives do último dia serão dos cursos de Administração, Direito e Engenharia Agronômica. A transmissão é feita pelo canal do Youtube Unifipa Catanduva https://www.youtube.com/unifipacatanduva             A UNIFIPA está com inscrições abertas para seu Vestibular Unificado 2021 até o dia 02 de dezembro próximo para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. Mais informações podem ser obtidas no site www.unifipa.com.br        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/11/2020 por Mauro Assi

O PADRE ALBINO SAÚDE É PARTE DA FUNDAÇÃO!

O PADRE ALBINO SAÚDE é parte da FUNDAÇÃO! O Padre Albino Saúde oferece planos privados de assistência à saúde nas modalidades individuais, coletivas e empresariais. O plano se destaca pela sua infraestrutura por meio de seus consultórios próprios com diversas especialidades, Centro de Atenção Primária, Medicina Preventiva, Serviço de Assistência Domiciliar e atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil pelo Sistema Abramge.    Os beneficiários do PAS contam com o conforto de seus consultórios próprios com diversas especialidades em ambiente único; Médico de Família preparado para acompanhar todo o histórico de saúde do paciente; equipe multiprofissional que promove a qualidade de vida por meio da Medicina Preventiva, com academia livre, grupos de emagrecimento saudável e gerenciamento de crônicos; laboratórios e serviços e ampla rede de credenciados. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 19/11/2020 por Marcella Milani

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! Antigo Museu Padre Albino, mantém viva a memória de Monsenhor Albino através de peças, objetos, documentos, fotos, pinturas e depoimentos que contam histórias, passagens e benfeitorias do patrono da Fundação, além de hemeroteca especializada sobre a história de Catanduva, sendo fonte de consultas e pesquisas para estudantes e interessados.  O CCHPA, antigo Museu Padre Albino, inaugurado em 1999, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 17h, com entrada franca e visitas monitoradas. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar visita pelo telefone 3522-4321. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 18/11/2020 por Marcella Milani

A UNIFIPA É DA FUNDAÇÃO!

A UNIFIPA é da FUNDAÇÃO! A UNIFIPA oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Saúde, Humanas e Exatas com qualidade comprovada pelo MEC, infraestrutura completa e professores mestres e doutores.   Com 50 anos de tradição, a UNIFIPA teve seu ponto de partida em 1969 com a instalação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e atualmente oferece graduação em Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 17/11/2020 por Marcella Milani

O COLÉGIO CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O COLÉGIO CATANDUVA é da FUNDAÇÃO!   O Colégio Catanduva atua no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, promovendo a formação completa por meio de vastos recursos pedagógicos e tecnológicos, amplas instalações e profissionais capacitados, proporcionando aprendizado de excelência aos seus alunos.  Iniciando a educação desde o Ensino Infantil, o Colégio Catanduva acompanha seus alunos até o Ensino Médio e curso técnico, preparando-os para o Ensino Superior, a vida profissional e o mercado de trabalho. 
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Marcella Milani

COMUNICADO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS

  COMUNICADO SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) comunica que a partir do dia 16/11/2020 as aulas presenciais estão suspensas em todos os cursos oferecidos, pelo período inicial de 10 (dez) dias.Informa, ainda, que o Comitê de Monitoramento  COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder, o mais prontamente possível, qualquer mudança no cenário.  Nossa Central de Monitoramento, através do telefone (17)3311-3347, está à disposição para quaisquer outras dúvidas.   Agradecemos a compreensão.    Catanduva, 16 de novembro de 2020.        CRISTIANE PROCÓPIO DE OLIVEIRADiretora de EducaçãoFundação Padre Albino    PROFA. DRA. MARIA CLÁUDIA PARROPró-Reitora Acadêmica e de GraduaçãoCentro Universitário Padre Albino  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/11/2020 por Alan Gazola

O RECANTO MONSENHOR ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O RECANTO MONSENHOR ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Recanto Monsenhor Albino é sucessor do Lar dos Velhos, instituição criada por Padre Albino em 1929 para garantir qualidade de vida e conforto aos idosos. Atualmente assiste a 36 idosos, oferecendo estrutura completa e assistência médica.  Atendendo idosos de ambos os sexos, o Recanto Monsenhor Albino visa acolher as necessidades de moradia, alimentação, saúde e convivência social e familiar.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 13/11/2020 por Marcella Milani

O AME CATANDUVA É ADMINISTRADO PELA FUNDAÇÃO!

O AME CATANDUVA é administrado pela FUNDAÇÃO! A gestão do AME Catanduva é realizada pela Fundação Padre Albino com o objetivo de ampliar e proporcionar melhor atendimento à população encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde para tratamentos especializados. Desde 2012 o AME oferece consultas com médicos especialistas, exames, cirurgias oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos para Catanduva e 18 municípios da região.   Referência em cirurgias oftalmológicas e em cuidados de microcefalia para ZIKA positiva, o AME Catanduva recebeu 99,4% de aprovação em pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, ficando entre os principais do Estado em bom atendimento e resolutividade.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 12/11/2020 por Marcella Milani

CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA ENCERRA CICLO DE DEBATES COM FOCO NA SAÚDE DA MULHER E APRESENTA RESULTADOS

Voltado para docentes, alunos e egressos do curso de Enfermagem, além dos profissionais da área no município, os encontros foram divididos em dois módulos, além de atividades nas UBS e USF.  Encerrando as atividades desenvolvidas durante o Outubro Rosa, mês com foco na prevenção do câncer de mama, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou o seu primeiro Ciclo de Debates “Outubro Rosa: a importância do olhar integral à saúde da mulher” nos dias 15 e 29 de outubro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Educação Permanente e Associação Mahatma Gandhi.O encontro aconteceu on-line, pela plataforma Zoom, com participação de cerca de 150 pessoas que receberam convite da Secretaria Municipal de Saúde para a mesa redonda e rodada de conversas mediadas por professores, alunos e profissionais da saúde de Catanduva. “Essa pauta aconteceu com a finalidade de despertar os profissionais de saúde para o atendimento das mulheres, desde a atenção primária, bem como para a promoção da saúde e prevenção do câncer de mama e demais doenças que podem atingir a população feminina”, disse a Profa. Dra. Paola Alexandria Magalhães, docente do curso de Enfermagem e uma das palestrantes.  As Ligas nas UBS e USFNos dias 20, 21 e 22 de outubro, os alunos das ligas acadêmicas de Oncologia, Materno-Infantil e de Saúde Coletiva do curso estiveram nas Unidades Básicas de Saúde  e nas ‘USF Flamingo’, ‘USF Nova Catanduva’ e ‘USF Solo Sagrado’, cujo horário de atendimento é estendido até às 19h, fazendo consulta de enfermagem e coleta de exame Papanicolau, com acompanhamento das professoras mestres Aline Fiori dos Santos Feltrin e Ana Paula de Vechi Corrêa. (Fotos Reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 12/11/2020 por Alan Gazola

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL DE CÂNCER DE CATANDUVA é da FUNDAÇÃO! O HCC proporciona tratamento completo para pacientes de Catanduva e 18 municípios da região, por meio de atendimento ambulatorial, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.   O HCC possui equipamentos modernos e profissionais especializados para garantir atendimento humanizado e de excelência. Com o primeiro ano do Serviço de Radioterapia, que fechou o ciclo de tratamento do câncer, o HCC realizou 5.845 sessões de radioterapia, 5.355 sessões de quimioterapia, 8.892 atendimentos ambulatoriais e 775 cirurgias.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 11/11/2020 por Marcella Milani

UNIFIPA DIVULGA EDITAL COM DATAS DO VESTIBULAR UNIFICADO 2021

  Inscrições serão abertas de 23 de novembro e vão até 02 de dezembro. Provas serão realizadas entre os dias 04 a 10 de dezembro de 2020, com quatro formas de ingresso.   O Centro Universitário Padre Albino divulga o edital com todas as datas importantes do Vestibular Unificado para estudantes interessados em ingressar num dos oito cursos oferecidos, em 2021. A novidade este ano será no sistema de ingresso, onde o candidato poderá optar entre: Processo Seletivo Agendado, realizado nos campi Sede e São Francisco, com todas as recomendações de sanitização da OMS; Processo Seletivo Remoto, em que o candidato receberá por e-mail o link para realização da prova online, no local de sua preferência; Entrada pela nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2015; e para os candidatos que já possuem diploma de graduação anterior.   O edital já está disponível no site unifipa.com.br/vestibular e as inscrições iniciam no dia 23 de novembro e vão até 02 de dezembro, devendo ser realizadas no mesmo endereço. Para as provas agendadas, o período de escolha vai de 04 a 10 de dezembro e os resultados de classificação e matrículas serão entre os dias 14 a 23 de dezembro.   Nesta edição o Vestibular Unificado da UNIFIPA oferece um total de 1.010 vagas. Ao todo, oito cursos na modalidade presencial, todos em período noturno, sendo Administração de Empresas (180 vagas), Biomedicina (100 vagas), Direito (100 vagas), Educação Física, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura (200 vagas), Enfermagem (90 vagas), Engenharia Agronômica (120 vagas), Farmácia (120 vagas) e Pedagogia (100 vagas). Para os processos seletivos agendado presencial e remoto a taxa de inscrição é R$ 20, e os candidatos serão submetidos a uma prova online, contendo uma redação em língua portuguesa, 10 questões de Português, 5 de História, 5 de Geografia, 5 de Biologia, 5 de Matemática, 5 de Química e 5 de Física.   Dos requisitos para a inscrição a instituição requer com o candidato tenha concluído (ou estar em vias de concluir até a data do início das aulas) o ensino médio ou o equivalente. A IES participa do Programa Universidade para todos.    A UNIFIPA dispõe de um canal de atendimento direto ao candidato pelo número 0800 772 5393 ou whatsapp (17)99789-9449. Consulte o Edital detalhado no site unifipa.com.br/vestibular. (Foto Divulgação)  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Alan Gazola

O HOSPITAL PADRE ALBINO É DA FUNDAÇÃO!

O HOSPITAL PADRE ALBINO é da FUNDAÇÃO! O Hospital Padre Albino atende pacientes de Catanduva e de outros 18 municípios da região, com mais de 13 mil internações e 66 mil atendimentos de Urgência e Emergência por ano.    Com 65% de seus atendimentos voltados ao SUS, o Hospital Padre Albino é referência nacional em tratamento de queimados, possui Centro de Hemodiálise; Maternidade; Unidade do Coração; Banco de Leite; UTI’s Pediátrica, Neonatal e Adulta; Centro Oftalmológico; Hemodinâmica; Medicina Nuclear; Litotripsia e Medicina Diagnóstica.
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/11/2020 por Marcella Milani

CURSO DE ENFERMAGEM INICIA CICLO DE DEBATES COM FOCO NA SAÚDE DA MULHER

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva, os debates serão on-line e têm como público alvo os profissionais da saúde que atuam na cidade.    Dando sequência às atividades desenvolvidas durante o Outubro Rosa, mês com foco na prevenção do câncer de mama, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realiza o seu primeiro Ciclo de Debates “Outubro Rosa: a importância do olhar integral à saúde da mulher” nos dias 15 e 29 deste mês.   “O objetivo é conscientizar os profissionais da saúde que atuam no município de Catanduva quanto à importância da saúde da mulher em sua integralidade, levando em conta aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, despertando os profissionais para o atendimento das mesmas, desde a atenção primária, bem como para a promoção da saúde e prevenção do câncer de mama e demais doenças que podem atingir a população feminina”, explica a Profa. Dra. Paola Alexandria Magalhães, docente do curso de Enfermagem e uma das palestrantes.   Voltado para docentes, alunos e egressos do curso de Enfermagem, além dos profissionais da área no município, os encontros serão divididos em dois módulos, sendo:  Dia 15/10 (quinta-feira) às 19h  Mesa redonda: “Câncer de mama e mulheres jovens” e “Espiritualidade e câncer de mama”, com as palestrantes Profa. Ma. Mariana Lopes Borges, Professora de Saúde da Mulher da Universidade de Araraquara (UNIARA). Mestre em Ciências e Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); Ma. Daniela Vitti, Psicóloga. Mestre em Ciências e Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); e Profa. Dra. Paola Alexandria P. Magalhães, curso de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP).    Dia 29/10 (quinta-feira) às 19h  Roda de Conversa: “Atenção Integral à Saúde da Mulher: como deve ser o novo olhar?”, realizada com graduandos da Liga Acadêmica de Oncologia, Liga Acadêmica Materno Infantil e Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem – UNIFIPA, orientadas pela Profa. Ma. Luciana B. de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem (UNIFIPA), especialista em obstetrícia, Mestre pela FAMERP e Doutoranda da UFSCAR; Profa. Ma. Aline Fiori, professora do curso de Enfermagem (UNIFIPA), Mestre pela FAMERP e Doutoranda da USP Ribeirão Preto, e Marcela Parente Bertin Monteiro, Coordenadora da Educação Permanente da Associação Mahatma Gandhi.  Em virtude da pandemia, os debates acontecerão de forma on-line, pela plataforma ZOOM, com os links disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e compartilhados com os profissionais cadastrados no órgão público. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 13/10/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA FAZ LIVE PARA 812 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Evento foi parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Liga Acadêmica de Primeiros Socorros do curso para orientar sobre a possível retomada das atividades nas escolas.  Orientações para a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, com foco em sanar dúvidas dos professores sobre a COVID-19. Este foi o assunto principal da live que aconteceu no dia 29 de setembro, às 18h30, pelo canal Youtube e transmitido em tempo real no Facebook da Rede Municipal de Ensino de Catanduva. Participaram aproximadamente 812 professores e foram disponibilizados diversos vídeos didáticos sobre os cuidados que os alunos, professores e demais funcionários deverão ter em relação à limpeza dos ambientes, higiene das mãos, não compartilhamento de objetos, orientações para serem compartilhadas por grupos de whatsapp, além de reuniões para alunos, pais e profissionais.  “Foi muito interessante presenciar diversos comentários e reações, frente às complicações da COVID-19, pois muitos professores relataram que não sabiam as consequências graves da doença”, ressaltou a Profa. Mestra Taís Pagliuco Barbosa, docente do curso de Enfermagem.  Durante a live diversos assuntos, como cuidados que os profissionais deverão tomar na retomada das atividades presenciais nas escolas e berçários foram abordados, entre eles: O que é COVID-19? Quais são os sinais, sintomas e complicações? Como é transmitida? Prevenção dentro das escolas; limpeza e organização dos ambientes de uso coletivo e a importância do não compartilhamento de objetos; e a abordagem, também, dos berçários.  Dentre as principais dúvidas dos professores está na maneira de recepção dos alunos. “Notamos que os professores estavam receosos quanto alguns procedimentos, tais como proceder se o aluno relatar estar com sintomas dentro da escola; Como proceder se o aluno relatar contato com pessoa infectada; Utilização de equipamentos de proteção individual: máscaras, viseiras, óculos e álcool em gel”, destacaram as alunas do 4º ano de Enfermagem Ana Júlia e Jennifer, que também fazem parte da Liga de Primeiros-Socorros do curso.  O evento teve supervisão das docentes do curso de Enfermagem Taís Pagliuco Barbosa, Giovana Spina e Janaína Ornelas. “Foi muito importante ver as reações dos professores, através de comentários sobre o posicionamento da volta às aulas presenciais. Isso os motivou a abrir debate interno sobre as reais condições estruturais e teóricas das escolas onde atuam, para analisarem o possível retorno das atividades ainda este ano”, analisou Giovana.  (Fotos: divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 06/10/2020 por Alan Gazola

ALUNOS APRIMORAM QUALIDADE DE PROJETOS EM OFICINA DE PESQUISAS CRIATIVAS

Evento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA (PROPEG) ocorreu no dia 29 de setembro, pela plataforma ZOOM.  Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’ reuniu 22 alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina e Administração (primeira a terceira séries) que tiveram a oportunidade de estimular e aprimorar a qualidade de suas pesquisas científicas. A oficina foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição e todos os participantes receberam certificado.  “Nesta oficina foram passadas informações e métodos de como se pensar em projetos de pesquisa inovadores, bem como os passos para o desenho de um projeto, com observação da aprovação de comitês de ética específicos, tempo de desenvolvimento e estrutura necessária”, explica a Prof. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, que assinalou a organização de novos eventos para atender às demandas da comunidade acadêmica. “O próximo evento relacionado à capacitação para pesquisas ocorrerá em novembro, de 10 a 13, a 'V Semana da Biomedicina e I Encontro Bio&Med: a intersecção na pesquisa', com vários minicursos e possibilidade de apresentação de trabalhos”.  A PROPEG, regularmente, faz a oferta de oficinas, palestras e minicursos com o objetivo de informar e capacitar alunos e docentes para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade e impacto, fortalecendo as pesquisas da UNIFIPA. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA RETOMA, DE FORMA GRADUAL, ATIVIDADES DE 4 CURSOS

Alunos retornam às atividades práticas e de laboratórios              No último dia 21 de setembro, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA retomou, de forma gradual, às atividades práticas e de laboratórios dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Medicina, cumprindo as determinações das autoridades federais, estaduais e municipais com relação à COVID-19 e seguindo seu Plano de Retomada das Aulas.             Segundo informações da pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, de acordo com o Plano de Retomada das Aulas os ambientes universitários foram preparados estruturalmente, com disponibilização de totens dispensadores de álcool gel, tapetes sanitizantes e termômetros digitais nas três entradas do campus sede. “Equipe de funcionários, docentes e alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia foi capacitada para acolhimento e ações de biossegurança e vigilância da saúde na comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.             A Profa. Maria Cláudia esclareceu que a UNIFIPA instalou Central de Monitoramento, composta por docentes, pró-reitoria Acadêmica e de Graduação e alunos da 2ª e 3ª séries do curso de Medicina, que realiza acompanhamento diário e em tempo real da saúde dos alunos, por meio de respostas a questionário no próprio celular, através do aplicativo QRCode. Depois desse processo, o aluno recebe pulseira, que garante livre acesso ao Campus naquele momento. “Essa Central emite relatórios informando a condição dos alunos aos coordenadores dos cursos e gestores”, acrescenta.             Todo o prédio foi sinalizado para manutenção do distanciamento e distribuído material informativo acerca das medidas de higiene e segurança contra a COVID-19. “Pedagogicamente foram elaboradas estações para estudos práticos, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem”, finaliza Profa. Maria Cláudia.             O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, acompanhado da pró-reitora Acadêmica e de Graduação, esteve em todas as salas de aula dando boas-vindas aos alunos. “A repercussão da retomada das aulas entre os alunos foi muito positiva”, disse Dr. Jimenes.                  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/09/2020 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM UNIFIPA E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PROMOVEM WEBCONFERÊNCIA

O foco será a retomada gradual das atividades presenciais e os cuidados na prevenção da COVID- 19.   Na próxima terça-feira (29), às 18h30, acontecerá a webconferência “Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre COVID-19”, organizada pela Liga de Primeiros Socorros do curso de Enfermagem da UNIFIPA e dirigida aos professores da Rede Municipal de Ensino de Catanduva, por meio da Secretaria de Educação. O evento visa trocar experiências quanto à prevenção da COVID-19 e os cuidados que os professores deverão tomar na retomada das atividades presenciais nas escolas e berçários do município de Catanduva.Os temas abordados serão O que é COVID-19? Quais são os sinais, sintomas e complicações; Formas de transmissão - aerossóis e gotículas; Diagnóstico dos exames existentes para detecção; Tratamento da COVID-19; Prevenção da COVID 19 dentro das escolas; entre outros.    Nesta transmissão estão envolvidos os alunos que participam da Liga Acadêmica de Primeiros Socorros, sob supervisão das docentes Profa. Ma. Taís Pagliuco Barbosa, Especialista Giovana Spina e Janaína Ornelas e curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino. “Neste processo de realização de aulas remotas estamos todos em processo de aprendizagem, por isso, retomar gradualmente as atividades presenciais nas escolas requer adaptações e ações necessárias à garantia da higiene, saúde e bem-estar, bem como normas de prevenção contra o novo Coronavírus”, ressalta Taís Pagliuco Barbosa.    Todas as orientações serão feitas on-line através da página oficial do Facebook da Secretaria de Educação de Catanduva @educacaocatanduva.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/09/2020 por Alan Gazola

ACADEMIA UNIFIPA CONTINUA COM AULAS ONLINE

Ainda há vagas para as modalidades alongamento, pilates e treino funcional. Diante das restrições e medidas de isolamento para frear o avanço do novo Coronavírus, a academia de treinamento funcional e qualidade de vida da UNIFIPA continua oferecendo suas atividades em modo online. Os exercícios são realizados sem uso de aparelhos profissionais, apenas com o peso do corpo ou objetos domésticos, como cabo de vassoura, cadeira, toalha, entre outros, garantindo contínua relação entre o profissional de educação física e o colaborador.  "Nossa intenção é continuar oferecendo o serviço com a melhor qualidade possível diante dessa realidade, sem que as atividades fossem interrompidas", explica Isabela Regina de Lima, profissional de Educação Física da instituição que relata que só nos meses de junho e julho mais de 120 alunos participaram das aulas remotas.  Algumas modalidades ainda estão com vagas disponíveis, como Alongamento e Pilates Solo, terça-feira e quinta-feira, às 17h30 e 18h, e Treinamento Funcional, 2ª, 4ª e 6ª, às 17h e 18h.  Informações, ligar (17)3311-3328. (Foto Ilustrativa)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA OFERECE CURSO DE APRIMORAMENTO EM PESQUISAS CIENTÍFICAS AOS ALUNOS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA – PROPEG realizará no próximo dia 29 de setembro (terça-feira) a oficina de formação ‘Pesquisa criativa: inovando na elaboração de projetos de pesquisa’, que será em modo online pela plataforma ZOOM (Android e IOS), às 18h. Tendo como público-alvo os alunos dos diferentes cursos da UNIFIPA, o evento servirá para estimular e aprimorar a qualidade das pesquisas científicas na Instituição.   A oficina será ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Ribeiro de Azevedo, que realiza assessoria estatística de projetos na instituição. Para o aluno se inscrever deverá acessar o link https://is.gd/PesquisaCriativaUNIFIPA. “É importante que o aluno se inscreva, pois haverá emissão de certificados aos participantes”, diz a Prof. Dra. Ana Paula Girol, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO - RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA COMUNICADO  RETOMADA SEGURA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS   O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA comunica que, cumprindo as determinações das autoridades Federais, Estaduais e Municipais, retornará parcialmente às suas atividades acadêmicas a partir do dia 21/09/2020, seguindo o Plano de Retomada das Aulas. De acordo com o Plano de Retomada das Aulas, bem como respeitando os limites e as normas de biossegurança estabelecidas pela OMS, na fase a qual nos encontramos, medidas foram tomadas para retorno das atividades de modo seguro e consciente. Para que o aluno possa seguir as orientações da instituição, disponibilizamos o Guia Virtual de Retomada Segura, que pode ser acessado através do link http://bit.ly/GUIA_RETOMADA. Esse material leva em conta tudo o que foi pesquisado sobre o ciclo de contaminação e propagação do novo Coronavírus, contemplando aspectos como vedação do comparecimento às atividades presenciais de pessoas que apresentem sintomas característicos da COVID-19, entre outros fatores, como condutas desde a sua saída da residência até o seu retorno. Contamos com a colaboração de todos! Venceremos juntos os desafios desta pandemia.   Catanduva (SP), 18 de Setembro de 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/09/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ENFERMAGEM PROMOVE 2º CICLO DE DEBATES INTERDISCIPLINARES COM FOCO EM SAÚDE MENTAL

Com palestras semanalmente em modo online, o evento abordará ações relacionadas à prevenção ao suicídio e da saúde mental, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi e Secretaria Municipal de Saúde.  Dando continuidade às ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA promove a segunda edição do Ciclo de Debates Interdisciplinares. O tema será “Para além do Setembro Amarelo”, abordando ações relacionadas à prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental, considerando a divulgação do Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro.  Com início neste dia 17 de setembro (quinta-feira) às 19h, pela plataforma online ZOOM, as rodadas de debates acontecerão semanalmente, com palestras de profissionais da Saúde Mental, por docentes do curso de Enfermagem e das parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Mahatma Gandhi.  O evento é direcionado aos docentes da área da saúde, alunos e egressos do curso de Enfermagem da UNIFIPA e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com emissão de certificados.  Acompanhe a programação:  Dia 17/09 (5ª feira) - 19hTema: “O cuidado com a pessoa com comportamento suicida e ações de prevenção”Palestrante: Enf. Kenny Paolo Ramponi (Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e Aprimoramento  em Saúde Mental Multiprofissional. Atua como consultor e palestrante, Enfermeiro no CAPS IJ III Heliópolis e na Educação Continuada do CAISM Pinel. Membro do DEPSM/ABEnSP).  Dia 23/09/2020 (4ª feira) – 19hTema: “Posvenção e o cuidado em saúde mental dos profissionais da saúde”Palestrante: Enf. Aline Conceição Silva (Mestre em Ciências da Saúde pela UFSJ São João Del Rei, Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e Membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio).  Dia 28/09/2020 (2ª feira) – 19hTema: “Articulação em rede na saúde mental”Palestrantes: Dra. Luciana Daniele Alarcon Dian (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva - FAMECA. Especialização em Saúde da Família pelo UNASUS FMUSP. Atuante em saúde da família desde 2004).Dra. Marceli Cezaretto (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA. Formação em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de SJRP - FAMERP, título de especialista em psiquiatria pelo CREMESP).Dra. Mariana Stuchi Graça (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva - FAMECA. Formação em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de SJRP - FAMERP e pós-graduada em Saúde Mental da Infância e Adolescência)  Dia 07/10/2020 (4ªfeira) – 19h Roda de Conversa sobre a “Utilização das Práticas Integrativas e Complementares na promoção da saúde mental” com graduandos da Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental do curso de Enfermagem – UNIFIPA. Mediadores: Profa. Ma. Luciana B. de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem – UNIFIPA; Prof. Me. Tiago Aparecido da Silva, docente do curso de Enfermagem – UNIFIPA e Coordenador Técnico da Associação Mahatma Gandhi; Profa. Dra. Maria Rita Braga, docente do curso de Enfermagem e Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental – UNIFIPA e Marcela Parente Bertin Monteiro, Coordenadora da Educação Permanente da Associação Mahatma Gandhi. (Foto: Divulgação)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 16/09/2020 por Alan Gazola

COMUNICADO UNIFIPA/FAMECA

O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA, após a 13ª atualização feita no dia 4 de setembro pelo Governo do Estado de São Paulo, quando permitiu que nossa região avance para a Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo de Flexibilização, COMUNICA algumas medidas em relação ao Plano de Retomada Segura das Atividades Presenciais. Clique na imagem abaixo para ler o Comunicado na íntegra.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/09/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA DIVULGA PROGRAMAS DE BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS NA CALIFÓRNIA/EUA

São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na instituição.  O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA está divulgando edital de processo seletivo aberto referente ao programa de 30 bolsas parciais de estudos na Califórnia (EUA), ofertado pela California State University, Northridge (CSUN) em conjunto com a University of La Verne (ULV) para alunos de São Paulo. O prazo final para as inscrições vai até o dia 20 de setembro, com solicitações de bolsa para julho de 2021 e janeiro/julho de 2022.Neste momento são oferecidos os dois programas: Conhecimentos e estratégias voltadas para a área da Administração e outro para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês de negócios, o ‘Business English – First Lessons’. Os cursos possuem as seguintes características:- Duração de três semanas (janeiro ou julho) com aulas e atividades em período integral; - Idioma integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa ‘Business English – First Lessons’ e nível a partir de intermediário para os demais programas. “O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração, no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês”, explica a Coordenadora do Núcleo de Internacionalização, Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti.Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail do Núcleo de Internacionalização international@unifipa.com.br ou preencher as informações no seguinte link: https://bit.ly/2QzIjbm  “São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados na UNIFIPA e espero que eles possam se interessar e aproveitar a oportunidade”, diz o Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela FEA/USP e representante da California State University, Northridge e da University of La Verne, que faz uma ressalva. “Aproveito para estender nossa oferta para que ex-alunos, professores e colaboradores da instituição também possam desfrutar de experiências internacionais ao abrigo de bolsas de estudos”.Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um módulo de inglês gratuito na Califórnia.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/09/2020 por Alan Gazola

ALEITAMENTO MATERNO E COVID-19 FORAM TEMAS DO IV SIMPÓSIO DE AMAMENTAÇÃO 2020

  O simpósio fez parte das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorrida de 17 a 21 de agosto deste ano, totalmente online. O curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou a tradicional Semana do Aleitamento Materno 2020, em parceria com a coordenação da Maternidade e Banco de Leite do Hospital Padre Albino e Secretaria de Saúde de Catanduva, com orientações online para mães e gestantes atendidas pela Rede Municipal de Saúde. Dentro desse calendário foi realizado o IV Simpósio de Amamentação no dia 20 de agosto, através do Instagram do curso de Enfermagem UNIFIPA, que contou com a participação de alunos, egressos, docentes e profissionais da área da saúde abordando o tema ‘Amamentação e COVID-19’.   “Neste ano levamos em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde que orienta que todas as mulheres grávidas, incluindo aquelas com infecção confirmada ou suspeita por COVID-19, devem ter acesso a cuidados centrados na mulher”, apontou a coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes (foto) e palestrante do Simpósio.    Também falando sobre os cuidados da mãe na hora da amamentação, a coordenadora da Maternidade do Hospital Padre Albino, Aline Cristina de Poli (foto), observou que “não há constatação científica significativa publicada que estabeleça nexo causal entre a transmissão do SARS-CoV-2 e a amamentação. Portanto, o aleitamento materno deve ser incentivado, independentemente de terem suspeitado, provável ou confirmado o COVID-19”. As mães devem ser orientadas quanto às precauções em lavar as mãos e usar máscara se tiverem tosse, além de desinfetar rotineiramente as superfícies em que tocaram (OMS, 2020).  (Fotos Divulgação)  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 26/08/2020 por Alan Gazola

ENFERMAGEM/UNIFIPA E HPA DIVULGAM ‘SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO’

O IV Simpósio de Amamentação também fará parte do calendário da Semana, que vai de 17 a 21 de agosto deste ano, totalmente online.  A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Agosto Dourado é o mês do Aleitamento Materno no Brasil, instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Pensando nisso, o curso de Enfermagem da UNIFIPA divulga a tradicional Semana do Aleitamento Materno 2020, em parceria com a Coordenação da Maternidade e Banco de Leite do Hospital Padre Albino e Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva.  O evento acontecerá de 17 a 21 deste mês, com orientações para gestantes e puérperas quanto ao aleitamento materno. “Serão realizadas orientações, via grupos do WhatsApp, para as gestantes do município, organizadas pelas graduandas da Liga de Enfermagem Materno-infantil, Liga de Saúde Coletiva, Coordenadoria da Maternidade e do Banco de Leite do HPA”, informa a Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem. IV Simpósio de Aleitamento Materno – Integrante do calendário da Semana, no dia 20 de agosto (quinta-feira), a partir das 19h30, acontecerá a 4ª edição do Simpósio de Aleitamento Materno, com transmissão ao vivo através da conta do Instagram oficial do curso @enfunifipa. O tema escolhido para este ano será “Amamentação e COVID-19”, com palestras da Prof. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes (coordenadora do curso de Enfermagem) e da Enfa. Aline Cristina de Poli (coordenadora da Maternidade do HPA).  O mês de agosto é conhecido como ‘Agosto Dourado’ por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.   (Foto 1: Prof. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, docente coordenadora do Curso de Enfermagem(Foto 2: Aline Cristina de Poli, Coordenadora da Maternidade do HPA) 
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 13/08/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA E IBS AMERICAS OFERECEM MINICURSO ONLINE SOBRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE PORTER

Com foco no estudo de caso da ‘Netflix’, além do certificado de participação os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School. O Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA divulga abertura de inscrições do minicurso gratuito online sobre ‘Estratégia Competitiva de Porter: Estudo de caso da Netflix’, oferecido com o apoio da CUOA Business School, para este mês de agosto. “Trata-se de uma oportunidade para aprender mais sobre como identificar e enfrentar seus competidores no mercado e desenvolver estratégias para fazer o seu negócio crescer”, diz o instrutor Prof. Ricardo Britto (foto), que também é Doutor em Administração pela USP.  Dirigido para alunos de cursos acadêmicos que envolvam a área de estratégias, o foco de estudo deste minicurso é a possibilidade do aluno entrar em contato com a teoria e estudar como a Netflix revolucionou a forma como o mundo assiste a filmes e séries, a partir de posicionamento de mercado transformador.  A IBS-Americas lança cursos mensais. São cursos rápidos realizados através da plataforma Canvas, com limite no número de acesso; com isso as vagas são limitadas. É equivalente a uma aula de 3 horas, com síntese da teoria sobre o tema e estudo de caso para que o aluno possa entender como esses conceitos funcionam na vida real. O curso começa com um vídeo de 10 minutos, seguido por artigo de 10 páginas nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, além de exame de conhecimento que contém 10 perguntas de múltipla escolha.  “Além do certificado de participação, os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na CUOA Business School”, informa a Profa. Giovana Vidotti, Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA.  Para fazer a inscrição o aluno deverá entrar no link https://bit.ly/netflix-mid e seguir as instruções.  (Foto Divulgação)
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/08/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ENFERMAGEM UNIFIPA PUBLICA E-BOOK ‘GUIA ILUSTRADO DE ANATOMIA HUMANA’ PARA ESTUDANTES

   O ‘Manual Básico de Anatomia: Guia ilustrado de Anatomia Humana para Estudantes de Enfermagem’ foi produzido pela docente responsável e membros da Monitoria de Anatomia do curso de Enfermagem da UNIFIPA.       O curso de Enfermagem da UNIFIPA lançou o 'Manual básico de Anatomia: Guia ilustrado de Anatomia Humana para Estudantes de Enfermagem'. Com conteúdo dirigido aos docentes enfermeiros, egressos e graduandos de Enfermagem, o manual ilustrado, em formato e-book, foi elaborado, no período de 2017 a 2019, durante as atividades de monitoria na disciplina Anatomia Descritiva e Noções de Topografia em laboratório de prática para estudo teórico-prático da anatomia humana. O livro permitirá ao estudante melhor conhecimento da Anatomia Humana, necessário para identificação de estruturas do corpo em perfeito funcionamento, além de desenvolver espíritos de observação científica e crítico na pesquisa em Anatomia Humana, estimulando-o a pensar sobre as inovações em material didático voltado ao ensino da Anatomia Humana.      Fizeram parte deste projeto a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, Pró-Reitora Acadêmica e de Graduação da UNIFIPA e responsável pela publicação, juntamente com as enfermeiras Adriani Izabel de Souza Moraes e Victória Larissa dos Santos (egressas do curso de Enfermagem da UNIFIPA) e graduandas Maria Eduarda Garcia Avanso Silva, Letícia Fernandes Cavalcanti e Maria Laura Macedo Leal, atuais monitoras da disciplina Anatomia Descritiva e Noções de Topografia do curso.      “Trata-se de material elaborado a partir de revisão da literatura especializada no decorrer das atividades acadêmicas de monitoria desenvolvidas por docente e graduandas do curso e tem por objetivo proporcionar o conhecimento dos conceitos fundamentais em Anatomia Humana a graduandos de Enfermagem, através do estudo teórico das estruturas que os constituem, bem como sua identificação na prática”, diz a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro.       O e-book ‘Manual Básico de Anatomia: Guia ilustrado de Anatomia Humana para Estudantes de Enfermagem’ é da Editora Novas Edições Acadêmicas e está à venda pelo site www.nea-edicoes.com    Para pedidos mencionar:  Título: Manual Básico de Anatomia: Guia ilustrado de Anatomia Humana para Estudantes de Enfermagem  ID do livro: 36322 ISBN do livro: 978-620-2-55782-5   (Fotos Divulgação – FPA)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/08/2020 por Alan Gazola

ALUNOS DO 4º ANO DE ENFERMAGEM/UNIFIPA APRESENTAM TCC VIA WEB

    Os alunos e docentes orientadores do curso de Enfermagem da UNIFIPA, mesmo em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, reinventaram a forma de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com o intuito de concluí-los até o final deste ano.      No último dia 16 de julho, os alunos do 4º ano do curso apresentaram seus projetos de pesquisa para a pré-banca de docentes, pela internet, via plataforma de lives ZOOM. “Todas as apresentações foram aprovadas com louvor”, disse a Profa. Ma. Luciana B. de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA.   (Fotos: reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 20/07/2020 por Alan Gazola

bcurso enfermagem


Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA