ALUNOS DO 4º ANO DE ENFERMAGEM/UNIFIPA APRESENTAM TCC VIA WEB

    Os alunos e docentes orientadores do curso de Enfermagem da UNIFIPA, mesmo em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, reinventaram a forma de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com o intuito de concluí-los até o final deste ano.      No último dia 16 de julho, os alunos do 4º ano do curso apresentaram seus projetos de pesquisa para a pré-banca de docentes, pela internet, via plataforma de lives ZOOM. “Todas as apresentações foram aprovadas com louvor”, disse a Profa. Ma. Luciana B. de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA.   (Fotos: reprodução)
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 20/07/2020 por Alan Gazola

FUNCIONÁRIOS DA UNIFIPA E COLÉGIO CATANDUVA RECEBEM TREINAMENTO PARA PLANO DE RETOMADA DAS AULAS

  Treinamento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, visando medidas a serem adotadas para que as aulas voltem de maneira segura, evitando a disseminação do COVID-19.     Os funcionários da UNIFIPA e Colégio Catanduva, mantidos pela Fundação Padre Albino, receberam treinamento especial nos dias 23 de junho, 7, 8 e 9 de julho, ministrado pelo Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT/FPA em parceria com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) dos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA).     Realizado nas dependências do Campus Sede da UNIFIPA, o objetivo principal foi orientar, treinar e preparar os funcionários quanto às medidas a serem tomadas para que as aulas voltem de maneira segura, mantendo a saúde deles e dos alunos diante da pandemia do Coronavírus. Esse procedimento faz parte do Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo, que visa o plano de retomada gradativa das atividades nas Instituições de Ensino Superior.     O treinamento foi organizado e ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho Ronaldo Costa, com a participação de Rosana Marcelino Brás e Fabiana Soares Pacheco, das CCIHs do HEC e HPA, respectivamente. “A Fundação Padre Albino não está medindo esforços para garantir que todas as normas necessárias sejam implantadas e as aulas voltem de maneira segura e tranquila”, salienta Ronaldo Costa.     No encerramento, Letícia Cavalcanti, aluna do curso de Enfermagem e integrante da Liga de Práticas Integrativas, realizou momento de relaxamento com o tema Saúde mental.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/07/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE É OFERECIDO PELA ENFERMAGEM/UNIFIPA

     A web aula inaugural aconteceu no dia 28 de abril, contando com professores de ampla experiência em Gestão no SUS.       Com o objetivo de qualificar o profissional, em sua área de formação, para identificar os principais problemas e cenários diversos que compreendem o campo da saúde, a coordenação de Pós-Graduação da Enfermagem da UNIFIPA iniciou o Curso de Especialização em Gestão em Saúde, com ênfase na Atenção Básica.     Dirigido para profissionais com formação de nível superior na área de saúde e afins, como Gestão Pública e Privada, o curso é coordenado pela Prof.ª Me. Aline Fiori dos Santos Feltrin e pela Coordenadora do curso de Enfermagem, Me. Luciana Braz de Oliveira Paes. Os estudos dos módulos estão acontecendo por método EaD, como explica a Prof.ª Me. Aline: “O curso conta com atividades online e presenciais. Como iniciamos durante a pandemia, adequamos o calendário para o desenvolvimento de aulas e conteúdo somente na modalidade à distância”.       Na última semana de junho encerrou-se o módulo 3, que tratava sobre Tecnologias de Informação em Saúde Coletiva e Epidemiologia e Bioestatística, ministrado pela professora convidada Me. Liliane Cristina Nakata (foto), Bióloga (UNESP) e Administradora Pública (UFU), especialista em Avaliação em Saúde (FIOCRUZ), Saúde da Família (UNIFESP) e Processos Educacionais (Sírio Libanês), mestre em Genética e Evolução (UFSCAR) e doutoranda em Saúde Pública (USP).       Neste mês de julho começam as atividades do Módulo 5, com o tema ‘Direito e Economia em Saúde Coletiva (Novo financiamento da AB)’, ministrado pelo professor convidado Dr. José Alexandre Buso Weiller (foto), diretor-geral da Fundação Juquery (Franco da Rocha) e graduado em Biomedicina pela UNESP, especialista em Administração em Saúde pelo Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROHASA) do HCFMUSP e FGV-EAESP.
Enfermagem
Publicado em 06/07/2020 por Alan Gazola

MONITORIA DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA DA ENFERMAGEM/UNIFIPA REVISA SEUS CONTEÚDOS EM LIVE

        No último dia 27 de junho foi realizada a primeira live da Monitoria de Bioquímica e Biofísica do curso de Enfermagem – UNIFIPA, direcionada aos alunos do 1° ano do curso. A live teve o objetivo de revisar o conteúdo da disciplina neste primeiro semestre e a aconteceu via Instagram.            A transmissão foi feita pelos alunos monitores Rafaela Oliveira (3° ano) e Eduardo Citolino (2° ano), com apoio da docente da disciplina Profa. Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti. “Neste momento tão difícil, a tecnologia nos aproximou, resultando em melhor entendimento do conteúdo de Bioquímica e Biofísica com melhores notas, além da linguagem moderna e rápida, que faz a matéria ser mais interessante para nossos alunos!”, disse a docente do curso.           Reuniões - A Monitoria de Bioquímica e Biofísica do curso de Enfermagem iniciou suas atividades em 2019, de modo presencial, com reuniões quinzenais entre monitores e alunos.     
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 02/07/2020 por Alan Gazola

ENFERMAGEM/UNIFIPA ABORDA A ‘ÉTICA EM ENFERMAGEM’ EM LIVE ESPECIAL

Graduados em Enfermagem, docentes e público em geral refletiram sobre competências éticas do enfermeiro e as legislações que regem a profissão.   No último dia 25 de Junho, pelo Instagram do curso, live com o tema “Ética em Enfermagem” foi realizada por docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA, com o objetivo de desenvolver as competências éticas necessárias para atuação do enfermeiro, bem como a atualização sobre o Código de Ética dos profissionais de enfermagem e Comissões de Ética em Enfermagem.   Mediada pela coordenadora do curso, Prof.ª Luciana Braz de Oliveira Paes, o encontro recebeu as convidadas Prof.ª Márcia Maria Menin (Curso de Direito/UNIFIPA) e a Enfermeira Coordenadora do Setor de Hemodiálise do Hospital Padre Albino, Marina Ferreira Caiuby. Direcionada para alunos e graduados do curso de Enfermagem, docentes e público em geral, “a live indicou os comportamentos mais adequados e os que devem ser evitados para que a categoria profissional não seja socialmente comprometida”, disse Luciana Paes. Fotos: Prof.ª Luciana Braz de Oliveira Paes recebeu as convidadas Prof.ª Márcia Maria Menin (Curso de Direito/UNIFIPA) e a Enf.ª Coord. Setor de Hemodiálise do HPA, Marina Ferreira Caiuby.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 29/06/2020 por Alan Gazola

ALUNAS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DE LIVRO SOBRE QUEIMADURAS

Capítulo “Cobertura de biocelulose utilizada no tratamento de queimaduras – um estudo de custo-efetividade” faz parte do livro digital lançado pela editora Epitya.              As alunas Ana Júlia Camargo, Jéssica Pagotto Manzano e Tatiane Veteri Coneglian, membros da Liga de Curativos do curso de graduação em Enfermagem/UNIFIPA, participaram da publicação de capítulo do livro digital “Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde”, da editora Epitaya, sob a orientação do Prof. Me. João Cesar Jacon, que ainda contou com a colaboração da Professora. Me. Tais Pagliuco Barbosa, da preceptora da UTQ Enf.ª Elisabete Banhos e do Enf. Cristiano Bispo dos Santos.             Segundo a Liga, a participação das alunas nesta publicação veio através da pesquisa sobre custo-efetividade de membranas de biocelulose no tratamento de queimaduras, realizada na UTQ do HPA, que também foi apresentada previamente no 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em 2018, na cidade de Curitiba/PR.             “Como uma grande conquista para a população acadêmica, nós gostaríamos de enfatizar a importante parceria com a Enf.ª Elisabete Banhos, preceptora do Ensino Clínico da Liga de Curativos da UTQ-HPA, neste trabalho”, ressaltaram as alunas.  
Enfermagem
Publicado em 25/06/2020 por Mauro Assi

ENFERMAGEM PROMOVE LIVE SOBRE PROCESSO DE ENFERMAGEM

Nesta terça-feira (09), o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através do seu Instagram, promoveu live onde foram feitas discussões para aprimoramento e atualização quanto à sistematização da assistência de enfermagem. De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Braz de Oliveira Paes, além dela participaram da live os docentes Aline Fiori dos Santos Feltrin e João César Jacon, que receberam a convidada Paula Buck, enfermeira doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP/SP e integrante do Comitê Científico da revista FUNEC.             A Profa. Luciana disse também que participaram da live alunos do curso de Enfermagem, graduados, docentes e público externo, cujo objetivo foi “a atualização e construção de conhecimento sobre o processo de enfermagem, ferramenta indispensável para atuação do enfermeiro”.  
Enfermagem
Publicado em 10/06/2020 por Mauro Assi

COMUNICADO – COVID-19 - UNIFIPA

  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), mantido pela Fundação Padre Albino - FPA, neste momento de transtornos culturais, sociais e econômicos, em virtude da Pandemia do Novo Corona Vírus – COVID 19, comunica aos alunos, professores e a quem possa interessar. Anexo        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/06/2020 por Willian

ENFERMAGEM PARTICIPA DE GRUPO DE PESQUISA SOBRE COVID-19

           As alunas da 4ª série do curso de Enfermagem da UNIFIPA participaram de grupo de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) sobre a “Identificação de diagnósticos de Enfermagem em pacientes com COVID-19”. No estudo foi utilizada a técnica de mapeamento cruzado com a literatura, com orientação do docente da UNIFIPA Prof. Me. João César Jacon e da docente da UFSCAR Profa. Dra. Anamaria Napoleão.             As alunas participantes do projeto são Ana Júlia Camargo, Suellen Cristina Martins de Macedo, Josiele Ramos Praisller e Mariana Brioto Fernandes Martins. “Esta parceria entre UFSCAR e UNIFIPA possibilitará o envolvimento das graduandas no desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao COVID-19”, ressaltou o Prof. João César Jacon.  
Enfermagem
Publicado em 04/06/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA LANÇA PROGRAMA COM DICAS DE LIVROS, FILMES E SÉRIES

          Neste período de isolamento social, a UNIFIPA, através do Apoio e Suporte Psicológico ao Discente, lançou o programa “UNIFIPA com Você”. No programa, a UNIFIPA oferece dicas de livros, séries e filmes para apoio e suporte aos estudantes, criando momentos de distração neste período de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O projeto é desenvolvido pela psicóloga e psicopedagoga Adriana Pagan Tonon e foi lançado no dia 06 de maio nas redes sociais da UNIFIPA.             Os vídeos são postados três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras) no Facebook, Instagram e Youtube da instituição. “Com as aulas presenciais suspensas e o isolamento social, esse projeto surgiu como forma de continuarmos a dar apoio e suporte para nossos alunos. A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ocupar nossos pensamentos, podendo ser bastante eficaz no controle da ansiedade e na manutenção da saúde mental”, ressaltou Adriana Tonon.             Ainda segundo a psicopedagoga, a escolha pelos docentes da instituição veio pelo fato das aulas presenciais estarem suspensas devido à pandemia e com o objetivo de manter os alunos em contato com os professores e aproximar os estudantes da UNIFIPA. “A indicação de um livro e um filme pelo docente mostra um pouco de seu gosto e suas caraterísticas pessoais fazendo esse estreitamento entre eles. A ideia também é que a família do aluno tenha essa proximidade através desses pequenos vídeos”, disse a psicóloga. Fotos: Dr. Ricardo Marchesim, Profa. Ma. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Profa. Dra. Ana Paula Girol e Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, docentes participantes do projeto.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/05/2020 por Mauro Assi

ENFERMAGEM PARTICIPA DE PUBLICAÇÃO DE LIVRO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS

                  As alunas da 3ª e 4ª séries de Enfermagem da UNIFIPA que integram a Liga de Curativos participaram da publicação do livro Protocolo Clínico para o Tratamento de Feridas, organizado pela enfermeira Cintia Nisikava de Moraes e  pelo Prof. Me. João César Jacon. O livro foi originado da produção do protocolo para tratamento de feridas da Secretaria Municipal de Saúde de Pindorama, em parceria com o Serviço de Tratamento de Feridas Complexas daquele município.             “Este livro está pautado nos princípios práticos para o tratamento de feridas de forma abrangente, embasado em referências bibliográficas atualizadas e pautadas em evidências científicas para esta prática. Um árduo trabalho realizado desde junho de 2019”, explicou o Prof. João César Jacon.             As alunas do curso de Enfermagem e membros da Liga de Curativos  Thaynara Marques Soares, Laura E. Netto; Ana Júlia Camargo,  Kayalem B Lopes, Mariana F. Mantovanelli, Ariadne R. Santos e Maria Eduarda G. A. da Silva participaram do projeto.    
Enfermagem
Publicado em 05/05/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENFERMAGEM DESENVOLVEM MATERIAL SOBRE HIGIENE DAS MÃOS

               Os alunos do 1º ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA desenvolveram campanha digital sobre a importância da higiene de mãos. O folder digital comemora o Dia Internacional de Higiene de Mãos (5 de maio). A atividade de extensão foi desenvolvida pelos acadêmicos na disciplina de Fundamentos do Cuidado em Enfermagem I, sob a orientação da Profa. Dra. Maristela Ap. Magri.             Os alunos foram divididos em 11 grupos com seis  integrantes cada. Cada grupo desenvolveu um pôster digital sobre a importância da higiene das mãos. Os post serão divulgados no Facebook  e Instagram pelos próprios alunos.  
Enfermagem
Publicado em 04/05/2020 por Mauro Assi

NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INFORMA SOBRE BOLSAS DE ESTUDOS PARCIAIS NA EUROPA

            A Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, responsável pelo Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, recebeu do Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela FEA/USP e representante da Pearson College London e da CUOA Business School, a informação que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School para alunos de São Paulo. Podem participar alunos da graduação da UNIFIPA regularmente matriculados. De acordo com Prof. Ricardo, o objetivo desses programas “é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional, objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje”. Neste momento são oferecidos os seguintes programas: Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London) International Management & Leadership** (CUOA Business School) Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)                       Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School) Creativity, Innovation & Entrepreneurship** (CUOA Business School)                             * Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente. **Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça. Os cursos têm as seguintes características: - duração de três semanas em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral; - idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas; - processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 36 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 12 para Londres e 24 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Prof. Ricardo informa ainda que neste momento estão sendo acolhidas solicitações de bolsa para janeiro e julho de 2021 e 2022. Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link: https://bit.ly/3auNUaA O prazo se encerrará no dia 17 de maio e serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos. Por fim, Prof. Ricardo convida para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram estes programas: CUOA Business School – https://bit.ly/3ahUnp6 Pearson College London - https://bit.ly/34OabyM             Mais informações podem ser obtidas com a Profa. Giovana no Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, fone 3311-3361.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 30/04/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ANTECIPA RECESSO ESCOLAR

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) antecipou o recesso escolar, que será de 02 a 17 de maio, com retorno no dia 18. A medida foi tomada diante da continuidade do isolamento social e da prorrogação de suspensão das aulas presenciais. A Instituição informa que diante de qualquer mudança no cenário da pandemia do COVID-19 as diretrizes poderão ser mudadas antes e após o retorno do recesso. “Estamos passando por um momento inusitado, complexo, imprevisível e, sobretudo, desafiador. Diante deste contexto, a instituição se adaptou à situação optando por seguir orientações do MEC e SEMESP, de substituição das disciplinas presenciais por aulas remotas que utilizem os meios de tecnologias de informação e comunicação – TICs. E diante da publicação da Portaria Nº 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga por mais trinta dias a substituição das aulas presenciais por aulas remotas, decidimos por uma proposta de antecipação do recesso escolar, com adaptação do calendário escolar”, ressaltou a pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro. Confira o comunicado e o calendário escolar no link: http://www.unifipa.com.br/site/documentos/comunicado_calendario.pdf  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaMedicinaPedagogia
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FUNDAÇÃO TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS PARA ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DE SUAS UNIDADES

            A Fundação Padre Albino, seguindo orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscara sempre que for necessário ao sair de casa (ir ao trabalho, supermercado, farmácia, dentre outros lugares), SOLICITA que a partir do dia 25/04/2020, próximo sábado, TODOS os pacientes, acompanhantes, motoristas de ambulância e qualquer outra pessoa que precise entrar nas dependências do AME, Centro Cultural Padre Albino, Colégio Catanduva, Hospital de Câncer de Catanduva, Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino, PAS, Recanto Monsenhor Albino e UNIFIPA deverão utilizar máscara, podendo ser de tecido, vindo já de casa com a mesma.
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/04/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DO 4º ANO DE ENFERMAGEM REALIZAM O PROJETO “TUTORIA DE ACOLHIMENTO”

Os alunos do 4º ano de Enfermagem da UNIFIPA iniciaram o projeto “Tutoria de acolhimento” com os alunos do 1º ano durante a quarentena da pandemia do Coronavírus. O objetivo do projeto é acolher e manter vínculo com os novos alunos do curso. Os encontros acontecem por um grupo de whatsapp, devido as recomendações quanto ao  isolamento social. Ali o tutor esclarece dúvidas dos alunos, assim como aconteciam no Campus da UNIFIPA em momentos de dificuldade. “Este projeto também está  embasado nos efeitos psicológicos da quarentena durante o período da pandemia”, explicou a coordenadora do curso, Luciana Braz de Oliveira Paes.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 15/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

COMUNICADO AOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FARMÁCIA E MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, REFERENTE À AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, por este intermédio, comunica os alunos do Curso de Medicina, Enfermagem e Farmácia desta instituição, a publicação do Edital nº 4, do Ministério de Saúde de 31 de março de 2.020, conforme abaixo, que operacionaliza a execução de ações estratégicas para o enfrentamento à Covid-19, através do programa “O Brasil Conta Comigo”. O referido edital permite a atuação dos alunos do 5º e 6º anos de graduação em Medicina, assim como o 4º ano de graduação em Enfermagem, para estágios obrigatórios, através de cadastramento compulsório por parte do aluno, para as ações estratégicas de que trata o referido edital e conforme Portaria nº 492, de 23 de março de 2.020, do Ministério da Saúde. Poderão atuar, ainda, como voluntários, nos termos do referido edital e portaria, também os alunos do 1º ao 4º ano do Curso de graduação em Medicina e do 1º ao 3º ano do curso de graduação em Enfermagem, 1º ao 2º ano do curso de graduação em Farmácia. Recomendamos a leitura do edital, notadamente o disposto no item “3. DO CADASTRAMENTO DE ALUNOS”.   Catanduva, 03 de abril de 2.020. NELSON JIMENES  REITOR Leia o edital completo: Clique aqui
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagemFarmáciaMedicina
Publicado em 03/04/2020 por Raphael

ALUNOS DE ENFERMAGEM COLABORAM COM O MUNICÍPIO NA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Os alunos do 4º e último ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria da Saúde de Catanduva, estão vacinando idosos acima de 60 anos contra a gripe. Além das 23 Unidades de Saúde foram estabelecidos mais seis pontos estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.   Para atender idosos que não têm condições físicas para saírem de casa, a vacinação também foi estendida ao domicilio. A primeira etapa de vacinação foi iniciada no dia 23 de março último e se estende até 15 de abril.    
Enfermagem
Publicado em 02/04/2020 por Mauro Assi

FPA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO AMIGOS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS

A Fundação Padre Albino iniciou campanha de arrecadação de insumos para o atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19. Denominada “Amigos da Fundação Padre Albino Unidos contra o Coronavírus”, a campanha concede o Selo Amigo da FPA às pessoas e empresas que colaborarem com essa importante causa.   Os materiais necessários para o auxílio no manejo dos pacientes e funcionários são água sanitária, álcool gel 70%, bucha de pia dupla face, detergente líquido, esponja de aço, Hipoclorito 12%, inseticida aerossol, luvas de limpeza, papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido, saco de algodão cru para pano de chão, saco de lixo, máscara cirúrgica branca descartável, máscara N95 ou PFF2, touca descartável, óculos de proteção individual, protetor fácil de acrílico, avental descartável impermeável de manga longa, macacão de manga longa com capuz descartável impermeável, caixas de luva nitrílica descartável de cano longo, caixas de luvas de procedimento, pares de propé, pares de bota descartável impermeável de cano longo, pares de bota de PVC de cano longo, entre outros. O valor estimado de todo o material, inclusive com os leitos adicionais criados para tratar o novo coronavírus, é de 3 milhões de reais mensais.   Se você quiser fazer parte dos Amigos da Fundação Padre Albino a ajudar salvar vidas e combater o coronavírus acesse www.fundacaopadrealbino.org.br, clique no banner da campanha e faça sua doação a partir de R$ 20 por PagSeguro ou depósito bancário ou entre em contato pelo 17 3311-3365 ou 99789-8343 para doações de insumos.   “A sua ajuda é muito importante neste momento. Estamos travando uma batalha pela vida. A primeira medida preventiva, que é a de ficar em casa, a população já está tomando; agora temos que tratar os pacientes suspeitos e contaminados, garantindo a saúde dos profissionais das diversas áreas que estão na linha de frente atuando no atendimento e manejo dos pacientes, na limpeza e desinfecção, no transporte, na alimentação e na manutenção dos hospitais da Fundação Padre Albino para que tenhamos o melhor desempenho e  bons resultados nesse combate. Estamos prontos para o enfrentamento, mas precisamos da ajuda das pessoas para pagar o material necessário para o tratamento”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes.
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/04/2020 por Marcella Milani

EM TEMPOS DE PANDEMIA, DOCENTE DA UNIFIPA DÁ DICAS SOBRE DIETA

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global e torna-se essencial a adoção das medidas preventivas e protetivas indicadas pelo Ministério da Saúde.   De acordo com a Profa. Me. Maria Angela Figueiredo Tuma, docente de Nutrição nos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem da UNIFIPA, não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações de dietas ou alimentos milagrosos. “Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças”, disse Maria Angela. Ela lembra que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim é preciso ter alimentação equilibrada e estilo de vida saudável!   De acordo com Profa. Maria Angela, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade e informa quais são, inclusive ressalta que devem fazer parte do nosso prato:   - Vitamina D: peixes e ovos;   - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;   - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;   - Vitamina C: a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias. São alimentos ricos o kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa. 100 ml de suco de laranja pera fornece 73,30 mg de ácido ascórbico, sendo que a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens.   - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;   - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;   - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;   - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;   - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.   Por fim, Profa. Maria Angela diz que também é fundamental a boa hidratação. “Não é o momento de dietas restritivas; utilize bons cereais integrais (raízes, legumes e frutas); evite alimentos industrializados; coma comida de DEUS”, recomenda, acrescentando que é importante ter bom sono, intestino saudável e atividade física regular!  Foto: Profa. Maria Angela Figueiredo Tuma
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 31/03/2020 por Mauro Assi

52 ANOS DE FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/03/2020 por Marcella Milani

SAÚDE DOS RINS PARA TODOS

         A equipe do Serviço de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Padre Albino, em parceria com docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA e a nefrologista Dra. Luciana S. Devito Grisotto, realizou atividades de orientação alusivas ao Dia Mundial do Rim nos dias 11 e 12 de março. As ações foram realizadas para os pacientes e acompanhantes dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, no período matutino, e na UNIFIPA, para alunos e funcionários, no período noturno, a fim de identificar fatores de risco e orientar quanto à prevenção de doenças renais e o impacto do tratamento na vida dos pacientes.             O Dia Mundial do Rim é sempre comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, com o tema “Saúde dos rins para todos”, e tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Neste ano foi comemorado em 12 de março.             “A doença renal crônica (DRC) caracteriza-se por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido necessitando, para manutenção da vida do indivíduo, de tratamento por meio da diálise ou transplante renal”, explicou Dra. Luciana, ressaltando que “são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.  
Hospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 18/03/2020 por Mauro Assi

COVID 19 - UNIFIPA EMITE COMUNICADO

COMUNICADO Nº 1/2020 – COVID-UNIFIPA  Tendo em vista o Comunicado SEMESP (1) de 14 de março de 2020, em função da recomendação do Governo do Estado de São Paulo, utilizando-se para tanto dos critérios do Parecer CNE/CEB nº 19/2009 ou, alternativamente, da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, sobre a adoção da modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Sugere-se que, durante esse período de crise, sejam cancelados quaisquer tipos de eventos que resultem na aglomeração física de pessoas e, ao mesmo tempo, seja reforçada a utilização de recursos tecnológicos através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA UNIFIPA, como forma de registro das atividades e de atenuar os prejuízos à continuidade das atividades letivas, devendo ser aplicados planos de aulas remotas como sugerido em cumprimento à Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Fica determinado: a)    Suspensão ou adiamento dos eventos científicos, culturais e desportivos, assim como as atividades em bibliotecas e salas de estudo, visitas externas, como a museus, e a utilização da infraestrutura cultural e esportiva da instituição, como anfiteatros, ginásios e salas de projeção; b)    Suspensão ou adiamento de todas as deslocações profissionais ou acadêmicas nacionais ou internacionais; c)    Substituição do atendimento das cantinas para oferta de serviço exclusivo de “take-away” (compra e retirada – “para levar”), evitando a abertura dos espaços comuns; d)    Implementação de programas de desmaterialização e digitalização de processos, a fim de diminuir e evitar contatos pessoais, como os atendimentos na secretaria acadêmica. e)    Identificação dos grupos mais vulneráveis para implementação de “home office”, conforme orientação Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino. f)     Higienização com maior frequência dos locais onde há maior risco de transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, bem como disponibilização de álcool gel em todos os locais de trânsito de alunos e funcionários. g)    Elaboração de um amplo e abrangente plano de comunicação, para conscientização sobre a prevenção e segurança de toda a comunidade acadêmica. Em reunião realizada na data de hoje o Comitê COVID-UNIFIPA deliberou, a partir de 17 de março de 2020, que segue: 1.    GRADUAÇÃO 1.1 – Cursos da área de saúde a)    Curso de Enfermagem: Para os alunos do 1º e 2º séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Medicina: Todas as atividades para os alunos da 1ª e 2ª séries estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ambulatórios e atividades nas unidades de saúdes) estão mantidas. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades. Para os alunos da 5ª e 6ª séries as atividades estão mantidas, cabendo ao Colegiado do Curso e a Comissão de Internato discutir as devidas adequações. c)    Curso de Biomedicina: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Farmácia: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.2 – Cursos das áreas de humanas a)    Curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura): Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Direito: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. c)    Curso de Administração: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Pedagogia: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.3 – Curso da área de exatas a)     Curso de Engenharia Agronômica: Para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.   2.    ESTÁGIOS INTERNACIONAIS: Estão suspensos para os nossos alunos de graduação e para o recebimento de intercambistas.   3.    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES: Mantida as atividades normais.   4.    RESIDÊNCIAS MÉDICAS E APRIMORAMENTOS: As atividades práticas e plantões estão mantidos. As atividades teóricas estão suspensas podendo ser realizadas por meio remoto ou repostas quando possível.   5.    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Aulas presenciais estão suspensas. As pesquisas devem ser mantidas. Todos os alunos que se encontram no exterior estão sendo acompanhados pelos coordenadores e deverão seguir as orientações da vigilância sanitária quando do seu retorno.   6.    ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: Estão mantidas. Devendo ser observadas as informações prestadas pelo setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.   7.    ORIENTAÇÕES GERAIS: Todos os eventos devem ser adiados. As atividades desenvolvidas nos hospitais de ensino e nos serviços de saúde do município estão subordinadas ao modo de funcionamento destes equipamentos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo. As deliberações do COVID-UNIFIPA estarão alinhadas com as determinações destes serviços. Todos que estejam desenvolvendo atividades nos serviços de saúde devem seguir as recomendações da Vigilância Sanitária para os profissionais de saúde.   8.    BIBLIOTECA: As bibliotecas ficarão com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h, apenas para retirada e devolução do acervo.   9.    SERVIÇO DE FOTOCÓPIA: o serviço de fotocópia ficará com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h.   10. CENTROS ACADÊMICOS E ATLÉTICAS: estão suspensas todas as atividades por tempo indeterminado.   11. RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: terão os atendimentos mantidos.   O Comitê COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder o mais prontamente possível às mudanças de cenário. Na presente reunião foi definido o Fator de resposta considerando o risco definido pelo ECDC (2) risco nível 0 (zero - situação sem casos identificados na UNIFIPA, mas casos identificados e/ou transmissão no Brasil) tendo como resposta a vigilância.   COVID-UNIFIPA Catanduva, 16 de março de 2020.     Mag. Nelson Jimenes Reitor Centro Universitário Padre Albino     Profª. Drª. Maria Cláudia Parro Pró-Reitoria Acadêmica e de Graduação Centro Universitário Padre Albino (1) SEMESP -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. (2) Europaen Centre for Disease Prevention and Control.Outbreak of novel coronavirus diseases 2019(COVID-19); increased transmission globally – fifth update, 2 march 2020.ECDC; 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

CORONAVÍRUS UNIFIPA: FAKE NEWS

A UNIFIPA informa que a nota que está circulando informando sobre caso de Coronavírus na instituição é Fake News. Nota semelhante está sendo postada com nomes de outras instituições de ensino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 13/03/2020 por Marcella Milani

PROJETO DNA: UNIFIPA MINISTRA TREINAMENTO PARA ALUNOS INGRESSANTES

               Neste dia 11 de março, às 17h00, a Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti ministrou aula sobre DNA e paternidade para os 12 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Biomedicina da UNIFIPA que participarão do Projeto DNA em 2020. Em seguida, no Laboratório de Enfermagem, a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maristela Magri, realizou o treinamento prático com os alunos, com orientações sobre coleta de material biológico para o exame de DNA.             De acordo com a Profa. Maristela, o treinamento teve o objetivo de preparar os acadêmicos para a coleta do material biológico, de modo a seguir as normas de biossegurança com relação ao destino adequado ao resíduo gerado durante a coleta, oferecer a eles formação em saúde pautada no princípio de responsabilidade social, imergindo na problemática social relativa aos direitos civis relacionados à paternidade, e estimular a formação com conhecimento e preparo para atuação no mercado de trabalho.             A Profa. Maristela informa, ainda, que o Projeto Institucional DNA da UNIFIPA iniciou suas atividades a partir da inauguração, em 24 de julho de 2015, da Unidade Descentralizada das Perícias de DNA, que está alocada no CEJUSC. “As coletas ocorrem uma vez por mês e o material biológico é enviado ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para realização do exame”, acrescenta ela. “Os cidadãos podem buscar o serviço de coleta de DNA, para confirmar ou negar paternidade, através da via judicial, por meio de um advogado que ingressará com ação judicial (processual) indo até a Defensoria Pública/OAB para nomeação de advogado ou constituindo advogado particular; também podem buscar o CEJUSC Pré-Processual”, finaliza Profa. Maristela.    
Enfermagem
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA TEM 30 BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS EM NEW YORK

            O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA informa que estão abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany, para alunos de São Paulo. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade, ao aluno, de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).             Segundo a coordenação do Núcleo, Profa. Dra. Giovana Vidotti, neste momento são oferecidos os seguintes programas: Strategic Thinking; Marketing & Value Management; Corporate Financial Management; Competitive Project Management. “Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação e dois contatos com executivos locais, sendo uma visita a empresa e uma visita opcional à ONU New York”, informou ela. Para alunos que desejam desenvolver-se apenas no idioma inglês, a universidade disponibiliza o programa Business English – First Lessons, voltado para o inglês para negócios.             Os cursos têm as seguintes características: duração de três semanas em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral; idioma integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível a partir de intermediário para os demais programas; requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em New York. Há 30 bolsas disponíveis para a UNIFIPA. Neste momento as solicitações de bolsa são para julho de 2020 e janeiro e julho de 2021 e 2022.             Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail international@unifipa.com.br O prazo termina no dia 22 de março e serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/03/2020 por Mauro Assi

DIA DA MULHER: ENFERMAGEM REALIZA ATIVIDADE NO CONJUNTO ESPORTIVO

           O curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Saúde Coletiva (LSC), promoveu atividade de Educação em Saúde pelo Dia Internacional da Mulher no último dia 05 de março no Conjunto Esportivo João Crippa, em Catanduva, direcionada às mulheres frequentadoras daquele equipamento público. Cinco alunos, orientados pela Profa. Aline Fiori dos Santos Feltrin, realizaram aferição de pressão arterial, de medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal e deram orientações de saúde.               No período foram atendidas 30 pessoas, sendo 27 mulheres e 03 homens, e o resultado final apontou com IMC normal, 05 pessoas, 16,5%; com IMC acima do peso, 12 pessoas, 40%; com IMC obesidade 1, 06 pessoas, 20%; com IMC obesidade 2, 02 pessoas, 7%. Dessas pessoas, ainda, portadoras de HAS (hipertensão arterial), 20, 66,6%; portadoras de DM (diabetes mellitus), 05 pessoas, 16,6%, e sem patologias crônicas, 09 pessoas, 30%.    
Enfermagem
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENFERMAGEM ORIENTAM SOBRE CORONAVÍRUS EM ESCOLA ESTADUAL

          Os alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA Diego Henrique de Souza, Karen Romanini e Maria Emília de Almeida Aniquiarico orientaram estudantes da Escola Estadual Vitorino Pereira no dia 21 de fevereiro. Com a supervisão da Profa. Vanessa M. B. Schiesari, as orientações foram sobre doenças respiratórias com ênfase no Coronavírus.             A ação integra as atividades de extensão do curso, bem como a atuação do enfermeiro na promoção de saúde mediante o mercado de trabalho.    
Enfermagem
Publicado em 05/03/2020 por Mauro Assi

LINHA DO TEMPO DE PADRE ALBINO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO

             A vida e obra de Padre Albino, resumidas em Linha do Tempo, estão disponíveis no portal da Fundação Padre Albino, acessível através do endereço http://www.fundacaopadrealbino.org.br, na parte inferior direita.             A linha do tempo começa em 1882 com o nascimento de Albino Alves da Cunha e Silva em Portugal, passando por sua chegada a Catanduva, em 1918, suas obras, seu falecimento, em 1973, e a continuidade de seu trabalho, através dos membros do Conselho de Curadores, até 2019, com a inauguração do Serviço de Radioterapia.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEBE INSCRIÇÕES PARA SEU VESTIBULAR AGENDADO 2020 ATÉ 07/03

            A UNIFIPA está com inscrições abertas, gratuitas, até o dia 07 de março, para o Vestibular Agendado 2020 para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             O candidato poderá agendar a prova digital presencial através do 0800-772-5393 escolhendo o dia e horário. O candidato terá acesso ao resultado no mesmo dia, em até duas horas após a prova, acessando o site www.vestibularonline.com.br e também através de seu e-mail.             A diretora de Educação da Fundação Padre Albino, Cristiane Oliveira, disse que o candidato que aproveitar esta chance também deve conhecer a política de descontos da UNIFIPA.                        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA NOMEIA PRÓ-REITORA ACADÊMICA E DE GRADUAÇÃO E COORDENADORA DO CURSO DE ENFERMAGEM

          O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, nomeou a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso de Enfermagem, para o cargo de pró-reitora acadêmica e de graduação, e a Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem.             A Profa. Maria Cláudia é Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina de Rio Preto/FAMERP em 1997, com Aprimoramento em Enfermagem em Nefrologia (1999), Enfermagem do Trabalho (2003) e Especialização em Enfermagem Pediátrica (2005), todas pela FAMERP, Mestrado em Enfermagem Fundamental (2008) e Doutorado em Ciências da Saúde (2013) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP, além de Especialização em Educação Permanente em Saúde em Movimento (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).             Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Informática e Enfermagem (NEPIEn), cadastrado no CNPq, Profa. Maria Cláudia também é membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIFIPA), membro da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES) do Noroeste Paulista da DRS-XV São José do Rio Preto, desde 2014, e membro do Comitê Gestor da UNIFIPA nos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) no município de Catanduva (2016- 2017).  Profa. Luciana Paes              A nova coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA é Enfermeira graduada pela Fundação Educacional de Fernandópolis em 2002, com especialização em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/FAMERP (2004), mestrado em Enfermagem pelo Programa de pós-graduação da FAMERP (2017) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR.             Integrante do Grupo de Estudos no Cuidado Interdisciplinar à Saúde da Mulher/UFSCar, Profa. Luciana tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica. Atuou nos hospitais da Fundação Padre Albino durante 16 anos, foi coordenadora da Maternidade do Hospital Padre Albino e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem dos hospitais. Desde 2015 exerce atividades docentes na UNIFIPA, em aulas teóricas e práticas. Foi presidente da Liga Materno Infantil do curso de Enfermagem. Fotos: Profa. Dra. Maria Cláudia e Profa. Me. Luciana.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/02/2020 por Mauro Assi

ENFERMAGEM REALIZA O III ENCONTRO DE LIGAS

          No dia 05 de fevereiro, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou o III Encontro de Extensão Científica das Ligas de Enfermagem (EDECE) no Anfiteatro Padre Albino, com a participação de alunos, egressos e comunidade. O encontro teve a participação da Liga de Enfermagem e Semiologia, Liga de Curativos, Liga de Enfermagem Materno/Infantil, Liga de Práticas Integradas, Liga de Segurança do Paciente, Liga de Saúde Coletiva e Projeto DNA.             O objetivo foi divulgar os trabalhos sociais de extensão que contribuíram para a produção científica dos alunos. “Além da divulgação das atividades de extensão científica das ligas acadêmicas, o encontro fez parte da recepção dos alunos ingressantes. Egressos do curso de 2019 receberam  os alunos ingressantes, compartilhando suas experiências exitosas na aprovação em concursos e inserção no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes.             Participaram do EDECE as egressas  Adriani Izabel de Souza Moraes, Victória Larissa dos Santos e Tais Vaz, formadas em 2019, que já estão no mercado de trabalho e no encontro contaram suas experiências exitosas.    
Enfermagem
Publicado em 11/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEPCIONA ALUNOS PARA INÍCIO DO ANO LETIVO

          O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) recepcionou, no dia 03 de fevereiro último, em três períodos, 720 alunos para início do ano letivo de 2020. Alunos do curso de Medicina no período da manhã e à tarde alunos do 5º e 6º anos  e no período noturno para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             No período da manhã, os alunos do 1º ano do curso de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, a diretora de Educação da Fundação Padre Albino (FPA), Cristiane Procópio de Oliveira, a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol e pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti. Em seguida, a Profa. Esp. Alda Nascimento Batista fez uma apresentação sobre Libras e o Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi ministrou palestra motivacional para os novos alunos. Para encerrar as atividades, na Sala de Ginástica e Lutas do Complexo Esportivo da UNIFIPA apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara, que mostraram um repertório do clássico ao popular.             No período da tarde, no Anfiteatro Padre Albino, os alunos do 5º e 6º anos de Medicina foram recepcionados pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação, Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela diretora da Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Rocha Bugatti, pelo diretor técnico do Hospital Padre Albino (HPA), Dr. Luís Fernando Colla da Silva, pelo diretor técnico do Hospital Emílio Carlos (HEC), Dr. Jussemar Roces Rios, e pelo coordenador do Internato, Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.             No período noturno, no Campus São Francisco, para os cursos de Administração e Direito, houve apresentação de violoncelo e violino com os musicistas Misael Pereira Salustiano e Ana Clara. Para o curso de Administração, o coordenador do curso Prof. Me. Antônio Agide Mota Júnior proporcionou a palestra com o egresso Luís Francisco Santana, consultor empresarial, professor e sócio proprietário do Átomo (Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional). Já para o curso de Direito, o coordenador Prof. Dr. Luís Antônio Rossi desejou boas-vindas para os ingressantes no 1º ano.             No Campus Sede, na quadra do Complexo Esportivo da UNIFIPA, os alunos foram recebidos pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, pela diretora de Educação Cristiane Procópio de Oliveira, pela pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, pela coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, pelo coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz, pelo coordenador do curso de Educação Física Licenciatura, Prof. Esp. José Cione Neto, pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes, pelo coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, pela coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno e pela coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana.             Na sequência, apresentação da Cia Jovem Alexandre Mendes Ballet, com a participação de oito bailarinos, seguida de alongamento com a Profa. Júlia Faria, aluna do curso de Medicina da UNIFIPA, que desenvolve o projeto Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP). Para finalizar a noite, show musical da dupla João Felix e Júnior. Foto: Profa. Ana Paula, ao fundo, com aluna de projeto de pesquisa.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/02/2020 por Mauro Assi

ACADEMIA DA UNIFIPA RETOMA ATIVIDADES NO DIA 3 DE FEVEREIRO

A academia do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) retoma as atividades neste dia 3 de fevereiro. Atualmente, a academia oferece programas de exercícios físicos de musculação em variados horários. As matrículas estão abertas para funcionários da Fundação Padre Albino (FPA) e alunos da UNIFIPA; há vagas disponíveis em apenas alguns horários.             O horário de funcionamento é das 10 às 14 horas e das 15 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. “Quem preferir tirar algumas dúvidas previamente pode ligar no ramal 3517 da academia, a partir de segunda-feira (3). Em março abriremos as turmas de treinamento, que ainda não foram definidas”, explicou o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Me. Igor Augusto Braz.  
Centro Universitário Padre AlbinoEducação Física - Bacharelado
Publicado em 31/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ABRE VAGAS PARA TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2020

As inscrições para as vagas de transferência para o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) estão abertas de 20 a 30 de janeiro. A UNIFIPA oferece vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. O candidato deve procurar a secretaria de cada curso, das 8 às 21 horas.   As vagas disponíveis estão publicadas, através de editais, no site da UNIFIPA, no endereço eletrônico http://unifipa.com.br/site/59-vagas-para-transferencia. Os resultados serão divulgados no dia 3 de fevereiro. Os documentos necessários para solicitação da vaga também estão disponíveis nos editais, assim como o endereço das secretarias dos cursos.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/01/2020 por Mauro Assi

REMATRÍCULAS 2020 SÃO PRORROGADAS ATÉ 31 DE JANEIRO

       As rematrículas para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro.             O atendimento no Campus Sede é das 8 às 21 horas e no Campus São Francisco das 13 às 17 horas e das 18 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/01/2020 por Mauro Assi

UM MUNDO BEM MELHOR

             A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último, no complexo esportivo da UNIFIPA, a sua festa de confraternização de 2019. A festa proporcionou duas surpresas que emocionaram a todos.             A primeira foi um flash mob feito pelo grupo Sobrado Verde, interpretando a versão da música “Um mundo bem melhor”, que fala de amor, sonhos, união. Aos poucos, os funcionários foram entendendo o que estava acontecendo e integrando-se à ação. De mãos dadas fizeram uma grande roda, envolvendo os quatro integrantes do Sobrado Verde, batendo palmas e erguendo as mãos, formando um grande coro. Veja como foi pelo link https://www.youtube.com/watch?v=HH4WZTFWr58    
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/01/2020 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO PROFISSIONALIZA SUA GESTÃO

            O processo começou em 2012 e como disse o então presidente do Conselho de Administração, Dr. Antonio Hercules, “é preciso um novo modelo de governança, que seja menos individualista e concentrado e mais moderno, transparente, que traga mais segurança e que responda aos anseios de todos os envolvidos, inclusive da nossa comunidade que dela se serve”.             Após sete anos e muitas gestões da Diretoria Administrativa, à frente Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, em 1º de janeiro último foi empossada a nova Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, constituída por funcionários de carreira e com longa experiência administrativa: Reginaldo Donizeti Lopes, Diretor Presidente; Heliton Wagner Benetelli, Diretor Administrativo e Financeiro; Renata Aparecida Rocha Bugatti, Diretora de Saúde e Assistência Social, e Cristiane da Silva Procópio de Oliveira, Diretora de Educação.             Além da nova Diretoria Executiva foram eleitos o Dr. Antonio Hercules para a presidência do Conselho de Curadores e o Dr. José Carlos Rodrigues Amarante para presidência do Conselho de Administração. Diretor Presidente                        Formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades ASSER de São Carlos, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e participação no Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, Executivos e Acionistas pelo Babson Executive Education em Boston Estados Unidos, Reginaldo Lopes, como executivo, possui mais de 30 anos de experiência.             Atuou em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, farmacêutico e de serviços, na área de Auditoria, Controladoria e Contabilidade, dentre elas KPMG, Fresenius Kabi Brasil, Fresenius Kabi Argentina (Buenos Aires), Kongsberg Automotive, TRW Automotive e está há sete anos na Fundação Padre Albino.   Foto: Reginaldo Lopes, presidente da Diretoria Executiva da Fundação.            
Fundação Padre Albino
Publicado em 10/01/2020 por Mauro Assi

REMATRÍCULAS PARA 1º SEMESTRE 2020 TERMINAM DIA 17 DE JANEIRO

As rematrículas dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia da UNIFIPA terminam dia 17 de janeiro próximo. O aluno deve procurar a secretaria de cada curso. O atendimento no Campus Sede é das 8 às 21 horas e no Campus São Francisco das 13 às 17 horas e das 18 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

          O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA abriu inscrições para cursos de Pós-Graduação 2020 nas áreas de Administração, Biomedicina, Educação Física e Enfermagem que serão iniciados em março próximo.             Na área de Administração são dois os cursos oferecidos: Gestão Empresarial com ênfase em Controladoria e Gestão Financeira, para administradores, contadores, economistas, gestores e consultores empresariais e profissionais de áreas afins, e Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas e Relações Trabalhistas, para administradores, gestores empresariais, gestores de RH, consultores empresariais e profissionais de áreas afins. Os dois cursos, sem taxa de matrícula, têm duração de 18 meses, com aulas quinzenais aos sábados. As matrículas devem ser feitas na Rua Seminário, 281, São Francisco, das 8h00 às 22h00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 17 - 3311-4800.             Na área de Biomedicina os profissionais da saúde têm o curso Microbiologia e Imunologia Clínicas, com 18 meses, sem taxa de matrícula, com aulas quinzenais aos sábados e 20% do curso EAD. Egressos da UNIFIPA têm desconto na mensalidade. Matrículas e mais informações no Campus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, fone 17 – 3311-3328.                 Os profissionais das áreas de Educação Física, Saúde, Nutrição e Fisioterapia têm à disposição o curso Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, com aulas quinzenais aos sábados e sem taxa de matrícula. Mais informações e matrículas no Campus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, fones 17 – 3311-3373 – 3311-3341.             Na área de Enfermagem o curso é Gestão e Saúde Coletiva com ênfase na Atenção Básica. Sem taxa de matrícula, com 15 meses de duração, o curso tem aulas às sextas-feiras e sábados. Profissionais da área da saúde interessados podem obter mais informações e matrículas no Campus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, fone 17 – 3311-3328.             Os interessados podem obter informações também pelo 0800-772-5393.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEU VESTIBULAR AGENDADO 2020

             A UNIFIPA está com inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2020 através do site www.unifipa.com.br/vestibular para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As inscrições são gratuitas e o candidato poderá agendar a prova, que será digital, no Campus Sede da UNIFIPA, escolhendo o melhor dia e horário. O candidato terá acesso ao resultado no mesmo dia, em até duas horas após a prova, acessando o site www.vestibularonline.com.br e também através de seu e-mail.             A prova terá 40 questões de Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, divididas em Português, História, Geografia, Biologia, Matemática, Química e Física e Redação em Língua Portuguesa. O candidato será considerado classificado se alcançar nota mínima 2 (dois) na Redação e pontuação diferente de zero em Conhecimentos Gerais e poderá requerer remanejamento de sua matrícula para outro curso do Unificado, desde que haja disponibilidade de vaga para o curso pretendido.             Para este Processo Seletivo a UNIFIPA aderiu ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Mais informações no Edital através do site http://www.unifipa.com.br    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/01/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RENOVA O CONVÊNIO DO PROJETO DNA

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) renovou convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para continuidade do projeto institucional “Investigação de paternidade por meio de coleta descentralizada de DNA no município de Catanduva/SP”, iniciado em setembro de 2015. Através do projeto, a coleta para exame de DNA passou a ser feita no município de Catanduva, atendendo as 14 cidades da comarca: Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama e Bebedouro. O objetivo é agilizar os processos de investigação de paternidade em Catanduva e região, pois até o primeiro semestre de 2015 a coleta do material era feita na unidade do IMESC em São José do Rio Preto e o exame em São Paulo. O Projeto DNA, como é conhecido, nasceu de parceria entre a UNIFIPA e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Comarca de Catanduva, através dos cursos de Direito e Enfermagem, que redigiram um projeto por intermédio do Prof. Me. Luís Antonio Rossi e da Profª Drª Márcia Menin, coordenador e docente do curso de Direito, respectivamente, da Profª Drª Maria Cláudia Parro e da Profª Drª Maristela Ap. Magri, respectivamente pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA e docente do curso de Enfermagem. Desde sua implantação no município, o Projeto DNA atendeu 273 famílias, sendo 38 famílias em 2015, 65 famílias em 2016, 57 famílias em 2017, 61 famílias em 2018 e 52 famílias em 2019. A coleta do material é feita toda última quarta-feira do mês no prédio do CEJUSC, das 9h00 às 11h00. O serviço é totalmente gratuito e o acesso se dá através de via judicial – por meio de advogado da Defensoria Pública/OAB ou particular e do CEJUSC Pré-Processual. O prédio do CEJUSC fica localizado na Rua Alagoas, 519, centro, em Catanduva.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/12/2019 por Mauro Assi

PADRE ALBINO DÁ RECADO AOS FUNCIONÁRIOS DA FUNDAÇÃO

         A Fundação Padre Albino realizou no dia 21 de dezembro último a sua festa de confraternização de 2019, que proporcionou surpresas emocionantes. O funcionário do AME Willian Lima, vestido de Padre Albino, entrou na quadra em cadeira de rodas, conduzido pela funcionária Eliane Zirondi, do “Emílio Carlos”.             De bengala e passos lentos, no centro da quadra, ele cumprimentou a todos deu um recado aos funcionários. Veja através do link https://youtu.be/Sboa4uTbCQE
Fundação Padre Albino
Publicado em 26/12/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DA ENFERMAGEM

           No dia 11 de dezembro, às 19h30, no Anfiteatro Padre Albino, a UNIFIPA realizou solenidade de colação de grau da 16ª Turma do curso de Enfermagem. A cerimônia reuniu 24 formandos, sendo Paraninfo o Prof. João César Jacon e patronesse e nome da turma a Profª Dra. Maria Rita Braga.             A mesa solene de formatura foi composta pela gestora administrativa e financeira da UNIFIPA, Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, representando o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, e o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação Padre Albino, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, pela pró-reitora acadêmica e de graduação, Prof. Dra. Maria Cláudia Parro, a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, pelo paraninfo da turma e pela patronesse da turma.             Os homenageados da noite foram a Profª Dra. Andréia de Haro Moreno; Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves e Profª. Dra. Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti e o funcionário Mairto Roberis Geromel.             O juramento, que é quando cada formando se compromete a exercer a profissão escolhida com competência, ética e dedicação, foi proferido pela formanda Adriani Izabel de Souza Moraes.    
Enfermagem
Publicado em 12/12/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DA ENFERMAGEM

           Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h30, no Anfiteatro Padre Albino, a  UNIFIPA realiza a solenidade de colação de grau da 16ª Turma do Curso de Enfermagem, com 35 formandos. O paraninfo será o Prof. Me. João César Jacon e a patronesse e nome da turma a Profa. Dra. Maria Rita Braga.             Os professores homenageados da noite serão a Profa. Dra. Andréia de Haro Moreno; Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves e Profa. Dra. Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti e Mairto Roberis Geromel o funcionário homenageado.             O juramento será proferido pela formanda Adriani Izabel de Souza Moraes.  
Enfermagem
Publicado em 10/12/2019 por Mauro Assi

FORMANDA É APROVADA PARA MESTRADO

         A formanda do curso de Enfermagem da UNIFIPA Adriani Izabel de Souza Moraes foi aprovada no processo seletivo do programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, na linha de pesquisa Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem, eixo temático Políticas e Práticas em Saúde Coletiva.             De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dr. Maria Cláudia Parro, na primeira etapa, de caráter eliminatório, para nota inferior a sete, Adriani foi pontuada com 9,7. Na segunda etapa, por meio da média da primeira etapa mais análise de currículo, ela obteve nota 7,72, ficando em primeiro lugar naquele eixo temático. Foto: Adriani Izabel de Souza Moraes      
Enfermagem
Publicado em 04/12/2019 por Mauro Assi

30 ALUNOS DA UNIFIPA PARTICIPAM DO CONIC 2019

             Trinta alunos da UNIFIPA estão participando do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) 2019,  promovido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do SEMESP - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo  na  Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia, em São Paulo. Iniciado nesta sexta-feira (29), ele termina neste sábado (30) de novembro. Estão inscritos alunos de Biomedicina, Direito, Educação Física e Enfermagem, que apresentarão os trabalhos neste sábado, dia 30.             Nesta 19ª edição foram 2.178 trabalhos inscritos, de 4.012 alunos (autores e coautores) de instituições de ensino superior públicas e privadas, nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Premiação             Além dos prêmios para os melhores trabalhos de cada uma das quatro áreas do conhecimento, no valor de R$ 2.000,00 na categoria Concluído, e no valor de 1.000,00 na categoria Em Andamento, haverá o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, selecionado entre os ganhadores, no valor de R$ 2.000,00, e também o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental de R$ 1.500,00 para o melhor trabalho Concluído cujo foco da pesquisa esteja relacionado à preservação do meio ambiente ou descoberta de alternativas sustentáveis do ponto de vista ambiental. Trabalhos             Os trabalhos dos cursos da UNIFIPA são: Medicina - População Transgênero e seu Acesso à Saúde: Uma Revisão de Literatura, apresentação de Ana Beatriz Parsekian, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautores Mariane Gorzoni e Jaqueline Cestari. Direito - Lei de Acesso à Informação e a Responsabilidade Civil do Estado pelas Violações de Direitos Humanos Ocorridas Durante o Regime Militar Brasileiro, apresentação de Ana Caroline Colombo, orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel. Direito - Um Olhar Feminista sobre a lei Maria da Penha, apresentação de Ana Clara Gomes Balbino, orientação de Profa. Ma.  Márcia Maria Menin. Medicina - Perspectiva da Doação Voluntária do Corpo Cadavérico: Importância para o Ensino e Pesquisa em Anatomia, apresentação de Ana Cláudia Scaraficci, orientação do Prof. Dr. Renato Rissi, coautores Guilherme Rainieri Ventura, Gustavo Flamini e Mateus Hatae Campoville. Direito - Democracia e cidadania: Sistema Único de Assistência social como Direito Social e Política Pública - Rede SUAS e Efetividade, apresentação de Ana Júlia Buniak Pinto, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Análise da importância da participação em conferências públicas de direitos para a formação do jurista, apresentação de Ana Luíza Azevedo, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor Brunno Bortolini. Direito - Olhar sobre Acolhimento Familiar e Institucional de Crianças e Adolescentes no Âmbito do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, apresentação de Asheley Shirley da Silva, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Medicina - Efeito da Administração de Steroide anabolizante durante a Prenhez de Ratas Wistar e o Reflexo do Tratamento nos Fetos, apresentação de Bianca M. M. E.A.H.N. Braga, orientação da Profa. Dra. Nilce Barril, coautores João Pedro Cação, Gabriel A. Filho, Rafael Dias Maria, Paulo Eduardo A. Z. Raffa e Cristiane Helena Sanches. Direito - Agravo de instrumento: análise da possibilidade de ampliação do rol previsto no art. 1.015 do código de processo civil e a segurança jurídica, apresentação de Bruno Ferreira da Silva, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto. Medicina - Avaliação do efeito inibitório do extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Caio Henrique Yamamoto Madeira, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautores Fernanda Yae Takaoka Muraishi  e Lucca da Costa Mega. Biomedicina - Carcinoma Espinocelular de Boca: Relato de Caso e Avaliação dos Fatores de Risco, apresentação de Carolina Gama Nascimento, orientação de Profa. Dra. Larissa Fávaro Marchi. Medicina - Pontes de Miocárdio: Padrões que possam facilitar seu diagnóstico, apresentação de Daniel Gregório Gonsalves, orientação de Prof. Me. José Celso Assef e Prof. Dr. Renato Rissi, coautores Amarilys Reis Zucoloto, João Victor Morabito, Rafaella Baratta Colla e Harissa Padovez Rays. Biomedicina - Avaliação da atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Eduardo Cavallini, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautor Omar de Oliveira Osório Neto. Enfermagem - A Utilização da Educação a Distância na Capacitação em Saúde Avaliada por Scoping Review, apresentação de Gabriela Cristina Dias, orientação da Profa. Luciana Braz de Oliveira Paes. Medicina - Revisão Bibliográfica Histórica sobre A Evolução da Saúde Mental no Brasil e seus Paradigmas Atuais, apresentação de Gustavo Souza Silva, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3446 sob a ótica da proteção integral de crianças e adolescentes, apresentação de Heloísa de Mello Cid, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautores Ana Letícia Bragion dos Santos, Amanda Cristina de Carvalho Silva, Anderson Renato Mendes de Oliveira, Helena Araújo Lúcio Almeida,  Laura Gabriela Zerbinatti, Lorena Amadio Santos Carfaro Teixeira, Nathália de Souza do Nascimento e  Thamy de Fátima Segundo. Direito - Aplicabilidade da lei 13019/2014 nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente: Processo de Chamamento Público, apresentação de Isabela Baptista Olívio, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautora Ana Beatriz Barbujani. Direito - Educação em direitos humanos sob a perspectiva de Hannah Arendt: considerações e contribuições para a construção do sujeito de direitos em ambiente escolar, apresentação de Isabela Zatti Perin, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira. Direito - Direito e Sexualidade: Construção e prática dos direitos LGBTI no município de Catanduva, apresentação de Isabelle Anastácio, Profa. Ma. Márcia Maria Menin, coautores Bárbara Prates Neto Barato, Caroline Cicotti Augusto, Caroline Do Vale Kuryo,  Gabriella Castilieri dos Santos, Letícia Orlando e Sabrina Beatriz Perez. Direito - A Tutela de Urgência como instrumento efetivo de Garantia Da Jurisdição: Efeitos da Concessão por Juízo Incompetente, apresentação de Isabelle Galvani Pereira, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto, coautoras Emilyn Thaire de Faria Marion e Paola de Oliveira Berto. Direito - Distinção e superação do precedente sob o olhar da súmula 7 do Superior Tribunal de Justiça, apresentação de Júlia Gavioli Bardella, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto. Medicina - Determinação da atividade antioxidante e compostos fenólicos em extrato hidroalcoólico de Malpighia glabra, apresentação de Letícia Garcia, orientação da Profa. Dra. Andréa de Haro Moreno, coautora Gabriela Voltolini Alves. Direito - Práticas para redução/eliminação do passivo trabalhista: como utilizar os programas de compliance para evitar ações judiciais trabalhistas, apresentação de Luiz Henrique Ramos de Lima, orientação do Prof. Me. Kleber Henrique Saconato Afonso, coautores Adriano Antonio de Oliveira, Bruno da Silva Rodrigues, Igor Melhado Gardinal, Lucas Corrêa Leite, Maria Eduarda Bezerra Marcos, Matheus Aparecido Lourençano e Leila Renata Ramires Masteguin. Direito - Os avanços e retrocessos dos direitos LGBTI: uma análise a partir da historiografia do movimento social em prol da diversidade sexual e de gênero, apresentação de Mário Quiudini Neto, orientação de Profa. Ma.  Márcia Maria Menin, coautores Guilherme Bartholomeu dos Santos, Laren Nascimento, Poliana Rosa dos Santos e Túlio José Brunetti. Direito - Conselho Municipal do Idoso e a aplicação da lei 13.019/2014 na perspectiva da garantia dos direitos socioassistenciais, apresentação de Matheus Mendes Marques, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor João Vitor Bertate. Direito - Nulidade da decisão judicial no CPC: paradoxo entre legislação e cotidiano forense, apresentação de Natan Lima Camargo, orientação do Prof. Me. Alexandre Fontana Berto, coautores Luana Porto, Larissa Pedrasoli e Victor H. Stauser Oliani. Educação Física - Dança como recurso para promover saúde e qualidade de vida em mulheres com câncer de mama, apresentação de Nathália Stefani de Souza, orientação de Prof. Me. Américo Riccardi Vaccari Lourenço e Prof. Me. Cássio Gustavo Santana Gonçalves. Direito - Tributação sobre o Consumo: Questão de Relevância Nacional, apresentação de Thales Henrique dos Santos, orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, coautor Lucas Baisso Cesarino. Direito - Estatuto da criança e do adolescente e as medidas socioeducativas no município de Catanduva-SP, apresentação de Thayse Mastrocola Soares, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautor Brunno Bortolini. Medicina - Bioética e Transgeneridade: Diretrizes para o acolhimento médico das demandas da População Trans, apresentação de Vinicius Basaglia, orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, coautora Heloisa de Melo Pinotti.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/11/2019 por Mauro Assi

ALUNAS DA ENFERMAGEM SÃO APROVADAS EM CONCURSO DA PREFEITURA DE RIO PRETO

             O concurso público da Prefeitura de São José do Rio Preto, realizado pela Fundação Carlos Chagas em 20 de outubro último, ofereceu 18 vagas para enfermeiro, com 2941 inscritos e média de 163 candidatos por vaga.             A prova, dividida em duas etapas: a primeira, objetiva, e a segunda, discursiva, classificou os candidatos com nota objetiva de no mínimo 6,0 para correção da prova discursiva, sendo de 360 melhores candidatos o limite para correções. Quatro alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA foram classificados: Caroline de Abreu Rodrigues, Tais Vaz e Giovana D'Olivo, do quarto ano, e Ana Júlia Camargo, do terceiro ano. As alunas Tais Vaz e Ana Júlia Camargo ficaram dentro das vagas para correção da prova discursiva e seguem para classificação final, com resultado previsto para 03 de dezembro próximo.             A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, parabenizou as alunas pelo excelente resultado.  
Enfermagem
Publicado em 14/11/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA PROMOVE OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

          A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou oficina de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio e Jardim Gaviolli no dia 21 de outubro, no CETEC Catanduva. Este foi o último dos quatro encontros realizados pela Liga com o tema “Trabalho em Equipe e Estratégias de Comunicação”.               A oficina foi realizada pela Profa. Ma. Aline Feltrin, com a participação das alunas Letícia, Ana Júlia e Gabriela. “O objetivo é promover a educação permanente dos ACS, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica”, frisou a professora.  
Enfermagem
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA ORIENTA ALUNOS DO PROJETO TERCEIRA IDADE

              No dia 18 de outubro, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA orientou sobre vacinação as alunas do Projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura. A atividade teve como objetivo alertar sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado.             Participaram da orientação a Profa. Ma. Aline Feltrin e a aluna Victória Larissa dos Santos. “O Programa Nacional de Imunização do SUS é referência mundial pela qualidade, organização e rol de doenças prevenidas por vacinas disponíveis na rede pública e é importante que a população conheça e valorize o SUS que dá certo, através dessas iniciativas”, explicou a professora.    
Enfermagem
Publicado em 13/11/2019 por Mauro Assi

LIGAS DA ENFERMAGEM ORIENTAM SOBRE O CÂNCER DE MAMA

          No dia 16 de outubro, as Ligas de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA promoveram, no CAPS de Catanduva, orientação para prevenção ao câncer de mama. A orientação integrou as atividades do Outubro Rosa. As Ligas orientaram as pacientes sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção. Participaram da atividade a Profa. Ma. Luciana Paes, a Profa. Ma. Aline Feltrin, alunos das Ligas e a egressa do curso Bruna Paulino.             De acordo com a Profa. Luciana Paes, o evento foi muito importante para os pacientes, que tiveram oportunidade de palpar a mama amiga, que simula a presença de nódulos, realizaram o autoexame e tiraram suas dúvidas, além de favorecer o aprendizado e reforçar as ações sociais realizadas por graduandos do curso de Enfermagem.     
Enfermagem
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

ENFERMAGEM FIRMA CONVÊNIO COM EMPRESA DE CURATIVOS

         O curso de Enfermagem da UNIFIPA selou parceria com a empresa Nexfill, que produz coberturas para curativos. A finalidade da parceria é que esses produtos sejam utilizados a partir de 2020 pela Liga de Curativos do curso, que desenvolverá pesquisas clínicas na área de curativos e prevenção de lesões de pele.             De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, as pesquisas e atendimentos serão realizados em parceria com a Secretaria de Saúde de Pindorama e no Ambulatório de Feridas do Hospital Emílio Carlos, onde será realizado atendimento multiprofissional entre os cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina. “A parceria é de grande importância para a o ensino e a pesquisa da UNIFIPA, bem como para aprimoramento tecnológico e atualização na área para profissionais de saúde das instituições de saúde envolvidas. A melhoria na qualidade do tratamento de feridas em Catanduva e região é um fato muito importante e deve ser comemorado”, frisou a coordenadora. Foto: Assinatura da parceria.    
Enfermagem
Publicado em 12/11/2019 por Mauro Assi

VESTIBULAR UNIFICADO 2020 UNIFIPA ABRIRÁ INSCRIÇÕES DIA 1º DE NOVEMBRO

O Vestibular UNIFICADO 2020 UNIFIPA abrirá inscrições no dia 1º de novembro, através do site www.unifipa.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 30, que poderá ser paga em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. O processo seletivo servirá para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As provas acontecerão de 20 a 29 de novembro, com duração de duas horas, com questões de Conhecimentos Gerais, sendo 40 questões de múltipla escolha, divididas em (10) de Português, (05) de História, (05) de Geografia, (05) de Biologia, (05) de Matemática, (05) de Química e (05) de Física e Redação em Língua Portuguesa. A aplicação das provas será em formato digital  em sala de informática no Campus escolhido pelo candidato após o agendamento da prova. A divulgação dos resultados será feita através de edital com a classificação geral a partir de 4 de dezembro, pelo site www.unifipa.com.br. O período de matrículas será de 5 a 10 de dezembro, das 8 às 21 horas, na secretária do curso escolhido.
Centro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaPedagogia
Publicado em 29/10/2019 por Jhonatan Sotano Galante

LIGAS DE ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZARAM ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

No dia 16 de outubro, as ligas de Enfermagem Materno Infantil e de Saúde Coletiva no CAPS de Catanduva, realizaram orientação de prevenção ao câncer de mama. A orientação integrou as atividades do Outubro Rosa. Durante a atividades, as ligas orientaram as pacientes sobre a importância do autoexame das mamas para a prevenção do Câncer de Mama. Esta abordagem ocorreu com um público específico que precisa de uma abordagem humanizada, o evento foi muito importante para pacientes que tiveram oportunidade de palpar a mama amiga, que simula a presença de nódulos, realizaram o autoexame e tiraram suas dúvidas. Além de favorecer o aprendizado e reforçar as ações socias realizadas por graduandos do curso de enfermagem”, explicou a Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes. Também participaram da atividade, a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, alunos das ligas e da egressa do curso de enfermagem, Bruna Paulino.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 21/10/2019 por Jhonatan Sotano Galante

LIGA DE SAÚDE COLETIVA DA ENFERMAGEM REALIZA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

           No dia 30 de setembro, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou oficina do Curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Catanduva no salão da Igreja de Santo Antônio. A capacitação, que abordou os temas Ética Profissional e Práticas Integrativas e Complementares (PICs), foi ministrada para os agentes das Unidades  de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio e Jardim Gaviolli. A ação teve a participação das alunas Letícia, Tatiane, Hillary, Gabriela e Ana Júlia.               De acordo com a Profa. Ma. Aline Fiori Feltrin, o objetivo da oficina é promover a educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado neste encontro a Bioética em Saúde e as práticas integrativas e complementares no SUS.  
Enfermagem
Publicado em 09/10/2019 por Mauro Assi

LIGA DE ENFERMAGEM FAZ TESTE DE ACUIDADE VISUAL EM ESCOLA DE CATANDUVA

            A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Profa. Ana Paula de Vechi Correa e cinco alunas, realizou avaliação de acuidade visual (Teste de Snellen) em alunos da EE Barão do Rio Branco, em Catanduva, no dia 30 de setembro, das 9h00 às 11h30.             A atividade faz parte do Programa de Saúde na Escola, programa interministerial da Saúde e Educação que integra ações de saúde nas escolas para promoção, prevenção e educação em saúde e a avaliação da acuidade visual é uma delas. “Através dessas ações é possível ampliar o acesso aos serviços de saúde, bem como formar multiplicadores de conhecimento”, explicou a professora.    
Enfermagem
Publicado em 08/10/2019 por Mauro Assi

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFIPA TEM 480 INSCRITOS

A UNIFIPA realizou nos dias 03 e 04 de outubro o XI Congresso de Iniciação Científica e o X Workshop de Pós-Graduação, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa científica na Instituição, divulgando para a comunidade acadêmica os trabalhos realizados pelos alunos das faculdades e docentes.             Na abertura oficial, no dia 03, o diretor de Inovação e Redes do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior), Fábio Reis, ministrou a palestra “IV Revolução Industrial e a Inovação do Ensino Superior”. Nesta sexta-feira (04) foram apresentados os trabalhos científicos e o Projeto Discentes da UNIFIPA.             O CIC e o Workshop de Pós-Graduação tiveram 480 inscritos, sendo que 148 trabalhos foram apresentados oralmente e 11 em painéis, nos campi Sede e São Francisco, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Pós-Graduação. A premiação dos trabalhos será divulgada no site do CIC no dia 11 de outubro próximo.             A  Iniciação Cientifica é modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação  são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio. Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter formação completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/10/2019 por Mauro Assi

AÇÃO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

           A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou ação de promoção e prevenção à saúde com temática do suicídio e referente ao Setembro Amarelo no dia 18 de setembro, das 8h00 às 10h00, na USF do bairro Gabriel Hernandes, em Catanduva.             A Profa. Aline Feltrin e a aluna do 4º ano Victória Larissa dos Santos falaram à população presente e aos profissionais daquela Unidade de Saúde da Família no sentido de conscientizá-los a respeito dos sinais e sintomas de casos de ideação suicida, incentivando a procura por ajuda para acompanhamento. “Precisamos falar sobre o suicídio. O número de suicídios vem aumentando no Brasil nos últimos anos. Ainda assim, falar sobre suicídio é um tabu no Brasil – o que não ajuda nas ações de conscientização e alimenta a propagação de informações inverídicas a respeito do assunto”, disse Aline.  
Enfermagem
Publicado em 03/10/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA DIVULGA DATAS DO VESTIBULAR 2020

          O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA divulgou as datas para o processo seletivo unificado de ingresso 2020 (vestibular agendado) para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             Os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia são noturnos. Já para os cursos de Engenharia Agronômica e Farmácia são oferecidas vagas nos períodos matutino e noturno.         O período de inscrições será de 01 a 16/11/2019 no site www.unifipa.com.br com taxa de R$ 30,00 (trinta reais), que poderá ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Após o pagamento o candidato deverá acessar novamente o site para agendar a prova, que será aplicada de 20 a 29/11/2019 no Campus Sede, na Rua dos Estudantes 225, e Campus São Francisco, na Rua Seminário 281. O resultado será divulgado no dia 04/12/2019 para matrículas de 05 a 10/12/2019.       A aplicação da prova de Conhecimentos Gerais e Redação em Língua Portuguesa será digital em sala de informática apropriada no campus escolhido, com duração de duas horas. A prova de Conhecimentos Gerais terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Português, 05 de História, 05 de Geografia, 05 de Biologia, 05 de Matemática, 05 de Química e 05 de Física. Será considerado classificado o candidato que alcançar nota mínima 3 (três) na Redação e pontuação diferente de zero em Conhecimentos Gerais.             Para este Processo Seletivo a UNIFIPA aderiu ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Mais informações estão disponíveis no edital no site da UNIFIPA.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/10/2019 por Mauro Assi

LIGA DE SAÚDE COLETIVA DA ENFERMAGEM REALIZA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

        No dia 13 de setembro, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou, no CETEC Catanduva, a segunda oficina do Curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Catanduva. A capacitação foi para os agentes da Unidade de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio e Jardim Gaviolli e teve a participação das alunas Letícia e Isabela Carolina.             De acordo com a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, o objetivo da oficina foi promover a educação permanente do ACS, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado, nesse encontro, a Bioética em Saúde e as estratégias de comunicação.    
Enfermagem
Publicado em 26/09/2019 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO VAI À PRAÇA E OFERECE EXAMES E ATENDIMENTOS GRATUITOS À POPULAÇÃO

            Todos os Departamentos da Fundação Padre Albino foram, no último sábado (21), das 9h00 às 12h00, na Praça Monsenhor Albino, para orientações e atendimentos gratuitos à população. No evento “Fundação Padre Albino na praça”, a UNIFIPA, com seus dez cursos, os hospitais Emílio Carlos, Padre Albino e de Câncer, o Recanto Monsenhor Albino, Museu Padre Albino, Colégio Catanduva, o Padre Albino Saúde e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ofereceram à comunidade orientações, exames e atividades de lazer. A atividade fez parte da XXVIII Semana Monsenhor Albino.             O curso de Administração, através da FAECA Júnior, deu orientações sobre finanças pessoal e empresarial e para preenchimento de currículo. O curso de Engenharia Agronômica, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, doou mudas frutíferas e nativas, e doou inúmeras mudas de hortaliças. O curso de Biomedicina fez tipagem sanguínea e deu informações diversas sobre saúde através das suas Ligas. O curso de Direito teve como foco a orientação da cidadania e entrega de cartilhas temáticas, preenchimento de questionários etc. Os cursos de Educação Física fizeram avaliação física - Percentual de Gordura Corporal; Percentual de Massa Muscular; Análise Postural; RCQ (Relação Cintura-Quadril); IMC (Índice de Massa Corporal) e Flexibilidade. O curso de Farmácia conscientizou sobre os perigos da automedicação, orientou sobre o descarte correto de medicamentos vencidos, aferiu pressão arterial e fez exames de glicemia capilar, orientou sobre o uso de protetores solares e distribuiu amostras grátis e expôs plantas medicinais e produtos fitoterápicos elaborados pelas suas Ligas. A Liga de Infectologia do curso de Medicina fez aplicação de testes rápidos nos pacientes (HIV e demais DSTs) e o curso de Pedagogia abordou a literatura infantil, com foco na vida e obra de Monteiro Lobato e tema O Sítio do Pica Pau Amarelo.             O Padre Albino Saúde fez exame de anemia e, com a presença de oftalmologista, exame de acuidade visual, acupuntura, distribuiu pipoca e sorteou três vagas para o programa Medicina Preventiva.             O Hospital Emílio Carlos levou o Circuito do Idoso e o Hospital Padre Albino fez dinâmica de higienização das mãos; distribuiu folhetos e camisinhas; realizou ação de Fisioterapia e exame de tipagem sanguínea. O Hospital de Câncer de Catanduva deu informações sobre seu funcionamento, cadastrou doadores e deu orientações sobre prevenção e tratamento do câncer por alunos do curso de Medicina da UNIFIPA.             O AME Catanduva levou o Projeto AME ao próximo e distribuiu mudas e o Recanto Monsenhor Albino promoveu atividade lúdica e deu esclarecimentos referentes à instituição.              
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/09/2019 por Mauro Assi

V CURSO DE DESBRIDE E VI SIMPÓSIO DE CURATIVOS

          Na manhã do dia 17, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou o V Curso de Desbride, que integrou a programação da XXVIII Semana Monsenhor Albino. Quinze alunas participaram das atividades na sala A2 e na sequência desenvolveram exercícios práticos na Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais (UDPE), no Campus Sede. O curso de Desbride trata da retirada cirúrgica de tecidos inviáveis de uma ferida, como procedimento terapêutico para processo de cicatrização.               Organizado pela Liga de Curativos do curso, também no dia 17 foi realizado o VI Simpósio de Curativos, com a participação de alunos e docentes. Mais de 50 pessoas participaram do simpósio, que tratou do desenvolvimento do raciocínio clínico no tratamento de feridas agudas e crônicas      
Enfermagem
Publicado em 19/09/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM PARTICIPA DE CURSO DE GERÊNCIA EM UNIDADE DE SAÚDE

           A Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem UNIFIPA participou do curso de Gerência em Unidade de Saúde, promovido pela Associação Mahatma Gandhi. O workshop aconteceu no dia 29 de agosto e teve a participação da Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e das alunas Tatiane e Isabela.             De acordo com a Profa. Aline, o curso com o tema "Sistemas de Informação e uso na saúde" é fundamental para que o profissional da Enfermagem mantenha-se atualizado acerca do assunto. “A gerência é uma atividade do enfermeiro, sendo fundamental o conhecimento dos principais assuntos que envolvem o exercício desta função”, explicou a professora.  
Enfermagem
Publicado em 18/09/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA VACINAÇÃO NO CETEC

             Nos dias 02 e 03 de setembro, das 19 às 21h30, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceira com a Secretaria de Saúde de Catanduva, realizou atualização e vacinação contra sarampo no CETEC Catanduva. Os alunos da Liga, a Secretaria de Saúde e docentes do curso montaram um posto de vacinação volante para avaliação e atualização da situação vacinal de alunos e funcionários. Participaram a ação a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e os alunos Victor e Isabela.             A ação deve-se ao fato do Estado de São Paulo ter registrado aumento no número de casos da doença. “A prevenção ao sarampo pela vacina tríplice viral e é de extrema importância que toda a população esteja com as vacinas em dia”, explicou a Profa. Aline.    
Enfermagem
Publicado em 18/09/2019 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO VAI À PRAÇA PARA EXAMES E ATENDIMENTOS GRATUITOS

Todos os Departamentos da Fundação Padre Albino estarão dia 21 de setembro próximo, das 9h00 às 12h00, na Praça Monsenhor Albino, para atendimento gratuito à população. O evento “Fundação Padre Albino na praça” oferecerá à comunidade orientações e exames, entre outras atividades. A atividade encerra a XXVIII Semana Monsenhor Albino. 15/09 – domingo  Igreja Matriz de São Domingos 19h30 – Missa de abertura    16/09 – segunda-feira  Padre Albino Saúde Recepção 7h20 – Bênção Estacionamento 8h00 às 10h00 e 14h00 às 16h00 – aferição de pressão arterial, dinâmica com bexigas e entrega de brindes  Curso de Farmácia Unidades Básicas de Saúde 8h00 às 11h00 – Conscientização sobre os perigos da automedicação  Hospital Emílio Carlos Saguão principal 8h00 - Ginástica laboral para funcionários 9h00 - Tour musical (viola ou violino)          Curso de Biomedicina Saguão da Secretaria do Campus Sede 8h00 às 11h00 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  AME Catanduva Recepção 9h00 –– Apresentação do coral do CPP  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Padre Albino Saúde Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca     17/09- terça-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte      Curso de Enfermagem Campus Sede 8h00 – V Curso de Desbride   Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia  Hospital Padre Albino 8h30 ou 14h00 -  City tour conhecendo a história – visita dos funcionários ao Museu Padre Albino Saída defronte a recepção principal (Rua Belém)  Curso de Enfermagem Campus Sede 19h00 - VI Simpósio de Curativos  Curso de Direito Campus São Francisco 19h30 às 22h00 - 1ª Olimpíada Jurídica  Colégio Catanduva Anfiteatro Padre Albino 19h30 – Premiação do VIII Concurso musical “Resgatando e mantendo viva a memória de Monsenhor Albino”  UNIFIPA Clube de Tênis Catanduva 20h00 - lançamento da campanha Desafio de Natal 2019* *Em parceria com a ARCOS – Associação e Rede de Cooperação Social    18/09 - quarta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva. Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Padre Albino Saúde Medicina Preventiva - Rua Aracaju, 495 7h00 às 10h00 – Relaxamento – yoga profissional Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca   Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia   Hospital Padre Albino Refeitório 8h30, 15h00 e 23h00 – Café temático: Monsenhor Albino, 101 anos   Curso de Biomedicina Colégio Nossa Senhora do Calvário 13h30 às 16h30 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  Curso de Farmácia UBS do Solo Sagrado 16h00 às 19h00 - Conscientização sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e perfurocortantes  Curso de Direito Campus São Francisco 19h30 às 22h00 - 1ª Olimpíada Jurídica  Colégio Catanduva Anfiteatro Padre Albino 19h30 – Premiação do V Concurso de redação "Monsenhor Albino – pequenos gestos, grandes ações"  Curso de Medicina Teatro Municipal “Aniz Pachá” 20h00 – solenidade oficial de comemoração dos 50 anos do curso       19/09 - quinta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte  Curso de Biomedicina Saguão da Secretaria do Campus Sede 8h00 às 11h00 – Auriculoterapia e vacuoterapia para alívio das tensões  Curso de Biomedicina Serviço de Quimioterapia 8h00 às 10h00 – Café da manhã  Hospital Emílio Carlos 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 - Visita à Radioterapia  AME Catanduva Recepção central 9h00 e 14h00 – encenação da história do Padre Albino pelos funcionários  Curso de Educação Física Licenciatura Recanto Monsenhor Albino 14h00 - Café solidário      20/09 - sexta-feira  Curso de Administração Projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte   Hospital Emílio Carlos Saguão principal 8h00 – Apresentação do coral do curso de Pedagogia da UNIFIPA  Curso de Farmácia Drogaria São Judas Tadeu 8h00 às 12h00 - Cuidados farmacêuticos em pacientes hipertensos e diabéticos: aferição de pressão arterial e realização de glicemia capilar  AME Catanduva Recepção 9h00 – Apresentação da orquestra de viola caipira “Novo mundo”  Padre Albino Saúde Sala de espera da auditoria 12h00 às 14h00 – Cine pipoca Ambulatório próprio 14h00 às 16h00 – Palestra “Cuidados com a pele”, pela Dra. Daniela Ronque  Anfiteatro Padre Albino 20h30 – Outorga dos troféus Fundação Padre Albino e Monsenhor Albino      21/09 – sábado  Curso de Administração Campus São Francisco 8h00 – Caravana do projeto "Primavera Vermelha" - doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Catanduva Tecno Recicle - parceria com a Associação dos Recicladores de Novo Horizonte e Prefeitura Municipal de Novo Horizonte  Praça Monsenhor Albino 9h00 – Fundação Padre Albino na praça  Igreja Matriz de São Domingos 19h00 – Missa de encerramento
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/09/2019 por Marcella Milani

ALUNOS ORIENTAM JOVENS DO PROGRAMA BENEFICENTE CRIANÇA CIDADÃO DO FUTURO

         Os alunos do 1º ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA, de 26 a 28 de agosto, realizaram atividades educativas sobre Métodos contraceptivos para alunos de 12 a 18 anos do Programa Beneficente Criança, Cidadão do Futuro. Na atividade, os jovens foram orientados sobre os tipos, vantagens e desvantagens de cada método contraceptivo.             De acordo com a Profa. Ma. Maristela Magri Magagnini, os alunos do curso, através de  atividades lúdicas, apresentaram o tema e demostraram a forma correta do uso dos métodos contraceptivos para os jovens do programa. Participaram da atividade os alunos, Ana Beatriz Jurcovich, Ana Beatriz Seron Carvalho, Ana Clara Motta Rafael, Beatriz Arruda Prete, Bruna Gravata da Silva, Daniela Elias Gonçalves, Eduardo Citolino, Gabrieli Marin, Gabrielle Cardoso de Lima, Giulia Silva de Carvalho, Ludmila Eduarda de Oliveira, Maria Eduarda Brandão Bellini, Natália Ramazoti Biguetti, Nicole Iwamoto Esteves, Priscila Vanessa Ramazot, Samuel Lucena Izelli, Thaina Fernanda Bacanelli e Victória Moralles Cassoni.    
Enfermagem
Publicado em 30/08/2019 por Mauro Assi

PARCERIA COM UNIVERSIDADES RESULTA EM LIVRO

            A parceria firmada entre UNIFIPA-UNIARA-UNESP de Araraquara rendeu frutos, a publicação do livro “Feridas: um desafio para a saúde pública”, que trata do tratamento de feridas.             O livro tem como autores colaboradores os docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA Prof. Me. João César Jacon, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro e a preceptora enfermeira Elisabete Banhos.    
Enfermagem
Publicado em 29/08/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA VACINAÇÃO NO CAMPUS SÃO FRANCISCO DA UNIFIPA

              Nos dias 19 e 20 de agosto, das 19 às 21h30, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem UNIFIPA, em parceira com a Secretaria de Saúde de Catanduva, realizou a atualização e vacinação contra sarampo nos alunos e funcionários da UNIFIPA do Campus São Francisco da UNIFIPA, através de  um posto de vacinação volante. Participaram da ação a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e as alunas do curso Victória, Adriani, Letícia e Isabela.             A ação deve-se ao fato do Estado de São Paulo ter registrado aumento no número de casos da doença. “A prevenção do sarampo se dá através da vacina tríplice viral e é de extrema importância que toda a população esteja com as vacinas em dia. Casos graves da doença podem ocorrer principalmente em crianças, adultos maiores de 20 anos, imunodeprimidos e gestantes”, explicou a Profa. Aline Feltrin.    
Enfermagem
Publicado em 26/08/2019 por Mauro Assi

SEMANA EXALTA A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

            Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, o Hospital Padre Albino e a Prefeitura de Catanduva realizaram atividades sobre a importância da amamentação, com a participação de mais de 200 pessoas nos eventos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no III Simpósio de Amamentação. De 14 a 16 de agosto, nos CRAS do Nosso Teto, Bom Pastor, Juca Pedro e Imperial, os alunos do curso de Enfermagem orientaram gestantes e agentes comunitários de saúde quanto à abordagem e preparo no apoio ao aleitamento materno e conscientização sobre a importância da doação de leite humano.             No dia 15, no Anfiteatro Padre Albino, no III Simpósio de Amamentação, sob o tema “O empoderamento da mulher e de suas famílias”, as palestrantes foram a Profa. Dra. Denise Gonzales Stellutti de Faria, enfermeira obstetra da Fundação Padre Albino e docente da UNIFIPA, que falou sobre as “Estratégias intra-hospitalares para incentivo e manutenção do aleitamento materno – IHAC”, e a Profa. Dra. Sandra Regina de Godoy, enfermeira obstetra do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto e docente da Fundação Educacional de Fernandópolis e Universidade Brasil de Fernandópolis, sobre “Empoderando mães e pais para o sucesso da amamentação”.             De acordo com a coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem Materno Infantil, Profa. Ma. Luciana Braz, incentivar a amamentação é um mecanismo para salvar vidas de mães e bebês. “Mundialmente, apenas 40% de todos os bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente e apenas 45% continuam sendo amamentados até os 24 meses. Sendo assim, aumentar a taxas de amamentação ajudará a evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano, o que justifica a importância da amamentação”, explicou a docente.    
Enfermagem
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO NA UNIFIPA

            No dia 14 de agosto, das 19 às 21h30, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceira com a Secretaria de Saúde de Catanduva, realizou, no Campus Sede, atualização e vacinação contra sarampo em alunos e funcionários. Participaram da ação a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e a Profa. Ma. Ana Paula de Vecchi Correa e as alunas Victoria, Adriani, Letícia e Isabela. A ação deve-se ao fato do Estado de São Paulo ter registrado aumento no número de casos da doença.             “O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que havia sido considerada erradicada até 2016. No final de 2018 foram registrados casos da doença, o que serviu de alerta para a Saúde Pública. A prevenção do sarampo se dá através da vacina tríplice viral e é de extrema importância que toda a população esteja com as vacinas em dia, principalmente crianças, adultos maiores de 20 anos, imunodeprimidos e gestantes”, explicou a Profa. Ma. Aline Feltrin.    
Enfermagem
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Enfermagem, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Requisito obrigatório: Bacharelado em Enfermagem – Mestrado em Enfermagem e Especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Experiência na área.                                                                           Titulação mínima: Mestrado                                                                                               Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 16 a 18 de Julho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 15 de Julho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE CATANDUVA

            A Câmara Municipal de Catanduva aprovou requerimento de Moção de Aplausos para a Liga Acadêmica de Enfermagem Materno-Infantil do curso de Enfermagem da UNIFIPA. A moção foi autoria do vereador Enfermeiro Ari, que elogiou o trabalho desenvolvido com as gestantes sobre a humanização dos cuidados com o recém-nascido.               De acordo com a coordenadora da Liga, Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, as atividades da Liga colaboram para a humanização e acolhimento da gestante no ciclo gravídico puerperal, promovendo orientações através de ações sociais. Com relação ao aluno, a professora ressalta que “a Liga proporciona a qualificação profissional na área para o desenvolvimento profissional dele”.  
Enfermagem
Publicado em 11/07/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA PROMOVERÁ CURSO DE CÉLULAS-TRONCO E MEDICINA REGENERATIVA

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com o Laboratório de Criogenia RCrio, de Campinas/SP, promoverá nos dias 30 e 31 de julho próximo curso sobre “Células-tronco e Medicina Regenerativa” para professores, alunos e técnicos da Fundação Padre Albino. As atividades presenciais, com carga horária total de 12 horas, serão ministradas pelo cirurgião-dentista, fundador e diretor presidente da R-Crio e membro da Sociedade Internacional de Estudos com Células-Tronco, Dr. José Ricardo Muniz. De acordo com a docente da UNIFIPA, Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, o curso oferecerá 30 vagas, ao valor de R$ 195,00, parcelados em até duas vezes. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede da instituição, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema – Catanduva, SP.  
Biomedicina
Publicado em 28/06/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA PROMOVERÁ EM AGOSTO CURSO DE CÉLULAS-TRONCO E MEDICINA REGENERATIVA

O curso de Biomedicina da UNIFIPA, em parceria com Laboratório de Criogenia RCrio, de Campinas/SP, oferecerá no segundo semestre deste ano curso sobre “Células-tronco e medicina regenerativa” para professores, alunos e técnicos da área da saúde. As aulas da disciplina optativa semipresencial serão iniciadas em agosto e terão duração de seis meses, com a primeira aula presencial (8h) na UNIFIPA, última presencial (6h) na infraestrutura da R-Crio e as demais no modelo EaD – Ensino a Distância. Com turma de 30 alunos e mensalidade de apenas R$ 50,00, totalizando R$ 300,00 ao final, a programação do curso contará com aulas em Bases Celulares e Moleculares da Regeneração; Pesquisa e desenvolvimento; Células-tronco e engenharia do genoma; Principais usos das células-tronco na medicina; Engenharia tecidual e biomateriais e Ética e assuntos regulatórios. A pré-inscrição deve ser feita na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede da UNIFIPA.  
Biomedicina
Publicado em 28/06/2019 por Mauro Assi

PROJETO DNA ATENDE 98 PESSOAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

           No primeiro semestre deste ano, 31 famílias (98 pessoas) foram atendidas pelo Projeto de Investigação de Paternidade por meio da coleta descentralizada de DNA em Catanduva, promovido pelo Fórum da comarca em parceria com os cursos de Enfermagem e Direito da UNIFIPA. O projeto, que conta com a colaboração e participação de alunos e professores do Centro Universitário Padre Albino e convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC, possibilitou atendimento à população de 14 cidades - Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama, Bebedouro.   As atividades jurídicas dos atendimentos às famílias convocadas, como triagem, entrevistas e registros foram realizadas no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania) do município por estudantes do curso de Direito. Já a coleta de material biológico para investigação parental das 98 pessoas foi feita pelas alunas do curso de Enfermagem, supervisionadas por professora.               Docente da UNIFIPA e supervisora do projeto, a Profª Dra. Maristela Aparecida Magri celebra os resultados obtidos. “De fevereiro a junho sete acadêmicas de Enfermagem participaram do projeto. A coleta do material biológico para o exame de DNA com a finalidade de confirmação de paternidade e espolio tem sido de grande importância para as pessoas de Catanduva e região, pois acontece próximo das residências delas, trazendo conforto e comodidade”, ressalta. E finaliza acrescentando que “o momento da coleta, na maioria das vezes, é constrangedor, pois expõe a intimidade e sentimentos das pessoas envolvidas. Estamos no projeto desde 2015 e temos contribuído para que este momento seja conduzido da melhor maneira possível, com profissionalismo e respeito com os envolvidos”, finaliza Maristela Magri.   Para outras informações e atendimento jurídico basta entrar em contato com a Defensoria Pública/OAB Catanduva pelos telefones (17) 3523-3005 / (17) 3523-4828.            
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

          A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou, no dia 19 de junho, curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado, em Catanduva. A capacitação ocorreu das 14 às 17 horas, no Centro Educacional Técnico – Catanduva (CETEC), coordenada pela Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos e pela Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa.               A capacitação tem a intenção de promover a educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS (Sistema Único de Saúde) e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado nesse encontro a Bioética em Saúde e as estratégias de comunicação.               “Apesar de praticarmos no nosso cotidiano do trabalho em saúde, muitas vezes não estão claros os conceitos de promoção e prevenção em saúde. Saber a diferença entre eles nos permite lançar mão das melhores estratégias para alcançar a população, promovendo mudança de hábitos de vida e transformações. O controle social é um tema também de extrema importância, pois coloca a população como sujeito ativo no processo de produção em saúde e o agente comunitário de saúde  é o profissional com maior capacidade e oportunidade de identificar pessoas que tenham perfil de liderança na comunidade, sensibilizando-as para assumir este papel social na saúde”, explicou a professora Aline.  
Enfermagem
Publicado em 24/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM PROMOVE AÇÃO NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS

  Nos dias 06 e 07 de junho, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Curativos, em parceria com a Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino/UTQ, realizaram, nos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, campanha de prevenção de acidentes com queimaduras em celebração ao Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras. As atividades foram desenvolvidas por alunos integrantes da Liga, sob coordenação dos docentes responsáveis Me. João César Jacon e Enf. preceptora. Elisabete Banhos.   A ação teve como objetivo orientar a população e funcionários dos hospitais sobre medidas preventivas contra queimaduras. As cartilhas educativas distribuídas foram elaboradas por alunos da Liga de Curativos no ano passado como atividade de iniciação científica.   De acordo com Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano. As maiores vítimas são crianças e pessoas de baixa renda.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZA TERCEIRA OFICINA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES DE SAÚDE

  A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA ministrou a terceira oficina de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde de Catanduva. O encontro reuniu agentes da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, do Solo Sagrado, no dia 07 de junho, das 14h00 às 17h00, no CETEC. O tema desta edição foi “Bioética em saúde e a estratégias de comunicação”.   De acordo com a docente responsável pela Liga, Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, a ética não é uma ciência pronta; envolve a liberdade e vivência de cada um em sua construção. “Em saúde, alguns princípios da bioética devem ser levados em conta na prática profissional, como a beneficência, a não-maleficência, justiça, respeito e autonomia. Ao refletirmos em quantos dilemas éticos enfrentamos no cotidiano profissional, fica mais fácil identificar as situações delicadas e lidar com elas”, explica.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM DA UNIFIPA PARTICIPA DE ATENDIMENTOS NOTURNOS À POPULAÇÃO

  O curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Saúde Coletiva (LSC), participou no último dia 05 de junho, das 17h00 às 20h00, dos atendimentos em horário estendido da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, no bairro Solo Sagrado, em Catanduva. As alunas participantes da Liga, supervisionadas pela professora responsável, Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, auxiliaram nos atendimentos de usuários durante as consultas no horário noturno.   O objetivo da ação é apoiar o atendimento às consultas de Enfermagem da população em horário especial. Segundo a professora responsável pela Liga, o horário estendido (até a noite) é uma possibilidade de ampliação do acesso a Atenção Básica às pessoas que trabalham e não podem comparecer durante a manhã e tarde.   A nova Política Nacional de Atenção Básica prevê a ampliação da disponibilidade dos serviços em horários compatíveis aos dos trabalhadores brasileiros. As unidades com três equipes de Saúde da Família podem funcionar de 60 a 75 horas semanais, em horário estendido.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

LIGA DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL ORIENTA GESTANTES

No dia 31 de maio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga Materno-Infantil, promoveu orientação às gestantes do projeto "Visita da gestante à Maternidade" do Hospital Padre Albino, sobre cuidados no banho e humanização de recém-nascidos. A ação foi realizada no Anfiteatro Padre Albino e reuniu mais de 40 grávidas de Catanduva e região, que são assistidas pelo projeto e tiveram informações multiprofissionais sobre parto, amamentação e cuidados com o bebê.   De acordo com a docente e coordenadora da Liga Profa. Luciana Braz, as atividades desenvolvidas com a participação dos alunos colaboram para a humanização e acolhimento de gestantes. “Além da promoção de orientações através de ações sociais em parceria com instituições de Catanduva e região, a Liga visa possibilitar ao aluno a qualificação profissional em sua área de forma prática”, finaliza a Profa. Luciana.    
Enfermagem
Publicado em 03/06/2019 por Mauro Assi

ENFERMAGEM CONQUISTA PRÊMIO EM SIMPÓSIO DE ESTOMATERAPIA

Durante o V Simpósio Internacional de Enfermagem em Estomaterapia do Noroeste Paulista – SIENP realizado de 23 a 25 de maio, em Rio Preto, alunas do curso de Enfermagem da UNIFIPA foram premiadas na categoria pôster pelo trabalho “Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta Digital para o Ensino de Osteologia”, autoria da graduanda Adriani Izabel de Souza Moraes, com colaboração das alunas Tatiane Veteri Coneglian e Letícia Fernandes Cavalcanti e orientação da Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso. Segundo Profa. Maria Cláudia, o trabalho reitera uma visão contemporânea do ensino que sofre constantes transformações com a era digital. “O educador precisa atuar eficazmente, com didáticas inovadoras, e possuir competência não somente no domínio do conteúdo que ministra, como também no conhecimento de propostas alternativas, na busca pelo desenvolvimento de habilidades de correlacionar as ciências morfológicas e a prática do curso”, salienta.      
Enfermagem
Publicado em 31/05/2019 por Mauro Assi

ENFERMAGEM PARTICIPA DE SIMPÓSIO SOBRE ESTOMATERAPIA

Docente e alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA participaram, no período de 23 a 25 de maio, do V Simpósio Internacional de Enfermagem em Estomaterapia do Noroeste Paulista – SIENP. O evento realizado em Rio Preto teve como objetivo a promoção científica e o desenvolvimento da Estomaterapia no interior paulista. Na ocasião a UNIFIPA foi representada pelo presidente da Liga de Curativos, Prof. Me. João César Jacon e alunas.   Segundo o presidente da Liga, as acadêmicas de Enfermagem participaram ativamente do evento com a exposição e apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral. Os estudos apresentados envolveram temas referentes à educação em saúde, conhecimento dos enfermeiros quanto à avaliação e tratamento de feridas e o viver do paciente estomizado: sexualidade, autocuidado e convívio social.   O simpósio também promoveu campanha de arrecadação de óleo usado. A ação resultou no saldo de 190 litros de óleo coletados doados ao Hospital do Câncer de Catanduva.   Estomaterapia é uma área de especialização em enfermagem que engloba o tratamento nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.    
Enfermagem
Publicado em 29/05/2019 por Mauro Assi

LIGAS TREINAM PROFISSIONAIS DA SAÚDE PÚBLICA DE CATANDUVA

Entre os dias 22 e 29 de maio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e COAPS (Contrato Organizativo de Ações Públicas em Saúde), desenvolveram atividades de educação permanente para todos os auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde de Catanduva. Os treinamentos foram realizados por docentes e integrantes das Ligas de Processo de Enfermagem e de Saúde Coletiva nas instalações do Laboratório de Enfermagem.   Nos treinamentos foram abordadas as principais técnicas de enfermagem do cotidiano dos profissionais, como verificação de pressão arterial, curativos, administração de medicamentos intramuscular e intradérmica, administração de insulina, coleta de material biológico para exames e cuidados com desinfecção de materiais e superfícies. Os treinamentos ministrados pelos acadêmicos tiveram sua elaboração a partir de conteúdo teórico, sob coordenação do Prof. Me. Joao César Jacon e Profa. Me. Aline Fiori.    
Enfermagem
Publicado em 29/05/2019 por Mauro Assi

LIGA DE CURATIVOS REALIZA ATIVIDADE COM A TERCEIRA IDADE

No dia 09 de maio, a Liga de Curativos do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou atividade prática de identificação e conduta das principais alterações de pele em idoso. A ação foi desenvolvida em parceria com o curso de Educação Física - Licenciatura junto às alunas do projeto de extensão Terceira Idade.   A atividade teve com objetivo a divulgação dos trabalhos da Liga, com envolvimento de alunas da 2ª, 3ª e 4ª séries do curso, sob coordenação do Prof. Me. João César Jacon e apoio da Profa Me. Luciana Cione Basto, coordenadora do programa Terceira Idade.   Segundo o Prof. João César, a Liga utilizou como estratégias de ensino metodologias ativas, nas quais as idosas puderam construir conceitos sobre o tema abordado.      
Enfermagem
Publicado em 29/05/2019 por Mauro Assi

LIGA DE ENFERMAGEM MINISTRA SEGUNDA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

  A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA ministrou a segunda oficina de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Catanduva. O encontro reuniu agentes da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, do Solo Sagrado, no dia 27 de maio, das 14h00 às 17h00, no CETEC. O tema dessa edição foi “Instrumentos de classificação de risco familiar (Escala de Coelho e Savassi, Genograma e Ecomapa)”.   Toda a ação foi coordenada pela Profa. Aline Fiori dos Santos Feltrin, com participação das alunas da graduação Tatiane Veteri Coneglian, Adriani Izabel de Souza Moraes e Letícia Fernandes Cavalcanti. O objetivo da Liga está na promoção da educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática, qualificação e atuação no SUS em grupo.   Segundo a professora, a educação permanente é a estratégia mais potente para melhoria nos processos de trabalho em saúde. “O ACS tem papel fundamental na equipe de saúde, uma vez que é o elo entre a comunidade e a equipe que atua na atenção básica. É fundamental trabalhar a valorização, reflexão sobre a prática e qualificação com estes profissionais para viabilizar as mudanças e melhorias na equipe como um todo”, finaliza.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 28/05/2019 por Juliano Spósito

ALUNOS DE ENFERMAGEM REALIZAM ATIVIDADE EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

              No dia 02 de maio, os alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizaram orientação sobre a saúde do trabalhador para os funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) do Solo Sagrado. Os alunos orientaram para cada grupo de trabalhador, como da recepção, enfermagem, odontologia e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre a importância da saúde do trabalhador, riscos ocupacionais e notificação de acidente de trabalho.               A atividade foi realizada pela Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa com a participação das alunas Isabela Carolina Selmer Meira, Andréia Yoshikawa Pinto, Renato Lucas de Campos, Katia Rubia da Silva Rocetão e Luana Aparecida Paião.    
Enfermagem
Publicado em 17/05/2019 por Mauro Assi

DOCENTE DA ENFERMAGEM MINISTRA PALESTRA NA FAMERP

          A Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), ministrou palestra no dia 30 de abril sobre gerenciamento de Unidade de Saúde da Família para alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).               De acordo com a professora, o enfermeiro é peça fundamental no gerenciamento da unidade de saúde, pois ele deve planejar as ações de saúde conforme as necessidades do território e população adscrita, além de organizar todo o processo de trabalho da equipe.  
Enfermagem
Publicado em 17/05/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM REALIZAM CAPACITAÇÃO SOBRE HIPERTENSÃO

                  Os alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizaram capacitação sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS) com as equipes de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Gavioli, de Catanduva, no dia 24 de abril. Participaram os alunos do grupo de estágio em atividade na área de educação em saúde.               Durante a atividade foi realizada roda de conversa com todos os membros das equipes onde cada um compartilhou seu conhecimento sobre HAS. Segundo a Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa, que acompanhou as atividades, a educação permanente contribui para a atualização da equipe sobre determinado assunto, além disso, a troca de experiência enriquece e qualifica a prática de cada profissional da equipe.      
Enfermagem
Publicado em 17/05/2019 por Mauro Assi

CURSO DE ENFERMAGEM REALIZA A 19ª SEMANA DE ENFERMAGEM

             De 6 a 10 de maio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou a 19ª Semana da Enfermagem para comemorar o Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12.               A Semana foi aberta com celebração de missa em ação de graças na Capela do Hospital Padre Albino no dia 6 e exposição das pesquisas realizadas pelo curso de 2015 a 2019 na secretaria acadêmica do Câmpus Sede da UNIFIPA. No dia 8 foi realizada a Gincana Integrativa Multidisciplinar, com apresentação cultural e concurso de paródias com o tema Higiene das Mãos pelos graduandos do curso, na sala de ginástica do Complexo Esportivo do Câmpus Sede. No dia 10, no Anfiteatro Padre Albino, houve apresentação das musicistas Maria Cotrim e Juliana Melo seguida da palestra “Assistência terapêutica e farmacêutica: um direito social”, ministrada pela Profa. Dra. Andréia de Haro Moreno, coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA.               Encerrando as atividades, a Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do de Núcleo de Egressos do curso, entregou diploma de Honra ao Mérito à egressa Alessandra Barbosa pela sua dedicação e ativa participação no Projeto Institucional DNA, representando os 576 egressos do curso. Alessandra Barbosa terminou sua graduação em 2018 e atua na coordenação da imunização da cidade de Novo Horizonte.               A semana foi organizada pela Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso, com colaboração das alunas Adriani Izabel de Souza Moraes, Andréia Yoshikawa Pinto, Francielly Aparecida Correa Lembo, Jéssica Pagotto Manzano, Leticia Fernandes Cavalcanti,  Maria Eduarda Garcia Avanso Silva, Maria Laura Macedo Leal, Mariana Seguesse Rizzo, Rafaela Etelvina Ferreira de Oliveira e Tatiane Veteri Coneglian.      
Enfermagem
Publicado em 14/05/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA ADQUIRE MODERNO EQUIPAMENTO EM ANÁLISE DE EXPRESSÃO GÊNICA

  O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA adquiriu importante e moderno equipamento em análise de expressão gênica, destinado ao Laboratório Multidisciplinar I. O investimento da instituição na área de pesquisa beneficiará diretamente os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina. A instalação completa do aparelho foi finalizada no último dia 06 de maio.   Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a aquisição do equipamento é vista como um marco para a instituição. “O AriaMx Real-Time PCR em tempo real tem elevada sensibilidade e especificidade, o que possibilita a análise comparativa de expressão de gene, eliminando o viés da técnica semiquantitativa. Através de dados adquiridos por esta tecnologia será possível a construção de um banco de dados que favorecerá os pesquisadores, o que permitirá mapeamento dos genes mais prevalentes de algumas doenças na população, fomentando pesquisas na busca por tratamento mais específico e com maior chance de cura”, explica.   Ainda de acordo com a Profa. Ana Paula, o equipamento tem sistema totalmente integrado para amplificação, detecção e análise de dados, combinando a um novo termociclador, sistema óptico avançado com fonte de excitação LED e um software de análise de dados abrangente. A reação de amplificação em tempo real, uma variante da reação de PCR convencional, representa grande avanço nos métodos moleculares de auxílio diagnóstico, por facilitar sobremaneira as tarefas de quantificação da expressão gênica em determinado tecido ou amostra biológica.   “Um exemplo muito bem conhecido é o da leucemia mielóide crônica (LMC), que apresenta de maneira constitutivamente elevada a expressão do transcrito BCR-ABL. Esse gene quimérico, produto da fusão dos genes BCR e ABL, pode não apenas ser detectado, firmando o diagnóstico da doença mieloproliferativa, bem como ter seu nível de expressão aferido ao longo de determinada intervenção terapêutica. O método utiliza sistema fluorescente em plataforma capaz de detectar a luz oriunda da reação de amplificação”, conclui Ana Paula.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/05/2019 por Juliano Spósito

HIGIENE DAS MÃOS É TEMA DE AÇÃO DE LIGA DO CURSO DE ENFERMAGEM

  O curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Segurança do Paciente, realizou no dia 30 de abril, das 19h00 às 21h00, no hall de entrada do Câmpus Sede, a campanha “Abril pela segurança: a prática da higiene das mãos”. A ação teve como objetivo a conscientização sobre a importância da higienização das mãos, principalmente no âmbito hospitalar.   Durante a ação foi utilizada a “caixa pedagógica”, compartimento com luz negra que, após os alunos aplicarem sobre as mãos o produto gluogerm e introduzi-las na caixa, identificam as bactérias, fungos e germes presentes. Após essa visualização os alunos lavam as mãos com água e sabão e repetem o procedimento para checar a limpeza e assepsia promovida pela higienização correta.   As atividades de educação em saúde da Liga foram realizadas pelas alunas Adriani Izabel de Souza Moraes, Ana Clara Motta Rafael, Beatriz Arruda Prete, Bruna Pinfildi, Gabriela Aparício Azevedo, Paula Harumi Nakamoto, Rafaela Marques Alexandre da Silva e Tatiane Veteri Coneglian, orientadas pela Profa. Maristela Magri.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 07/05/2019 por Juliano Spósito

LIGA DA ENFERMAGEM UNIFIPA MINISTRA CURSO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

    A Liga de Saúde Coletiva (LSC), projeto de extensão do curso de Enfermagem da UNIFIPA, ministrou curso de Educação Permanente para os agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família Alcione Nassori, do bairro Solo Sagrado, de Catanduva, no dia dia 29 de abril, no CETEC, na Av. Pastor José Dutra de Moraes, 335, em Catanduva.        Participaram da qualificação dos agentes a docente Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa e as discentes Isabela Carolina Selmer Meira, Tatiane Veteri Coneglian, Mikaela Sousa Rego, Adriani Izabel de Souza Moraes, Caroline de Abreu Rodrigues, Victória Larissa dos Santos, Gabriela Cristina Dias e Letícia Fernandes Cavalcanti.       De acordo com a Profa. Ma. Ana Paula, a educação permanente é uma estratégia potente para melhorar os processos de trabalho na saúde. “O ACS tem papel fundamental na equipe de saúde, uma vez que é o elo entre a comunidade e a equipe que atua na Atenção Básica. É fundamental trabalhar a valorização, reflexão sobre a prática e qualificação com estes profissionais para viabilizar as mudanças e melhorias na equipe como um todo”, explicou.  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 02/05/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE

No dia 24 de abril, a Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA participou da pauta fixa de Educação Permanente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Catanduva, na sede do Conselho. O objetivo do encontro foi a promoção da capacitação de conselheiros municipais de saúde com enfoque na importância e o papel do conselheiro no cenário do SUS.   A Liga de Saúde Coletiva foi representada pela Profa. Aline Fiori dos Santos Feltrin e alunas Isabela Carolina Selmer Meira, Tatiane Veteri Coneglian, Mikaela Sousa Rego, Adriani Izabel de Souza Moraes, Andréia Yoshikawa Pinto, Caroline de Abreu Rodrigues, Jaqueline Belon e Ludimila de Peter Eskildesen.   De acordo com o Conselho Municipal de Saúde de Catanduva, a Educação Permanente é a estratégia mais potente para melhorias nos processos de trabalho em saúde. “O Conselho Municipal de Saúde, espaço de participação social, representa a população nas decisões e ações de fiscalização e construção da Política Pública de Saúde e, consequentemente, o SUS, desde a Lei 8.142/1990. Os conselheiros são peças chave no fazer saúde; logo, contribuir com sua capacitação é um ponto de apoio e uma experiência de enriquecimento para todos os envolvidos no processo”, informa o conselho.  
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 30/04/2019 por Juliano Spósito

LIGA DA ENFERMAGEM CAPACITA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE

           No dia 24 de abril, a Liga de Saúde Coletiva (LSC), projeto de extensão do curso de Enfermagem da UNIFIPA, capacitou os membros do Conselho Municipal de Saúde, a convite da Comissão de Educação daquele órgão, abordando a importância e o papel do conselheiro no cenário do SUS.               A Prof. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e as alunas Isabela Carolina Selmer Meira, Tatiane Veteri Coneglian, Mikaela Sousa Rego, Adriani Izabel de Souza Moraes, Andréia Yoshikawa Pinto, Caroline de Abreu Rodrigues, Jaqueline Belon e Ludimila de Peter Eskildesen conduziram o treinamento dos conselheiros municipais.               “A Educação Permanente é a estratégia mais potente para melhorias nos processos de trabalho em saúde. O Conselho Municipal de Saúde, espaço de participação social, representa a população nas decisões e ações de fiscalização e construção da Política Pública de Saúde e, consequentemente, o SUS. Os conselheiros são peças chave no fazer em saúde; logo, contribuir com sua capacitação é um ponto de apoio ao SUS e uma experiência de enriquecimento para todos os envolvidos no processo”, explicou a Profa. Aline.    
Enfermagem
Publicado em 30/04/2019 por Mauro Assi

DOCENTES DA UNIFIPA PARTICIPAM DE PALESTRA NA USP DE RIBEIRÃO PRETO

               No dia 23 de abril, as docentes Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e Prof. Ma. Janaína Ornelas Thomazini participaram da palestra “Políticas sociais na Era do capitalismo improdutivo” na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). As professoras são membros da Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA. O evento discutiu sobre a economia e suas relações com as Políticas Sociais com ênfase na saúde nos dias atuais.               “Na atuação em todas as políticas públicas, sabe-se que a política e a economia interferem de maneira transversal nos processos que configuram o sistema e o atendimento em saúde. Ampliar os conhecimentos nesta área qualifica o profissional para o debate e para o ensino de maneira ampliada, aproximando-se da gestão”, explicou a coordenadora de extensão do curso de Enfermagem, Profa. Ma. Maristela Ap. Magri.    
Enfermagem
Publicado em 29/04/2019 por Mauro Assi

LIGAS DO CURSO DE ENFERMAGEM INICIAM ATIVIDADES

           No dia 25 de abril, as Ligas de Saúde Coletiva e de Saúde Materno-Infantil do curso de Enfermagem da UNIFIPA promoveram aula inaugural no Câmpus Sede. Na abertura foi eleito o corpo diretor e apresentado o cronograma de trabalho para 2019. A atividade foi promovida pelas docentes Prof. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes.               “As novas Ligas acadêmicas do curso de Enfermagem dialogam com o SUS de maneira aprofundada e ainda possibilitam ao aluno a qualificação profissional nas áreas de afinidade, bem como promovem a extensão através de ações desenvolvidas diretamente com a comunidade catanduvense”, explicou a coordenadora de extensão do curso de Enfermagem, Profa. Ma. Maristela Ap. Magri.    
Enfermagem
Publicado em 29/04/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO DO CURSO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

         No dia 17 de abril, a Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROEAD) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) promoveu o primeiro encontro presencial do curso Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas ao Ensino Superior para 26 docentes da instituição. Na abertura, a Profa. Dra. Maria Rita Braga, Pró-Reitora de Educação a Distância, falou sobre a importância da aplicação de tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional.               Após a apresentação do vídeo institucional da PROEAD, a Profa. Ma. Márcia Helena Magati Antonioli fez uma dinâmica de integração com os docentes. Na sequência, o Prof. Me. José Claudinei Cordeiro falou sobre os primeiros passos para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sobre o Moodle, ferramenta do tipo Learning Management Systems (LMS), Sistemas de Gestão de Aprendizagem baseado em ambientes virtuais.               Os docentes participantes realizarão atividades práticas de utilização do AVA Moodle-UNIFIPA no decorrer de todo o curso. O próximo encontro presencial está previsto para o dia 25 de maio.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/04/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA ADQUIRE MODERNO MICROSCÓPIO PARA PESQUISA

  O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA adquiriu moderno microscópio biológico invertido destinado ao Laboratório de Cultura de Células. O investimento beneficiará os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina no desenvolvimento de estudos, trabalhos e pesquisas científicas, além da ampliação e modernização da infraestrutura acadêmica.   De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Ana Paula Girol, o novo aparelho será fundamental no atendimento à pesquisa institucional. “Através do microscópio, será possível realizar diversas pesquisas com culturas de células, além da observação da viabilidade e proliferação celular. Os trabalhos com culturas de células auxiliam em testes de novos medicamentos para diferentes condições clínicas, como processos inflamatórios e tumorais”, explica.   O microscópio modelo ‘INV 100 – PH’ foi criado para análises de biologia e microbiologia em sistema de óptica plana cromática com correção ao infinito. Sua estrutura totalmente estável, objetivas com contraste de fase, tubo trinocular e platina de grande tamanho é ideal para utilização em análises de células vivas e tecidos. 
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/04/2019 por Juliano Spósito

LIGA DE SAÚDE COLETIVA DE ENFERMAGEM REALIZA PALESTRA NA ESCOLA ADVENTISTA

             No dia 17 de abril, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou palestra sobre Água e Saúde para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Adventista de Catanduva. Segundo a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin, o objetivo foi sensibilizar as crianças sobre a importância da água para a saúde e para o meio ambiente. “A água é um bem precioso e imprescindível para a saúde e para o ambiente. Estabelecer a relação da água com a Educação em Saúde é uma estratégia potente para o desenvolvimento da cidadania e da consciência coletiva”, explicou a docente.              Além da docente, as alunas Tatiane Veteri Coneglian, Gabriela Cristina Dias e Letícia Fernandes Cavalcanti participaram da atividade.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 22/04/2019 por Juliano Spósito

UNIFIPA INICIA SEU PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

                                           Centro Universitário é aceito como membro da FAUBAI em conferência no Pará   O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) foi aceito como membro da Brazilian Association for International Education (FAUBAI) durante a conferência Global Community Engagement, em Belém-PA, que termina neste dia 17 abril. A FAUBAI é uma associação que promove o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.               Segundo a coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, Profa. Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti, a UNIFIPA agora faz parte desse seleto grupo de 250 associados da FAUBAI. “Essa conquista faz a internacionalização da UNIFIPA acontecer e assim podemos divulgar nossas potencialidades em ensino, pesquisa e extensão. É um grande passo para nosso Centro Universitário, colocando-o entre as instituições de ensino superior capazes de receber e enviar alunos de graduação e pós-graduação, promovendo intercâmbio cultural, social e tecnológico. Duas universidades já mostram interesse em fazer parceria conosco, Coimbra e Setúbal, de Portugal”, comemorou a docente.               A Profa. Giovana informou, ainda, que na conferência oito universidades postularam para serem membros da FAUBAI, sendo aceitas somente a UNIFIPA e a Universidade Federal de Alfenas.   Sobre a FAUBAI               A FAUBAI, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área. Sua finalidade é  promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/04/2019 por Mauro Assi

bcurso enfermagem


Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA